Saúde

Caramujo africano: Macaíba reforça alerta e orienta população sobre prevenção

A Prefeitura de Macaíba intensificou o alerta sobre o aumento dos focos de caramujo africano no município e orientou a população sobre medidas de prevenção e combate à espécie invasora. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda evitar o contato direto com o animal e com o muco que ele deixa no ambiente, além de realizar a remoção segura dos caramujos e dos ovos encontrados. A preocupação envolve riscos à saúde humana e animal, além da rápida proliferação do molusco em locais úmidos e com acúmulo de materiais.

Conhecido cientificamente como Achatina fulica, o caramujo africano foi introduzido ilegalmente no Brasil no fim da década de 1980 e hoje está presente em quase todos os estados do país. Quando infectado por vermes, pode transmitir doenças como meningite eosinofílica e enterite eosinofílica por meio da ingestão acidental de larvas presentes em frutas, verduras e hortaliças contaminadas pelo muco do animal. A orientação é higienizar corretamente os alimentos antes do consumo. A prefeitura também destaca que os quintais limpos, sem entulhos, vegetação alta ou materiais acumulados, reduzem as condições favoráveis para a reprodução da espécie, que pode colocar cerca de 200 ovos por postura.

Para eliminar os focos com segurança, a recomendação é utilizar luvas ou sacos plásticos resistentes, recolher os caramujos e os ovos e colocá-los em recipiente com água e cloro por 24 horas antes do descarte adequado. Os moradores devem evitar tocar nos animais com as mãos desprotegidas e não deixar ovos espalhados no terreno. A quebra das conchas também é necessária para impedir o acúmulo de água, que pode transformar esses resíduos em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. As medidas buscam proteger a saúde da população e reduzir a infestação no município.

#Macaíba #CaramujoAfricano #SaúdePública #Prevenção #MeioAmbiente

Saúde

Prefeitura autoriza construção de UBS modelo em Bela Macaíba

A Prefeitura deu mais um passo no fortalecimento da rede municipal ao autorizar a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, localizada na comunidade de Bela Macaíba. A solenidade de assinatura da ordem de serviço ocorreu na tarde desta segunda-feira (22), quando o prefeito Emídio Júnior oficializou o início da obra.

A nova UBS será uma unidade de porte II, considerada uma das maiores do município, ao lado da recém-inaugurada unidade do Loteamento Esperança. A estrutura contará com duas equipes de Saúde da Família, com capacidade para atender, ao todo, até 8 mil pessoas cadastradas na área de abrangência. Além de ampliar o acesso aos serviços de saúde, a construção da UBS Bela Vista representa a maior obra já realizada pela Prefeitura naquela região.

O novo equipamento público terá uma estrutura moderna e completa, incluindo dois consultórios odontológicos, dois consultórios médicos e um consultório multiprofissional. A unidade também contará com duas salas de enfermagem, além de espaços destinados à vacinação, inalação, coleta de exames, realização de curativos, esterilização de materiais e farmácia.

“Essa será a maior e mais bonita unidade de saúde da nossa cidade, moderna, climatizada para atender com dignidade à população de Bela Macaíba. Isso é resultado de trabalho, planejamento e muita determinação”, afirmou o prefeito Emídio Júnior, que esteve acompanhado pela senadora Zenaide Maia, pelos vereadores Érika Emídio, Venício Filho e Edi do Posto.

A nova obra integra os investimentos da gestão municipal na ampliação e qualificação da Atenção Básica. Nesta semana, a Prefeitura também inaugurará a Unidade Básica de Saúde no bairro Morada da Fé e, até julho, outra no bairro Auta de Souza, fortalecendo a cobertura dos serviços de saúde e garantindo mais assistência à população.

