Macaíba

Macaíba

Prefeito Emídio Júnior alcança 75,2% de aprovação em nova pesquisa

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, tem a sua gestão aprovada por 75,2% dos entrevistados. É o que atesta pesquisa realizada pelo instituto AgoraSei, que ouviu 600 eleitores nas zonas urbana e rural, entre os dias 4 e 7 de junho. Em seu segundo mandato, Emídio Júnior é considerado a maior liderança política da cidade e uma liderança em ascensão no Estado, com uma gestão de destaque e referência. Apenas 17,7% das pessoas ouvidas desaprovam e 7,2% não souberam responder.

Ao serem perguntados “Qual a imagem que você tem do prefeito Emídio Júnior?”, o instituto AgoraSei apurou o seguinte cenário: 77% dos entrevistados classificam a como positiva, apenas 12,2% como negativa e apenas 10,8% classificaram não souberam avaliar.

A gestão Emídio Júnior tem se destacado com entregas, com destaque para a construção de unidades de saúde e descentralização do atendimento básico, ampliação dos serviços especializados e clínica ABA Reabilitação para crianças e adolescentes autistas, o maior programa de pavimentação de Macaíba superando os 300 mil metros quadrados, construção e reformas de praças esportivas, transformação na educação com construção de escolas, merenda de qualidade e o mais completo kit escolar e de fardamento, iluminação de led em 100% do território, Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), criação da Guarda Municipal com nomeação da primeira turma, licenciamento municipal ambiental e tantas outras ações.

Acompanhar a opinião da população quanto ao trabalho realizado pelos gestores públicos, por meio de métodos científicos como a pesquisa divulgada, é fundamental para identificar pontos fortes e também orientar ajustes estratégicos e mais alinhados às necessidades da comunidade.

Para Macaíba, os números positivos refletem não apenas o reconhecimento das obras e serviços entregues, mas também a credibilidade e a confiança conquistadas, essenciais para a continuidade e o sucesso dos projetos que impactam diretamente a vida dos moradores.

Macaíba

Atenção para o cronograma semanal de limpeza pública!

A partir desta segunda, 15 de junho, a Prefeitura de Macaíba dará continuidade ao cronograma semanal de limpeza urbana, com ações programadas até o dia 20 de junho em diferentes bairros e comunidades do município. Os serviços incluem coleta de podas, retirada de entulhos e roço, contribuindo para a conservação dos espaços públicos, a prevenção de problemas ambientais e a melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com a programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, a coleta de podas e entulhos será realizada nas localidades de Morada da Fé, Maria Pinheiro, Canabrava, Auta de Souza, Monte Líbano, Tavares de Lyra, Olímpio Maciel, José Coelho e Alfredo Mesquita. As equipes atuarão seguindo a ordem estabelecida no cronograma para garantir maior eficiência na execução dos serviços.

Já os trabalhos de roço contemplarão as comunidades de Ferreiro Torto, Capoeiras, Parque Village, Raiz e Canabrava, promovendo a limpeza de áreas públicas, melhorando a visibilidade em vias e contribuindo para a prevenção da proliferação de insetos e animais peçonhentos.

A Prefeitura orienta os moradores a disponibilizarem podas e entulhos para recolhimento somente quando a sua localidade estiver incluída na programação da semana. A colaboração da população é fundamental para evitar o descarte irregular de resíduos, manter as ruas organizadas e assegurar o bom andamento das equipes de limpeza.

Além de contribuir para a estética urbana, atitudes simples como o descarte correto de resíduos, a preservação de áreas verdes e o respeito ao calendário de coleta ajudam a reduzir impactos ambientais, evitam obstruções em galerias de drenagem e fortalecem a construção de uma cidade mais sustentável para as futuras gerações.

A gestão municipal reforça que a limpeza urbana é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a comunidade. Com a participação de todos, é possível manter os espaços coletivos mais limpos, seguros e agradáveis para moradores e visitantes.

#Macaíba #LimpezaUrbana #MacaíbaRN #CidadeLimpa #MeioAmbiente #Sustentabilidade

Macaíba

Inscrições para a 56ª edição da Corrida Augusto Severo começam amanhã, dia 10 de junho

As inscrições para a 56ª edição da Corrida Augusto Severo começam, no formato online, nesta quarta-feira (10), para corredores residentes em Macaíba e de fora da cidade. O calendário oficial foi anunciado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), na noite desta segunda-feira (8), durante lançamento da prova, um dos eventos esportivos mais tradicionais do Rio Grande do Norte e que, anualmente, reúne milhares de atletas de diversas cidades do Estado.

