julho 2025

Segurança

Secretária de Segurança de Natal conhece Coisp de Macaíba e elogia operação dos sistemas

Na tarde desta quarta-feira (30), o Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (Coisp) recebeu a visita de uma delegação de Natal, chefiada pela titular da pasta de Segurança e Defesa Social (Semdes), Samara Trigueiro, que veio conhecer o órgão e a dinâmica de operação dos seus sistemas.

Após uma breve reunião com a presença do prefeito Emídio Júnior e do titular da pasta de Segurança de Macaíba, Kleber Macedo, os visitantes foram apresentados às instalações do Coisp e ouviram as explicações sobre a operação das câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial e a integração dos sistemas locais com as forças estaduais de segurança.
Sobre a visita, Kleber Macedo, comentou: “Nos sentimos honrados com a visita de secretária de Segurança de Natal. Isso nos deixa feliz, sabendo que estamos sendo referência para a busca de soluções nesse olhar da Secretaria de Segurança da capital para Macaíba. Também tratamos a respeito de sistemas integrados e como podemos fazer essa aproximação das forças municipais de Macaíba e de Natal. Mostramos nosso potencial e o que temos feito para promover esses processos de integração”.

Samara Trigueiro expressou suas impressões após a visita: “Excelente! Eu pude observar in loco como está organizada a central de videomonitoramento de Macaíba, não falo de questões de organização e logística, mas também operacional que é o mais importante: consegue atender os anseios da sociedade, principalmente no diz respeito à Segurança Pública. Então, é um modelo, de fato em que Natal tem muito interesse. Com certeza, essa central é uma referência. Temos unir as experiências, pois o objetivo é o mesmo: manter as pessoas seguras.”

O encontro de hoje contou as participações do comandante do 11º BPM, Gustavo Felipe; comandante da Guarda Municipal de Macaíba, Roberto Ângelo; secretário adjunto de Segurança de Macaíba, Jota Júnior; chefe de gabinete da Semdes de Natal, Vanessa Pereira; e diretor de Integração e Formação da pasta de Planejamento de Natal, Sérgio Roberto.

Foto: Maxson Savelle

Data Importante

Orgasmo tem dia certo, sim. E é hoje!

Celebrado todo 31 de julho, o Dia Mundial do Orgasmo surgiu lá no comecinho dos anos 2000, graças a uma iniciativa nada tímida de sex shops de uma cidade no Reino Unido. A ideia era simples: incentivar as pessoas a falarem abertamente sobre prazer sexual, algo que, convenhamos, ainda causa muitos silêncios constrangidos em pleno século 21. A proposta pegou, atravessou oceanos e virou data oficial em vários países, inclusive no Brasil, onde o assunto ainda caminha entre cochichos e risadinhas.

Mais do que uma comemoração íntima, o dia também levanta bandeiras importantes. Fala sobre saúde sexual, igualdade de prazer entre gêneros, autoconhecimento e, principalmente, liberdade. Porque se tem algo que não combina com orgasmo é tabu. Em tempos de correria, estresse e notificações infinitas, a data serve como um lembrete de que o prazer não é supérfluo: é parte fundamental do bem-estar. E vamos ser sinceros, se existe um dia para celebrar com entusiasmo e sorrisos largos, esse dia é hoje.

Efemérides

Câmara Cascudo: 39 anos de encantamento e herança cultural

Há exatos 39 anos, o Brasil se despedia fisicamente de Luís da Câmara Cascudo, mas seu encantamento segue vivo nas páginas que eternizaram a alma do nosso povo. Pesquisador incansável das raízes culturais brasileiras, Cascudo dedicou sua vida a ouvir, registrar e valorizar os saberes populares, os mitos, as lendas e os costumes que moldam a identidade nacional. Seu olhar sensível para o cotidiano transformou a simplicidade da vida em patrimônio, tornando-se referência incontornável nos estudos do folclore e da etnografia.

Autor de mais de 150 obras, Cascudo construiu uma ponte entre a academia e o povo, rompendo as barreiras do elitismo intelectual. Em títulos como Dicionário do Folclore Brasileiro e História da Alimentação no Brasil, revelou a riqueza que brota das manifestações populares, dos sabores, das narrativas orais, das festas e da linguagem do povo. Sua escrita, ao mesmo tempo rigorosa e poética, devolveu ao brasileiro o orgulho de suas raízes, num tempo em que o popular ainda era marginalizado pelos cânones oficiais da cultura.