Imagem: Edeilson Morais

Direito das Mulheres

Dia Internacional das Viúvas: a realidade de milhões de mulheres que ainda permanecem invisíveis

Todos os anos, em 23 de junho, uma data promovida pela Organização das Nações Unidas chama atenção para uma realidade pouco debatida, mas que afeta milhões de famílias em todo o planeta. O Dia Internacional das Viúvas foi criado para dar visibilidade a mulheres que, além de enfrentarem a dor da perda de um companheiro, muitas vezes convivem com exclusão social, insegurança financeira e violação de direitos. Segundo dados da ONU, existem mais de 258 milhões de viúvas no mundo, muitas delas vivendo em condições de vulnerabilidade, sem acesso adequado a herança, proteção social, emprego digno ou assistência jurídica.

O contraste é impressionante. Enquanto em muitos países a legislação garante igualdade de direitos, na prática inúmeras viúvas ainda enfrentam discriminação, perda de patrimônio e dificuldades para sustentar seus filhos. Em regiões marcadas por conflitos armados, crises humanitárias e deslocamentos forçados, a situação se torna ainda mais delicada. A ONU alerta que mulheres viúvas frequentemente ficam expostas à pobreza extrema, à violência e à exclusão econômica, realidade que afeta diretamente o desenvolvimento social e amplia ciclos de desigualdade que atravessam gerações.

Mais do que uma data simbólica, o 23 de junho reforça a necessidade de transformar reconhecimento em políticas públicas efetivas. Garantir acesso à educação, trabalho, previdência, justiça e proteção social significa devolver autonomia e dignidade a milhões de mulheres que seguem invisibilizadas em estatísticas e debates públicos. O fortalecimento desses direitos não beneficia apenas as viúvas, mas contribui para comunidades mais justas, seguras e socialmente equilibradas. Nesta mesma data, também são celebrados o Dia Mundial do Desporto e o Dia do Atleta Olímpico.

#DiaInternacionalDasViúvas #DireitosDasMulheres #InclusãoSocial #JustiçaSocial #ONU

Foto: ONU Mulheres/Catianne Tijerina

São João de Macaíba

São João do Povo faz a festa em comunidades tradicionais de Macaiba

O São João do Povo segue fortalecendo a cultura popular e levando entretenimento às comunidades rurais tradicionais de Macaíba. Neste terceiro fim de semana da programação, moradores e visitantes prestigiaram uma série de atrações musicais e culturais em Capoeiras , Tapará e Canabrava, reafirmando o sucesso da quinta edição do evento.

No sábado (20), a festa aconteceu na comunidade quilombola de Capoeiras, que recebeu os shows da dupla Rodrigo e Marcelo e da banda Forró da Live. Na mesma noite, a comunidade indígena de Tapará promoveu o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas, além dos shows de Bichões do Forró e Us Vakeiros do Forró, reunindo famílias e valorizando as tradições culturais locais.

O festival também foi um dos grandes destaques da programação no Tapará, reunindo quase 10 grupos de Macaíba e municípios vizinhos, celebrando a riqueza da cultura nordestina. Na modalidade Estilizada, a grande campeã foi a Império Nordestino, de Santo Antônio, seguida pela Filhos da Paixão, de Lagoa Salgada, e pela Paixão Nordestina, de Bela Vista. Já na modalidade Tradicional, o primeiro lugar ficou com a quadrilha Jeito Matuto, de Macaíba, enquanto a Junina Juventude, de Cajazeiras, conquistou a segunda colocação e a Sonho Junino, de São Gonçalo do Amarante, ficou em terceiro lugar.

Já no domingo (21), a programação chegou ao distrito de Canabrava, com apresentações dos artistas Zé Raí e Zé Filho, garantindo muito forró e animação para o público presente, e apresentação da quadrilha Jeito Matuto.

A programação da zona rural será encerrada no próximo fim de semana. Na sexta-feira (26), a comunidade de As Marias recebe os shows de Erlon Bezerra e Renan Moral. O grande encerramento acontece no sábado (27), no distrito de Traíras, com apresentações de Yuri Filho, Lukas Bass e Thullio Milionário, prometendo fechar o circuito rural do São João do Povo com muita música e celebração.

Educação

Analfabetismo no Brasil atinge menor índice em dez anos

A taxa de analfabetismo no Brasil caiu para 4,9% em 2025, o menor índice desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, em 2016. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Apesar do avanço, o país ainda registra 8,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever um bilhete simples. O número representa uma redução de 592 mil analfabetos em comparação com 2024.