A novidade deste ano é que os atletas residentes em Macaíba poderão fazer as inscrições em dois formatos: online e presencialmente. As inscrições online começam já nesta quarta-feira, 10 de junho, para o público externo mediante o pagamento de taxa de R$ 80,00 e para corredores residentes em Macaíba, ao valor de R$ 20,00 no primeiro lote e de R$ 40,00 no segundo lote. Nestes casos, o atleta fica isento da doação de 2 quilos de alimento não perecível no ato de recebimento do kit corredor.

As inscrições para a prova Kids acontecem no dia 17 de junho. E as inscrições presenciais ocorrem na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na Praça da Juventude, para os atletas macaibenses, nos dias 18, das 15h às 21h, e 19, das 9h às 15h. Para os casos de inscrições presenciais, os kits serão entregues mediante a doação de 2 quilos de alimento não perecível.

Os kits corredor serão entregues na sede da Secretaria de Esportes nos dias 30 e 31 de julho das 10h às 22h e das 10h às 15h, no dia 01 de agosto, data da prova, sendo às 18h a Corrida kids e às 19h30 Corrida adulto.

O lançamento aconteceu na Praça da Juventude e contou com a presença do prefeito Emídio Júnior, além de coordenadores de grupos de corrida da cidade e de municípios da região, reforçando a importância da prova para o fortalecimento do esporte, da integração social e da promoção da saúde.

Durante o lançamento, foram apresentados os detalhes da edição deste ano, que contará com percursos de 5 km e 10 km pelas principais ruas do Centro da cidade. A largada e a chegada acontecerão nas imediações da Praça Paulo Holanda Paz, tradicional ponto de encontro dos participantes e do público que acompanha a competição.

A expectativa da organização é de mais uma grande participação de corredores e do público, celebrando o esporte e a tradição que marcam a história de Macaíba. A Corrida Augusto Severo é realizada em parceria com a Federação Norte-rio-grandense de Atletismo (FNA).

Imagem: Edeilson Morais

Macaíba

Prefeito Emídio Júnior autoriza implantação de 700 novas luminárias de LED para ampliar cobertura da iluminação pública

Na manhã desta quarta-feira (03), o prefeito Emídio Júnior assinou a ordem de serviço que autoriza o início da implantação de 700 novas luminárias com tecnologia LED em diversas localidades da cidade. O investimento total é de R$ 1.015.525,00 e tem como objetivo ampliar a cobertura da iluminação pública, aumentar a eficiência energética, reforçar a segurança viária e dos espaços públicos, além de proporcionar mais qualidade de vida à população. Os serviços contemplarão principalmente comunidades da zona rural, mas também serão realizados em áreas urbanas, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento equilibrado de todas as regiões de Macaíba.

Desde o primeiro mandato do prefeito Emídio Júnior, a Prefeitura vem realizando investimentos contínuos na modernização do parque de iluminação pública, promovendo a substituição de lâmpadas convencionais por luminárias de LED e ampliando a instalação desse tipo de tecnologia nos corredores públicos do município. A meta da administração municipal é alcançar 100% de cobertura do parque de iluminação pública com tecnologia LED, garantindo maior durabilidade dos equipamentos, redução do consumo de energia e mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença dos vereadores Érika Emídio, Edi do Posto, Otacílio Andrade, Venício Filho, Aroldo da Saúde, Sérgio Lima, Ana Catarina e Clarissa Matias, além de representantes da gestão municipal. Com mais este investimento, a Prefeitura de Macaíba reafirma seu compromisso com a modernização da cidade e a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Macaíba

Érika Emídio promove festa em homenagem às mães de Traíras nesta quinta-feira, dia 4

Junho começou, mas a celebração às mães continua em Macaíba. Nesta quinta-feira (4), feriado de Corpus Christi, a quadra de esportes do distrito de Traíras será palco de uma grande festa em homenagem às mães da comunidade e de localidades vizinhas. O evento terá início às 16h30 e promete reunir famílias em uma tarde de confraternização, reconhecimento e alegria.

