
Os técnicos da Vigilância Sanitária realizaram na manhã de segunda-feira (08), visita de coleta de amostras da água em seis prédios públicos municipais. A ação faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiÁgua), que monitora se a qualidade da água está compatível com o padrão de potabilidade.
A técnica da Vigilância Sanitária, Soraya Buarque, informou que foram coletadas amostras de água de duas escolas municipais e quatros unidades básicas de saúde. “Nós coletamos a água que chega ao imóvel que pode ser proveniente do Sistema de Abastecimento de Água (CAERN ou SAAE), e de Soluções Alternativas Coletivas ou Individuais; e coletamos a água de reservatórios que armazenam a água, avaliamos se os parâmetros de qualidade estão sendo atingidos ao chegar e depois que passa pela caixa. Os problemas em geral são verificados não quando a água chega, mas após passar pelos reservatórios, por falta de limpeza dos mesmos ou por ausência de tratamento”, informou a técnica.
O monitoramento é feito de forma mensal seguindo um cronograma dos prédios públicos da cidade, e é feito um gerenciamento de riscos, a partir dos dados coletados pela Vigilância Sanitária. “Realizamos a o gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados para tomada de decisão em tempo hábil, sobre à água utilizada para consumo humano”, completou.
É importante destacar, de acordo com o gerente da Vigilância Sanitária de Macaíba, André Cordeiro, que a avaliação das amostras permite averiguar a qualidade da água não apenas dos imóveis públicos onde são coletadas as amostras, mas de toda a localidade da mesma rede de abastecimento. “As análises são feitas em pontos estratégicos da cidade, fazendo com que saibamos a qualidade da água que chega às residências dos macaibenses, haja vista a coleta ser feita também da água que chega, antes de passar pelo reservatório de cada unidade consumidora”, explicou André Cordeiro.
Imagens: Edeilson Morais