A queda faz com que o Brasil registre, pela primeira vez, uma taxa de analfabetismo abaixo de 5%. Ainda assim, o resultado fica distante da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa a erradicação do analfabetismo até 2024.

Desigualdades ainda marcam a educação brasileira

Os dados mostram que o analfabetismo continua concentrado entre os mais velhos e em regiões historicamente mais vulneráveis. Mais da metade dos analfabetos do país vive no Nordeste, onde a taxa chega a 10,6%, mais que o dobro da média nacional.

Entre os brasileiros com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo é de 13,8%, o equivalente a 4,9 milhões de pessoas. Esse grupo representa 58% de todos os analfabetos do país.

Para a especialista em políticas educacionais e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial, Claudia Costin, o resultado reflete avanços importantes, mas também evidencia desigualdades históricas.

“O Brasil é profundamente desigual socialmente, e isso acaba se convertendo em desigualdades educacionais também”, afirmou em entrevista ao News Manhã.

Segundo ela, o país demorou décadas para garantir o acesso universal à educação básica e isso se reflete no percentual de idosos analfabetos. “O Brasil demorou muito tempo para universalizar o acesso de todos ao ensino fundamental. No final dos anos 60, nós tínhamos nas escolas primárias apenas 40% das crianças brasileiras”, destacou.

Costin avalia que a melhora dos indicadores está ligada à ampliação do acesso à educação nas últimas décadas.

“Só na primeira década do século XXI que nós colocamos todos na escola no Fundamental I. Nos anos finais foi só na segunda década. Mas, desde então, temos melhorado os índices de acesso à educação e taxas de conclusão”, disse.

A avaliação vai ao encontro da análise do IBGE, que aponta que as novas gerações tiveram mais oportunidades de escolarização e alfabetização ainda na infância.

Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.

Pretos e pardos ainda enfrentam maiores desafios

A pesquisa também revela desigualdades raciais persistentes. Entre pessoas com 15 anos ou mais, a taxa de analfabetismo é de 6,5% entre pretos e pardos, contra 2,8% entre brancos.

A diferença se amplia entre os idosos. Na população com 60 anos ou mais, 20,6% dos pretos e pardos são analfabetos, percentual quase três vezes superior ao observado entre brancos da mesma faixa etária (7,3%).

Por outro lado, o levantamento trouxe um marco inédito: pela primeira vez, mais da metade dos pretos e pardos com 25 anos ou mais (51,3%) concluiu o ensino médio.

Trabalho é principal motivo de abandono escolar

Além do analfabetismo, a PNAD Contínua apontou desafios relacionados à permanência dos jovens na escola.

Entre brasileiros de 14 a 29 anos que não concluíram o ensino médio, o principal motivo para abandonar os estudos continua sendo a necessidade de trabalhar, citada por 43% dos entrevistados.

A pesquisa também mostrou que 25,6% dos jovens afirmaram não ter interesse em estudar, enquanto a gravidez aparece como uma das principais causas de evasão escolar entre mulheres, mencionada por 24,7% das entrevistadas.

SBT News

Saúde

Policlínica Municipal de Macaíba completa 4 anos com mais de 108 mil atendimentos

A Policlínica Municipal de Macaíba completou 4 anos de funcionamento no dia 15 de junho celebrando a marca de mais de 108 mil atendimentos realizados. A unidade é considerada um dos principais equipamentos de saúde do município e tem se destacado pela oferta de serviços especializados à população.

Encontrada com obras paralisadas e estrutura inacabada no início de 2021, a Policlínica teve sua construção retomada pela gestão do prefeito Emídio Júnior. A conclusão da obra contou com investimento superior a R$ 2 milhões por parte da Prefeitura de Macaíba.

Atualmente, a unidade oferece mais de 20 especialidades médicas, entre elas cardiologia, neurologia, ginecologia, mastologia, oftalmologia, fonoaudiologia e endoscopia. O espaço também dispõe de sala de gesso e curativos especiais, laboratório, além de atendimentos nas áreas de psicologia e nutrição.