A iniciativa é promovida pela vereadora Érika Emídio, presidente da Câmara Municipal de Macaíba, e marca o encerramento da programação especial dedicada às mães, realizada desde o início de maio em diferentes regiões urbanas e rurais do município.

Preparada para proporcionar momentos especiais às participantes, a festa contará com sorteio de brindes, entrega de lembranças e diversas atrações voltadas ao público presente. A expectativa é reunir um grande número de famílias em um ambiente de celebração e convivência comunitária.

Ao longo das últimas semanas, a agenda promovida pelo mandato da vereadora percorreu várias localidades de Macaíba com ações voltadas à valorização das mães e ao fortalecimento dos laços familiares. A participação no evento é gratuita, e outras informações podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da vereadora Érika Emídio nas redes sociais.

#Macaíba #Traíras #DiaDasMães #RioGrandeDoNorte #ÉrikaEmídio

Macaíba

Prefeitura nas Comunidades chega à décima edição no Loteamento Esperança

A Prefeitura de Macaíba realizou neste sábado (30/05) a 10ª edição do programa Prefeitura nas Comunidades, levando uma ampla oferta de serviços públicos ao Loteamento Esperança. A ação reuniu cerca de 50 serviços públicos em um único local, neste caso, o Campo da Olímpica, facilitando o acesso da população a serviços essenciais e fortalecendo a aproximação entre a gestão municipal e os moradores.

Ao longo da manhã, centenas de famílias passaram pelo espaço montado para a ação, que concentrou atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, educação, infraestrutura e serviços urbanos, reafirmando o sucesso do programa e a importância de descentralizar os serviços públicos, levando-os para mais perto da população.

Entre os serviços ofertados estiveram consultas e orientações de saúde, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, atualização de cadastros sociais, emissão de documentos, atendimentos jurídicos, atividades recreativas para crianças, orientações diversas e ações de embelezamento, além de serviços de manutenção e melhorias urbanas. O programa tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão e cidadania, permitindo que os moradores resolvam diversas demandas em um único dia e sem a necessidade de deslocamentos para diferentes repartições públicas.

A marca da décima edição demonstra a consolidação da iniciativa como uma das principais ações de aproximação entre o poder público e os cidadãos macaibenses. Para os moradores do Loteamento Esperança, a ação representou mais uma oportunidade de acesso facilitado a direitos e serviços, reforçando a presença da Prefeitura nos bairros e comunidades do município e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

A Prefeitura nas Comunidades consolida-se como uma das principais ações de aproximação entre a gestão municipal e a população macaibense, garantindo acesso facilitado a serviços essenciais e promovendo mais qualidade de vida para os moradores. “Esse é um projeto de grande importância. Porque levamos mais de cinquenta serviços num só lugar, dentro da comunidade. E num sábado, facilitando o acesso à população, principalmente o trabalhador que tem a dificuldade de buscar os atendimentos durante a semana”, afirmou o prefeito Emídio Júnior.

A edição deste sábado contou também com as parcerias do Instituto Mix e do Grupo de Escoteiros Augusto Severo. Prestigiaram a atividade os vereadores Érika Emídio, Tafarel Freitas, Clarissa Matias e Edi do Posto.

Macaíba

Prefeito Emídio Júnior entrega nova UBS em Mangabeira

A Prefeitura de Macaíba inaugurou na manhã desta sexta-feira (29/05) a nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mangabeira I, localizada no Loteamento Santa Rosa. A obra faz parte do conjunto de investimentos do município na ampliação da rede de atenção primária à saúde. Com área construída de 277,08 m² e investimento de R$ 1.175.646,64, a unidade foi projetada para ampliar a capacidade de atendimento da região e oferecer melhores condições de trabalho às equipes de saúde e de acolhimento à população. Do montante investido, R$ 1,074 milhão é fruto de emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia, enquanto o restante consiste em contrapartida do tesouro municipal.

A nova UBS conta com consultório médico com banheiro adaptado, consultório odontológico, dois consultórios de acolhimento, sala de procedimentos e coleta também com banheiro adaptado, sala de inalação coletiva, farmácia, sala de curativos, sala de vacinação, sala de esterilização e guarda de material estéril, além de sala para atividades coletivas e área externa coberta para ações comunitárias. O espaço ainda tem recepção, dois banheiros para o público (masculino e feminino), setor administrativo com sala de gerência, copa, almoxarifado, expurgo e banheiro para funcionários, além de estacionamento com quatro vagas e área destinada a embarque e desembarque de ambulâncias.