Quase quatro décadas após sua partida, o legado de Câmara Cascudo permanece vivo nas escolas, nas rodas de conversa, nos estudos acadêmicos e nas políticas de preservação cultural. Ele continua encantando leitores e pesquisadores, como um guardião atento da memória e das tradições. Em tempos de aceleração e esquecimentos fáceis, lembrar Cascudo é reafirmar a importância de conhecer quem somos — e, sobretudo, de valorizar as vozes que, por muito tempo, foram silenciadas. Seu encantamento, portanto, não se limita à sua ausência, mas ressoa a cada reencontro com o Brasil profundo que ele tanto amou.

Indicadores Positivos

Número de homicídios no 1º semestre de 2025 em Macaíba é o menor em 13 anos

Macaíba encerrou o primeiro semestre de 2025 com o menor número de homicídios registrados nos últimos 13 anos. Segundo levantamento do Observatório Municipal de Segurança Pública, com base em dados fornecidos pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE/SESED) do Governo do Estado, foram contabilizados 15 casos de homicídio entre janeiro e junho deste ano. No mesmo período de 2024, ocorreram 23 casos.

A redução representa uma queda de 38% em relação ao ano anterior. Para efeito de comparação histórica, o pico de homicídios em Macaíba, no primeiro semestre, foi registrado em 2018, com 47 vítimas. O resultado atual reforça o impacto positivo das ações conjuntas entre as forças de segurança municipais e estaduais, que vêm atuando de forma integrada na busca pela redução da violência e melhoria da qualidade de vida da população macaibense.

O secretário municipal de Segurança Pública, Kleber Macedo, comentou os números e destacou os fatores que contribuíram para esse avanço: “Esse gráfico representa a maior redução de CVLIs dos últimos 13 anos. Dentro dessa série histórica, alcançamos o melhor resultado, fruto de uma política firme e bem direcionada no enfrentamento à criminalidade. Essa conquista reflete a consolidação de estratégias do município bem estruturadas, como a criação do COISP – Centro de Operações Integradas, a implantação da central de videomonitoramento com inteligência artificial, a criação do Observatório Municipal de Segurança, o Conselho Municipal de Segurança, o Plano Municipal de Segurança Pública e o avanço na modernização do sistema de iluminação pública em nossa cidade.”

Kleber Macedo também ressaltou o papel da integração entre as forças de segurança: “Há toda uma estrutura da Polícia Civil funcionando de forma integrada ao COISP, utilizando o sistema de videomonitoramento municipal para obter imagens que auxiliem na composição de inquéritos. Da mesma forma, a Polícia Militar atua em total integração com a central, por meio da posição de despacho da Região Metropolitana Norte, instalada dentro do próprio COISP. Essa articulação, aliada às políticas públicas de segurança, foi fundamental para alcançarmos essa significativa redução nos índices de homicídio”, concluiu o secretário.

Imagem: Geraldo Neto

Inclusão

Macaíba sedia Olimpíadas das APAEs do RN 2025

Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, o Rio Grande do Norte viverá dias de celebração ao esporte inclusivo com a realização das XIII Olimpíadas Especiais das APAEs do RN 2025. O evento acontecerá em dois locais: na UFRN, em Natal, e no município de Macaíba, reunindo 235 inscritos, entre atletas com deficiência intelectual e múltipla e profissionais que atuam nas APAEs do Estado.

A cerimônia oficial de abertura das Olimpíadas acontece na quinta-feira (31) às 9h30, no Ginásio Poliesportivo da UFRN. Na sequência, os atletas participam das competições de natação, atletismo e futsal.

Contando com o apoio integral da Prefeitura Municipal, em Macaíba, haverá uma cerimônia na quinta-feira, na Praça Paulo Holanda Paz, a partir das 18h30, para dar as boas-vindas às delegações participantes. O show ficará por conta do cantor e sanfoneiro Robertinho do Acordeon. A parte das competições acontecerá na data seguinte, sábado (1°/08), entre 8h e 12h, no ginásio poliesportivo Edilson de Albuquerque, onde serão disputadas as finais de futsal, capoeira e bocha. Logo após, haverá a solenidade de premiação e o show de encerramento com a cantora Paulinha Medeiros.

Promovida pela Federação das APAEs do Rio Grande do Norte, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência por meio do esporte. Além de promover o protagonismo e o desenvolvimento físico e social dos atletas, o evento tem caráter classificatório: os melhores colocados irão representar o RN na etapa nacional, as Olimpíadas das APAEs do Brasil, que acontecerão no final de 2025.

