19 de maio de 2026

Homenagem

19 de Maio: Dia do Estudante de Direito e do Médico da Família

O dia 19 de maio reúne duas datas importantes ligadas à formação, cuidado e compromisso com a sociedade. Em todo o mundo, é celebrado o Dia Mundial do Médico e da Médica de Família e Comunidade, criado pela Organização Mundial de Médicos de Família para reforçar a importância da atenção primária, do acompanhamento contínuo dos pacientes e da medicina preventiva. No Brasil, a especialidade também possui uma data nacional comemorada em 5 de dezembro, em referência à fundação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

A mesma data também marca o Dia do Estudante de Direito no Brasil, uma homenagem aos acadêmicos que se dedicam à formação jurídica e à defesa da cidadania. A celebração coincide com o Dia de Santo Ivo, tradicionalmente reconhecido como padroeiro dos advogados. Já no dia 11 de agosto, estudantes e profissionais do Direito voltam a ser homenageados em referência à criação dos primeiros cursos jurídicos do país, em 1827, um marco histórico para o ensino superior brasileiro.

#MedicinaDeFamília #EstudanteDeDireito #SaúdePública #Educação #19DeMaio

Segurança

Prefeitura de Macaíba homologa resultado e convoca os primeiros 45 agentes da Guarda Municipal

A Prefeitura de Macaíba deu mais um passo importante para a implantação da Guarda Municipal. O prefeito Emídio Júnior assinou os editais de homologação do concurso público e de nomeação dos primeiros 45 guardas municipais aprovados, que concluíram o curso de formação realizado em parceria com a Guarda Civil Municipal de Natal. Os editais serão publicados na edição do Diário Oficial do Município nº 1945, desta segunda-feira (18).

De acordo com o prefeito de Macaíba, outros cinco candidatos que seguem em formação junto à Guarda Municipal de Ceará Mirim, também serão nomeados em breve, completando as 50 vagas previstas inicialmente no edital. Além disso, a Prefeitura anunciou a convocação de mais dez candidatos, ampliando o efetivo para um total de 60 profissionais.

Os novos agentes receberão auxílio-fardamento no ato da nomeação e, após a matrícula funcional, a Secretaria Municipal de Segurança Pública dará entrada nos pedidos de porte de arma junto à Polícia Federal. A criação da Guarda Municipal é considerada uma das principais ações da atual gestão na área da segurança pública e representa um reforço importante para o patrulhamento preventivo e a proteção do patrimônio público municipal.

“Estamos estruturando uma corporação preparada, equipada e comprometida com a segurança da nossa cidade. A nossa tão sonhada Guarda Municipal está saindo do papel e se tornando realidade. Isso é resultado de planejamento, trabalho sério e compromisso com o presente e o futuro de Macaíba”, declarou o prefeito Emídio Júnior.

#GuardaMunicipal #Macaíba #SegurançaPública #EmídioJúnior #ProteçãoUrbana

Imagem: Rodrigo Galvão

Rolar para cima