A unidade de saúde atenderá moradores de diversas localidades, incluindo o loteamento Cristo Redentor, Alto da Caixa — com o loteamento Portal de Mangabeira —, avenida Joaquim Cabral, avenida Santa Isabel, rua Agenor Xavier, rua Professora Lúcia Campos, Alto do Madureira, rua Santa Maria, Linha da Chesf, margens da BR-304, cemitério Vila Flor, loteamento Santa Rosa e regiões adjacentes.

Além da UBS de Mangabeira, a gestão municipal também está construindo unidades nos bairros Auta de Souza e Morada da Fé. Até então, foram construídas e entregues as UBS do Campo da Santa Cruz, do Loteamento Esperança (considerada a maior da cidade), de As Marias e da Vila São José II, além dos anexos de Retiro, Porteiras, Lagoa Nova e Manoel Dias.

O prefeito Emídio Jr. destacou o trabalho que vem sendo realizado em todo o município, em especial em Mangabeira. “A gente tem a satisfação de entregar mais uma unidade de saúde à população de Santa Rosa, Mangabeira e região. Esta é uma manhã histórica com a inauguração desta grande UBS, inclusive com uma homenagem justíssima a Gelson Lima da Costa Neto, que trabalhou muito por Mangabeira. Uma unidade totalmente organizada e climatizada. Isso é zelo e dignidade para a população. Inclusive, essa rua em que estamos sobre ela não tinha pavimentação. Aqui, foram mais de 24 mil metros quadrados em paralelepípedos e mais de 5 milhões de reais investidos em Mangabeira. Também abrimos o novo anexo de saúde do Conjunto Manoel Dias e estão sendo construídas 150 casas populares para quem mais precisa. Brevemente, estaremos aqui de volta para assinar mais uma ordem de serviço para uma grande obra que irá começar”, afirmou.

Por sua vez, a senadora Zenaide Maia, responsável pela destinação da emenda que viabilizou a obra, expressou: “Não são todos os dias em que a gente está entregando um equipamento como esse. Eu sou médica, e sei que a saúde só funciona com uma equipe multidisciplinar, que veste a camisa e que trata o povo com humanidade. Vocês sonham, a senadora financia e Emídio executa. Olhando para essa unidade de saúde, eu me emociono, porque é aqui onde vamos salvar muitas vidas.”

Na oportunidade, o gestor municipal esteve ladeado pela senadora Zenaide Maia; deputado estadual Kléber Rodrigues; vereadores (as): Érika Emídio, Socorro Nogueira, Rita de Oliveira, Aroldo da Saúde, Clarissa Matias, Sérgio Lima, Tafarel Freitas e Edi do Posto; e lideranças comunitárias da região.

Macaíba

Prefeito Emídio Jr. assina ordem de serviço para construção de mais oito academias ao ar livre

A Prefeitura de Macaíba deu mais um passo na ampliação dos espaços de promoção à saúde e qualidade de vida no município. Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito Emídio Júnior assinou a ordem de serviço para a construção de mais oito academias comunitárias ao ar livre, que serão distribuídas igualitariamente entre comunidades das zonas urbana e rural. As comunidades beneficiadas nesta etapa são: Vilar, Monte Líbano, Bom Sossego, Lagoa das Pedras, Traíras, Lagoa dos Cavalos, Félix Lopes e Assentamento Quilombo dos Palmares.

As obras fazem parte de um conjunto de 28 academias já licitadas pelo município, viabilizadas por meio de emendas da senadora Zenaide Maia. Nesta primeira etapa, oito localidades serão contempladas igualmente entre áreas urbanas e rurais. O prazo previsto para conclusão é de 45 dias.

Cada academia contará com oito equipamentos voltados para atividades físicas e fortalecimento muscular, permitindo exercícios para diferentes regiões do corpo, como braços, pernas e tronco. O investimento é de aproximadamente R$ 61 mil por unidade.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença dos vereadores Érika Emídio, Edi do Posto, Socorro Nogueira, Dadaia Ribeiro, Otacílio, Venício Filho, Aroldo da Saúde, Igor Targino, Sérgio Lima e Ana Catarina. O ex-vereador Silvan Freitas representou o vereador Tafarel Freitas.