O calendário completo de competições pode ser conferido nas redes sociais da APAE/RN e da UFRN.

Parceira de longa data da Federação, a UFRN não apenas sedia novamente o evento — como já fez há três anos —, como também mantém importantes projetos de cooperação com as APAEs, como o Projeto TEAtivo, voltado ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As Olimpíadas das APAEs do RN são mais do que uma competição: são um ato de cidadania, inclusão e valorização da diversidade humana.

Texto da Secom-PMM com informações da Federação das APAEs do Rio Grande do Norte (FEAPAES/RN).

Foto: FEAPAES/RN

Cidadania

Avanço histórico: Brasil volta a sair do Mapa da Fome da ONU

O Brasil alcançou um marco histórico ao sair novamente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba, Etiópia. Segundo dados do relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025, a média entre 2022 e 2024 colocou o país abaixo do índice de 2,5% da população em situação de subnutrição — limite que define a presença em tal mapa. A conquista foi possível em apenas dois anos, após um período crítico em 2022, graças à retomada de políticas públicas voltadas à segurança alimentar.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou que sair do Mapa da Fome era o principal compromisso do presidente Lula ao assumir o novo mandato em 2023. “Mostramos que, com o Plano Brasil Sem Fome, muito trabalho duro e políticas públicas robustas, foi possível alcançar esse objetivo em apenas dois anos. Não há soberania sem justiça alimentar. E não há justiça social sem democracia”, declarou o ministro. A redução da pobreza, a valorização do salário mínimo, o estímulo à agricultura familiar e o fortalecimento de programas como o Bolsa Família foram decisivos para esse resultado.

As ações do governo federal também impactaram diretamente nos indicadores sociais e econômicos. A pobreza extrema caiu para 4,4% em 2023 — menor patamar histórico —, retirando quase 10 milhões de pessoas dessa condição. O desemprego, por sua vez, atingiu 6,6% em 2024, a menor taxa desde 2012. O rendimento mensal per capita subiu para R$ 2.020, e o índice de Gini, que mede a desigualdade, registrou 0,506, o melhor resultado da série histórica. O crescimento da renda foi especialmente expressivo entre os 10% mais pobres, refletindo o aumento da formalização e a recuperação do mercado de trabalho.

No cenário internacional, o Brasil também tem se destacado ao propor e liderar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a presidência do G20 em 2024. Com mais de 100 países membros, a iniciativa busca reunir esforços e recursos para erradicar a fome e a pobreza até 2030, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “O exemplo brasileiro pode ser adaptado em muitos países. Sair do Mapa da Fome é só o começo. Queremos justiça alimentar, soberania e bem-estar para todos”, reforçou Wellington Dias.

Esporte

55ª Corrida Augusto Severo movimenta Macaíba em maior edição de sua história

A noite deste sábado (26/07) foi movimentada em Macaíba pela mais tradicional prova de rua do Rio Grande do Norte. Estamos falando da Corrida Augusto Severo que chegou à sua 55ª edição, a maior já realizada em toda a sua história, reunindo cerca de 2 mil corredores de Macaíba, de várias partes do estado e até de outros estados da federação. Pela primeira vez, houve uma apresentação musical ao vivo, com o cantor Divini.

Com percursos de 5k e 10k pelas principais ruas do centro, incluindo categorias infantis e de pessoas com deficiência (PCDs), os pontos de largada e de chegada ocorreram na Praça Paulo Holanda Paz (Pista Nova). O local fica ainda mais bonito com a presença de atletas profissionais, amadores e amantes da prática esportiva. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem ao ex-corredor e servidor municipal, Neylson Garcia, inclusive estampado em camisetas e medalhas.

O prefeito Emídio Júnior prestigiou o evento e exaltou a importância e a tradição da prova que faz parte do calendário oficial de eventos do município e teve uma edição com recordes de participantes e uma organização elogiável com a participação de mais 200 profissionais. “Estamos na quinquagésima quinta edição da corrida Augusto Severo, com homenagem especial a um corredor que fez história em nosso município, Neylson. Entregamos medalhas a todos os participantes que fizeram um verdadeiro espetáculo que cresce a cada ano. Escutamos depoimentos emociantes”.

Por sua vez, o secretário de Esportes e Lazer declarou: “Quero agradecer e parabenizar ao prefeito Emídio Júnior e à vice Raquel Rodrigues. A gente fez hoje a mais bonita corrida da história de Macaíba. Foi a maior prova Augusto Severo de todos os tempos.”