A Policlínica realiza ainda exames e diagnósticos em diversas especialidades, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. Outro diferencial é a realização periódica de cirurgias eletivas, conforme a demanda da rede municipal, um serviço que não era ofertado no município antes da inauguração da unidade.

Nesses anos de atividades, a Policlínica Municipal se consolidou como referência em atendimento especializado, beneficiando não apenas moradores de Macaíba, mas também pacientes da Região Metropolitana de Natal e de outras cidades do Rio Grande do Norte.

Meio Ambiente

Abelhas em risco: extinção ameaça colapso ambiental, produção de alimentos e a vida na Terra

A população global de abelhas enfrenta um declínio alarmante devido a fatores como síndrome do colapso das colônias, uso intensivo de agrotóxicos, perda de habitat, mudanças climáticas e pragas. Essas ameaças comprometem cerca de 20 mil espécies responsáveis pela polinização de 71 dos 100 principais vegetais cultivados, segundo a FAO, agência da ONU para alimentação e agricultura. A crise afeta diretamente a polinização de 75% a 80% das culturas alimentares, colocando em risco a produção de frutas, vegetais e castanhas, e ameaçando a biodiversidade dos ecossistemas.

O estreito elo entre abelhas e plantas revela uma relação vital para a sustentação da vida. A professora Márcia d’Avila, da UFSM, explica que a polinização feita por esses insetos é muito mais eficiente do que a manual, influenciando a qualidade e quantidade da produção agrícola. A redução da cobertura vegetal provoca a diminuição das abelhas, iniciando um efeito cascata. A extinção de uma espécie vegetal pode causar o desaparecimento das abelhas dependentes daquela planta, e vice-versa, o que compromete outros níveis da cadeia alimentar, desde herbívoros até carnívoros, com impactos na regulação do ciclo da água, clima e equilíbrio ambiental.

Sem abelhas, o colapso das cadeias alimentares e ecossistemas seria inevitável em poucos anos, alerta a professora. O Brasil, com cerca de três mil espécies, vem registrando mortes massivas de abelhas, especialmente devido ao uso de pesticidas durante a floração e o desmatamento. A preservação desses insetos não é apenas uma questão ambiental, mas um pilar para a segurança alimentar global e a manutenção do equilíbrio natural do planeta.

#Abelhas #Polinização #CriseAmbiental #SegurançaAlimentar #Sustentabilidade

Saúde

Prefeitura assina ordem de serviço para construção de UBS em Bela Macaíba

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá construir mais uma Unidade Básica de Saúde em nossa cidade: a UBS Bela Vista, em Bela Macaíba. A solenidade de assinatura da ordem de serviço acontecerá na próxima segunda-feira, dia 22 de junho. O novo prédio será uma unidade de porte II e contará com duas equipes de Saúde da Família, que terão capacidade de atender, no total, até 8 mil pessoas cadastradas no território.

“A assinatura dessa ordem de serviço para a construção de mais uma unidade básica de saúde em nosso município só demonstra o quanto existe responsabilidade e compromisso da gestão do prefeito Emídio Júnior, em qualificar a estrutura dos nossos serviços de saúde para garantir mais acesso à nossa população e qualidade de serviços e ambiência para nossos profissionais”, declarou a secretária Municipal de Saúde, Sâmara Figueiredo.

Serviço:

Solenidade de Assinatura da Ordem de Serviço para a Construção da UBS de Bela Macaíba

Local: Avenida Alameda das Tordesilhas – Bairro Bela Macaíba

Data: Segunda-feira, 22 de junho

Horário: 15h30

Igreja Católica

Dia de São Luís Gonzaga: Padroeiro da juventude e dos pacientes de AIDS

Em uma época em que poder, riqueza e influência definiam o destino de uma pessoa, um jovem italiano decidiu seguir o caminho oposto. Celebrado em 21 de junho, São Luís Gonzaga renunciou aos títulos de nobreza e à herança da própria família para dedicar a vida à fé, à solidariedade e ao cuidado com os mais vulneráveis. Nascido em 1568, em uma das famílias mais influentes da Itália, ele escolheu ingressar na Companhia de Jesus ainda na adolescência, contrariando expectativas sociais e enfrentando resistência dentro da própria casa. Sua trajetória transformou-se em símbolo de propósito, coragem e compromisso com valores que ultrapassam séculos.