Essas obras buscam incentivar a prática de atividades físicas, promover saúde preventiva e ampliar os espaços públicos de convivência nas comunidades. “Assinamos essa ordem de serviço contemplado as oito primeiras comunidades, e outras estão por vir. Em breve, estarão prontas, servindo às populações dessas comunidades. Vamos trabalhar para atendê-las o máximo possível, para que possamos cada vez mais levar saúde e qualidade de vida ao nosso povo.”, declarou o prefeito.

Macaíba

Ministério dos Transportes assina Ordem de Serviço e BR-304 entra em nova fase

A principal ligação entre a Grande Natal e o interior do Rio Grande do Norte começou a ganhar um novo capítulo nesta segunda-feira. O Ministério dos Transportes assinou a ordem de serviço da travessia urbana de Macaíba e o contrato para duplicação da BR-304 entre Macaíba e Riachuelo, em uma agenda que reuniu o ministro George Santoro, a governadora Fátima Bezerra, representantes do DNIT e lideranças da região. A Prefeitura de Macaíba foi representada oficialmente pelo secretário-chefe de Gabinete Civil, Jailson Brito. As intervenções são consideradas estratégicas para melhorar a mobilidade e ampliar a segurança em um dos corredores rodoviários mais movimentados do estado.

As obras da travessia urbana de Macaíba incluem a conclusão da duplicação da Reta Tabajara e a construção do viaduto de acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. O investimento previsto é de R$ 78 milhões em um trecho de 4,4 quilômetros. Já a duplicação da BR-304 entre Macaíba e Riachuelo contará com aporte de aproximadamente R$ 204 milhões para modernizar 38,1 quilômetros da rodovia, com adequações de capacidade, melhorias na segurança viária e eliminação de pontos críticos. A previsão é de que os serviços sejam iniciados nos próximos 30 dias.

Durante a visita ao Rio Grande do Norte, o ministro George Santoro destacou que os investimentos federais em infraestrutura no estado somam quase R$ 700 milhões. Segundo ele, as obras reforçam a importância logística do RN, especialmente no escoamento da produção de sal marinho e melão, setores que dependem diretamente das rodovias para acesso aos mercados consumidores e ao exterior. A Reta Tabajara, que registra circulação superior a 50 mil veículos por dia, é considerada uma das principais conexões entre a Região Metropolitana de Natal e o interior potiguar.

#BR304 #Macaíba #RioGrandeDoNorte #Infraestrutura #RetaTabajara

Macaíba

Prefeitura nas Comunidades leva serviço a famílias do bairro São José

Neste sábado (25/04), a Prefeitura de Macaíba realizou mais uma edição do programa Prefeitura nas Comunidades, desta vez no bairro São José. A ação reuniu uma ampla oferta de serviços públicos, atendendo às demandas da população e levando momentos de lazer, beneficiando centenas de famílias e contabilizando cerca de dois mil atendimentos.

Criado em agosto do ano passado pelo prefeito Emidio Júnior, o programa tem como principal objetivo aproximar os serviços da gestão municipal da população, especialmente daqueles que enfrentam dificuldades para acessá-los durante a semana. A ação reúne diversas secretarias, como Saúde, Esporte, Agricultura, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente, oferecendo atendimentos essenciais de forma integrada e acessível.

Os populares que comparecem ao local da ação tiveram acesso a atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, cadastros para insumos e benefícios, orientações em saúde e atendimento psicossocial. Também foram ofertados serviços como Bolsa Família, corte de cabelo, confecção de identidade e cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCD), assistência jurídica, distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, orientações sobre regularização fundiária e licenciamento ambiental e atividades recreativas.

Realizado sempre aos últimos sábados de cada mês, o Prefeitura nas Comunidades segue um cronograma itinerante, alternando entre áreas urbanas e rurais do município, garantindo maior alcance e inclusão social para os macaibenses.

imagem: Edeilson Morais

Macaíba

Prefeito Emídio Júnior assina ordem de serviço para escrituração dos imóveis do Campo da Santa Cruz

O prefeito Emídio Jr assinou, na manhã desta quarta-feira (15), a ordem de serviço para regularização fundiária de 526 unidades imobiliárias no bairro Campo da Santa Cruz, inseridas no projeto Morar Legal, por meio do programa Cidades Sustentáveis e Resilientes do Governo Federal. A medida garante oficialmente o título de propriedade dos imóveis aos moradores do bairro por meio da escritura pública.