A referida corrida foi criada no ano de 1962, pelo desportista José Félix (1931-2000) e foi batizada com o nome de um dos vultos mais ilustres do município. É promovida pela Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Federação Norte-rio-grandense de Atletismo (FNA), e atende às normas da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt.

Desde o ano de 2022, esse evento vem sendo realizado em horário noturno, visando proporcionar mais rendimento e conforto aos atletas durante o trajeto.

Data Importante

Emater-RN completa 70 anos promovendo desenvolvimento sustentável no campo

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) celebra neste 27 de julho de 2025 seus 70 anos de atuação no estado. Fundada em 1955 com o nome de Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (Ancar), a instituição consolidou-se como referência no apoio ao pequeno produtor rural, promovendo o desenvolvimento sustentável e fortalecendo a agricultura familiar potiguar.

Desde sua criação, a missão da Emater-RN tem sido levar assistência técnica, conhecimento e tecnologia ao campo. O trabalho contínuo da instituição contribuiu para transformar a realidade de milhares de famílias agricultoras, estimulando práticas mais sustentáveis e promovendo a adaptação dos produtores às novas exigências ambientais e de mercado.

A extensão rural, pilar da atuação da Emater-RN, faz a ponte entre a pesquisa e o cotidiano do agricultor. Por meio dela, são disseminadas técnicas agrícolas modernas, estratégias de manejo dos recursos naturais e métodos que agregam valor à produção. Essa atuação tem papel decisivo na geração de renda, na segurança alimentar e na melhoria das condições de vida nas comunidades rurais.

Com sete décadas de serviços prestados, a Emater-RN reafirma seu compromisso com o futuro do campo. A instituição segue firme na busca por inovação, fortalecimento das parcerias e promoção de políticas públicas que valorizem o homem e a mulher do campo, garantindo mais dignidade e sustentabilidade para o meio rural do Rio Grande do Norte.

Saúde

Dia Mundial de Conscientização alerta para os riscos do câncer de cabeça e pescoço

O dia 27 de julho marca o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, um tipo de câncer que, apesar de afetar milhares de brasileiros todos os anos, ainda é pouco conhecido pela população em geral. A data busca chamar a atenção para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das doenças que atingem regiões como boca, garganta, laringe, faringe, cavidade nasal, seios paranasais e glândulas salivares. Quando descobertos em estágios iniciais, esses cânceres têm maiores chances de cura e menores impactos na qualidade de vida do paciente.

Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, que, quando associados, potencializam as chances de desenvolver a doença. A infecção pelo papilomavírus humano (HPV), principalmente em jovens, também é um fator preocupante, já que tem contribuído para o aumento dos casos em pessoas fora do grupo tradicional de risco. A exposição ao sol sem proteção pode levar ao câncer de lábio, outra manifestação do câncer de cabeça e pescoço, o que reforça a necessidade do uso de protetor solar, inclusive nessa região.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado no combate à doença. Feridas na boca que não cicatrizam, dor persistente na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão por mais de duas semanas e caroços no pescoço são sinais de alerta que não devem ser ignorados. A atuação de médicos especialistas, como otorrinolaringologistas, dentistas e oncologistas, é essencial para identificar e tratar precocemente esses casos. As campanhas de conscientização têm um papel fundamental para informar a população sobre esses sintomas e reduzir o preconceito que ainda existe em torno do tema.

Além do combate ao câncer de cabeça e pescoço, o dia 27 de julho também celebra o Dia do Motociclista, o Dia do Pediatra e o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Datas diferentes, mas com uma mensagem em comum: o cuidado com a vida em todas as suas fases e contextos.

Economia

São João do Povo 2025 tem aprovação de 93,1% dos macaibenses, aponta instituto AgoraSei

O São João do Povo 2025 foi aprovado por 93,1% dos macaibenses. O dado foi apurado pelo instituto AgoraSei , que entrevistou 1 mil pessoas, no período de 15 a 18 de julho, nos mais diversos bairros e comunidades, das zonas urbana e rural de Macaíba.

A questão respondida pelos macaibenses foi: “Você aprovou e desaprovou o São João deste ano organizado pela Prefeitura de Macaíba?”. A aprovação do São João do Povo foi de 89,9% no gênero masculino e 96,4% feminino; e por faixa etária a aprovação foi de 98,2% no público com idade de 16 a 24 anos, 93,8% com idade de 25 a 34 anos, 90,3% de 35 a 44 anos, 88,9% de 45 a 59 anos e 100% para o público acima de 60 anos.