O aspecto mais impressionante de sua história surgiu durante uma grave epidemia que atingiu Roma. Enquanto muitos fugiam do risco de contaminação, Luís Gonzaga dedicou seus dias ao atendimento dos enfermos nos hospitais e nas ruas da cidade. Foi justamente nesse trabalho humanitário que contraiu a doença que causaria sua morte, em 21 de junho de 1591, aos apenas 23 anos. Canonizado pelo Papa Bento XIII em 1726, tornou-se padroeiro da juventude e dos estudantes, além de ser reconhecido por São João Paulo II, em 1991, como padroeiro dos pacientes com AIDS. Sua vida permanece como referência de empatia, serviço ao próximo e responsabilidade social.

Em um mundo marcado por disputas, individualismo e busca constante por reconhecimento, a memória de São Luís Gonzaga resgata uma reflexão poderosa sobre o verdadeiro significado de legado. Sua história atravessou gerações não por conquistas materiais, mas pela disposição de colocar a vida a serviço dos outros. Mais de quatro séculos depois, seu exemplo continua inspirando jovens, educadores, famílias e comunidades que enxergam na solidariedade uma força capaz de transformar realidades e construir uma sociedade mais humana.

#SãoLuísGonzaga #Juventude #Fé #HistóriaDaIgreja #ValoresHumanos

Democracia

Extremismo e desinformação tentam calar Padre Zezinho

Padre Zezinho é um dos maiores nomes da história recente do catolicismo brasileiro. Autor de mais de 1,8 mil músicas, catequista, comunicador e sacerdote que dedicou décadas à evangelização, ele ajudou a formar gerações de fiéis dentro e fora das igrejas. Por isso, é lamentável assistir à onda de ataques que vem sofrendo nas redes sociais apenas por expressar suas opiniões, defender o Papa, sustentar a Doutrina Social da Igreja e alertar para os perigos do extremismo. Discordar de alguém é legítimo. Transformar divergências em campanhas de difamação, insultos e perseguições é uma demonstração de intolerância que não encontra respaldo nem no Evangelho nem na tradição católica.

O episódio mais recente revela o grau de radicalização que contaminou parte do debate religioso nas plataformas digitais. Após compartilhar um texto que criticava a atuação de extremistas católicos nas redes sociais, Padre Zezinho passou a ser alvo de uma enxurrada de agressões, sendo acusado injustamente de comunismo, chamado de “câncer da Igreja” e vítima de mentiras espalhadas para destruir sua reputação. O mais preocupante é que muitos desses ataques partem justamente de grupos que se apresentam como defensores da fé, mas que substituem a caridade cristã pela hostilidade, o diálogo pela agressão e a verdade pela desinformação. Nenhuma causa religiosa se fortalece por meio da calúnia, da perseguição ou do ódio.

A trajetória de Padre Zezinho demonstra exatamente o contrário do que seus detratores tentam insinuar. Ao longo de décadas, ele permaneceu fiel à Igreja Católica, à sua doutrina, ao magistério e à missão de anunciar o Evangelho, sempre com atenção especial aos mais humildes e aos valores da justiça social tão presentes na tradição cristã.

Quem não consegue respeitar uma figura com essa história, esse serviço prestado e essa dedicação à fé revela mais sobre si mesmo do que sobre o sacerdote que pretende atacar. O respeito é um princípio básico da convivência humana e cristã. Quem escolhe a intolerância, o fanatismo e o rechaçamento como método de atuação perde a autoridade moral para exigir respeito dos outros.

