O modelo Netflix pode salvar as companhias aéreas?

Não é segredo que a situação das companhias aéreas ao redor do mundo não é fácil. A recuperação judicial da GOL e a tentativa relâmpago da Itapemirim no setor são exemplos recentes.

  • Os motivos são vários. Entre pandemia, guerras e preços dos combustíveis, os custos para botar uma aeronave no ar são altos, assim com os custos de mantê-las em terra, nos aeroportos.
Em números: As companhias aéreas devem ter uma queda de US$ 2 bilhões nos lucros — 33% a menos do que no ano passado. Só no 1º trimestre, a perda foi de quase US$ 800 milhões em toda a indústria.

O que pode salvar? 💺

Uma companhia húngara de médio porte, a Wizz Air, lançou uma assinatura “all you can fly” por € 500/ano com voos ilimitados para diferentes destinos na Europa — incluindo Atenas, Madri e Paris.
  • Fazendo o paralelo, é o que a Netflix fez no mercado de filmes. Em vez de sempre comprar ou alugar o próximo filme, passamos a pagar uma taxa única que dava o acesso a todos os conteúdos de uma vez.
Parece fazer sentido… O voo médio de uma companhia aérea decola com 20% dos assentos vazios. Na prática, isso significa dinheiro deixado na mesa, uma vez que o custo marginal de um passageiro no voo é baixíssimo.
Ou seja, mesmo se os assinantes abusarem das viagens no ano, eles teoricamente ocupam esses assentos vazios, enquanto a empresa tem receita recorrente. Não à toa, o modelo tem se popularizado entre cias. que não são líderes do mercado.

 

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