Quanto à ocupação dos entrevistados, dentre os funcionários privados presentes no evento a aprovação foi 96,2%, dentre os funcionários públicos a aprovação foi de 96,2%; dentre os autônomos foi 85,8% de aprovação, e de 71,4% dos que são donos do próprio negócios aprovaram o São João do Povo.

Já entre os macaibenses moradores da zona urbana a aprovação foi de 90,7%, e de 97,9% dos moradores da zona rural. Um destaque para o Centro, onde 100% das pessoas ouvidas pelo instituto AgoraSei disseram aprovar o evento.

O São João do Povo 2025 percorreu durante o mês de junho 10 comunidades rurais e, no Centro, teve o Festival de Quadrilhas de Macaíba, o Arraiá Quatrocentão e shows na Avenida Mônica Dantas, com destaque, mais uma vez, para a valorização dos artistas da terra e shows, dentre os quais, Grafith, Cavaleiros do Forró, Batista Lima e Cláudio Ney e Juliana.

Imagem: Tom Alcântara

Educação

Seminário Educação Macaibense em Movimento debate presente e futuro com profissionais da rede municipal

O 3° Seminário Educação Macaibense em Movimento, com o tema “Educação no contexto atual: desafios e perspectivas para garantir a equidade”, teve o seu encerramento nesta sexta-feira (25), no Arco-íris Recepções. O evento recebeu educadores de diferentes áreas e etapas de ensino da rede municipal para discutir sobre avaliação, alfabetização, recomposição de aprendizagens, educação ambiental, educação digital e inclusão.

O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de julho, no mesmo local, com diversas palestras temáticas, apresentações culturais e mesas-redondas, debatendo sobre inclusão, equidade, educação ambiental, uso de tecnologias na educação, alfabetização e avaliação formativa, permitindo que os profissionais ampliem seus conhecimentos e habilidades.

O seminário contou com as palestras: “A educação digital- a implementação da PNED nas redes de ensino”, “A alfabetização e a recomposição de aprendizagens”, “A inteligência artificial no contexto educacional: demonstração prática do uso de ferramentas”, “Estudantes com necessidades educacionais específicas: pensando o ensino e a aprendizagem na perspectiva da inclusão” e “Práticas e rotinas na educação infantil”.

Ademar Júnior, secretário municipal de educação, destacou o seminário e o sucesso que foi o momento. “Foi um espaço fundamental para o diálogo, a escuta e o fortalecimento das práticas pedagógicas em nosso município. Ao reunir educadores, gestores, estudantes e parceiros, reafirmamos o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação, a formação continuada e a implementação de políticas públicas que respeitem a diversidade dos nossos territórios escolares”, declarou Ademar.

Foto: Assecom-PMM

 

Igreja Católica

26 de Julho: Dia de São Joaquim e Sant’Ana, os avós de Jesus e de toda uma herança de amor

Matriz de Caicó: Imagens de Sant’Ana, São Joaquim e São José segurando o Menino Jesus

Celebrado em 26 de julho, o Dia dos Avós homenageia duas figuras fundamentais na formação de qualquer família: São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Mais do que uma data religiosa, o dia se transformou em um momento especial de reconhecimento e carinho por aqueles que, com sabedoria, paciência e afeto, ajudam a construir os alicerces da vida familiar. Avós são guardiões da memória, conselheiros silenciosos e, muitas vezes, os grandes responsáveis pela transmissão de valores e tradições que atravessam gerações.

Em um mundo cada vez mais acelerado, a presença dos avós oferece um raro espaço de escuta, acolhimento e equilíbrio. Eles não apenas cuidam e educam, mas também ajudam a moldar o caráter e a identidade dos netos, participando de forma ativa na formação emocional e social da família. Muitas vezes, são eles que mantêm a harmonia nos lares, oferecendo amor incondicional e suporte nos momentos difíceis. O papel que desempenham vai muito além da afetividade: é também um gesto diário de dedicação, experiência e presença.

Com o envelhecimento da população, cresce também a importância de valorizar e proteger os avós — seja no âmbito familiar, seja em políticas públicas. O Dia de São Joaquim e Sant’Ana é um lembrete de que honrar nossos avós é respeitar nossa própria história. Ao reconhecê-los como pilares fundamentais da sociedade, reafirmamos o valor do cuidado intergeracional, da gratidão e do amor que se perpetua. Afinal, não há futuro sem raízes firmes, e poucas raízes são tão fortes quanto as que vêm dos avós.

Rolar para cima