A regularização reúne um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas e sociais que legalizam núcleos urbanos informais, integrando essas áreas legalmente à cidade. Com a medida, a gestão garante segurança jurídica, infraestrutura básica e dignidade aos moradores. O valor total global dos serviços contratados será de R$ 618.050,00.

Em seu discurso, o prefeito Emídio destacou a importância do documento. “São mais de 500 famílias beneficiadas com a regulamentação fundiária. É o documento na mão do cidadão, levando dignidade e respeito às famílias macaibenses. É importante agradecer a parceria dos nossos colegas vereadores e vereadoras, a equipe que faz parte da Prefeitura de Macaíba, que estão sempre do nosso lado fazendo com que as ações fluam e a gente possam sempre avançar. Porque aqui o trabalho não para”, comentou ele.

Articulada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), o secretário da pasta, Eriberto Freire Tomaz, parabenizou a gestão e agradeceu aos vereadores pela mobilização. “A pessoa vai ter o documento da sua própria casa e poder fazer financiamento para reforma, além de poder tomar outras medidas como cessão do imóvel ou inventário. A pessoa vai ser realmente a proprietária da sua casa. O município tem três projetos desse”, afirmou ele.

Os outros dois projetos englobam a comunidade da Morada da Fé e o conjunto Alfredo Mesquita. Na Morada da Fé, núcleo urbano como área de regularização de interesse social, devem ser regularizados cerca de 120 domicílios. No conjunto Alfredo Mesquita, o município já articula a regularização de cerca de 200 unidades habitacionais e mobiliza os moradores para adesão ao projeto.

Imagem: Maxson Savelle

Macaíba

Projeto Esporte Adaptado intensifica atividades com foco na temática do Abril Azul

O esporte como ferramenta de inclusão ganha ainda mais força em Macaíba por meio do projeto “Esporte Adaptado”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), que vem promovendo acesso à prática esportiva para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, quer sejam da rede pública ou privada. O projeto ganha um significado ainda mais especial neste mês, quando a temática da campanha Abril Azul passou a nortear as atividades.

A programação conta com três edições especiais, realizadas sempre às sextas-feiras, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Educação e Saúde. A proposta é ampliar o alcance do projeto, integrando diferentes áreas e proporcionando experiências ainda mais enriquecedoras.

Na edição desta sexta-feira (10/04), as crianças e adolescentes vivenciaram um momento de aprendizado e conexão com a natureza. A ação levou noções de conscientização ambiental, destacando a importância da preservação do meio ambiente e do cuidado com os espaços públicos. Como atividade prática, eles tiveram a oportunidade de plantar mudas nativas na Praça da Juventude, contribuindo diretamente para a arborização e a sustentabilidade do município.

O projeto atende cerca de 40 participantes, com idades entre 4 e 16 anos, organizados em turmas divididas por faixa etária, o que permite um acompanhamento mais adequado ao desenvolvimento de cada grupo. As atividades acontecem em regime de contraturno escolar. Além do Esporte adaptado, são ofertadas sete modalidades esportivas, entre elas judô, taekwondo, jiu-jitsu, ginástica e xadrez, proporcionando uma variedade de experiências que estimulam tanto o desenvolvimento físico quanto cognitivo dos alunos, explicou o secretário da SMEL, Sócrates Garcia.

O Abril Azul é um período dedicado à conscientização sobre autismo, reforçando a importância da inclusão, do respeito às diferenças e da promoção de oportunidades igualitárias. Dentro desse contexto, o projeto Esporte Adaptado se destaca como uma importante ferramenta de transformação social, utilizando o esporte como meio de desenvolvimento físico, emocional e social, estimulando habilidades motoras, a socialização e a autonomia.

Iniciativas como essa reforçam o compromisso da gestão municipal do prefeito Emídio Júnior com políticas públicas inclusivas. O fortalecimento do projeto durante o Abril Azul também contribui para ampliar o debate na sociedade sobre o respeito à diversidade e a construção de uma cidade mais justa e acolhedora. Cabe destacar que todas as modalidades do projeto ainda dispõem de vagas para acolher novos alunos.

Imagem: Geraldo Neto

Rolar para cima