#PadreZezinho
#RespeitoAoDialogo
#ContraAIntolerancia
#IgrejaCatolica
#FeESolidariedade

Saúde

Prefeitura adota protocolo para distribuição de risperidona a pacientes com TEA em Macaíba

A Prefeitura de Macaíba adotou o Protocolo de Prescrição e Dispensação da Risperidona 1 mg/ml solução oral (frasco de 30 ml) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. O anúncio foi feito pelo prefeito Emídio Jr. na quinta-feira (18/06). A medida tem como objetivo normatizar a prescrição e a distribuição do medicamento para pacientes que atendam aos critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Risperidona é um medicamento antipsicótico que atua como antagonista dos receptores de dopamina e serotonina. Integrante do grupo dos antipsicóticos atípicos ou de segunda geração,apresenta menor risco de efeitos extrapiramidais quando comparada aos medicamentos de primeira geração. Com registro ativo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o fármaco possui indicação para o tratamento da irritabilidade associada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças e adolescentes.

De acordo com o protocolo, terão acesso ao medicamento crianças menores de 15 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Também poderão ser contemplados pacientes com idade igual ou superior a 15 anos que apresentem dificuldade de deglutição comprovada por meio de laudo médico.

Para receber a medicação, os pacientes ou responsáveis deverão apresentar prescrição médica original em duas vias, CPF, RG, Cartão SUS, comprovante de endereço com CEP do município e laudo médico. A dispensação será realizada mensalmente na Farmácia Central de Distribuição de Medicamentos, mediante apresentação da documentação exigida. O limite de fornecimento será de até cinco frascos por paciente a cada mês.

“Estamos assumindo esse compromisso porque entendemos que investir no cuidado das nossas crianças e adolescentes é investir no futuro de Macaíba. Como pai atípico, conheço de perto as lutas, as preocupações e também as esperanças das famílias. Seguimos avançando com ações concretas, ampliando o acesso aos serviços, aos tratamentos e aos medicamentos que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Essa decisão demonstra a sensibilidade, responsabilidade e compromisso da nossa gestão com a inclusão. Seguiremos trabalhando para construir uma cidade cada vez mais acolhedora, humana e preparada para cuidar de quem mais precisa.”, declarou o prefeito Emídio Jr.

Foto: Divulgação-SMS

Comunicação

IFRN inaugura rádio FM e amplia comunicação pública para mais de 1,4 milhão no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte ganhou uma nova voz pública com a inauguração da Rádio IFRN 95,3 FM, em 12 de junho de 2026, durante cerimônia no Centro de Tecnologia e Cultura Luzia Vieira de França, em Natal. Vinculada ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a emissora chega para fortalecer a comunicação pública na região, abrangendo 28 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. Com programação focada em educação, ciência, cultura e cidadania, a rádio nasce de uma parceria entre IFRN, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Ministério da Educação (MEC), promovendo conteúdo de interesse público e regional.

A criação da Rádio IFRN faz parte do projeto nacional de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que prevê a instalação de 49 emissoras educativas em todo o país, resultado de acordo firmado em 2023 entre a EBC e institutos federais. Segundo o reitor do IFRN, José Arnóbio, a emissora será um canal direto para estreitar o diálogo entre a instituição e a sociedade, veiculando produções locais, nacionais e valorizando a cultura potiguar. A gerente da RNCP/EBC, Luciana Couto, destaca que a rádio amplia a divulgação do conhecimento produzido pelo IFRN e fortalece a comunicação pública no estado, promovendo intercâmbio de conteúdos regionais e nacionais.

Com investimento de R$ 1,275 milhão do MEC e apoio técnico da EBC, a Rádio IFRN também atua como espaço de formação para estudantes, como Erick Santana, do curso técnico em Multimídia do Campus Natal-Centro Histórico, que integra a equipe da emissora. A entrada da rádio no ar representa uma nova fase para a comunicação institucional do IFRN, ampliando sua presença no rádio com conteúdos educativos, culturais, científicos e de interesse público, impactando diretamente o acesso da população à informação qualificada e fortalecendo o vínculo entre educação e cidadania no Rio Grande do Norte.

#RádioIFRN #ComunicaçãoPública #Educação #Cultura #RioGrandeDoNorte

Rolar para cima