16 de julho de 2024

Saúde

Prefeitura de Macaíba inaugura primeiro centro público de terapia ABA do RN nesta sexta-feira (19)

O primeiro centro de terapia ABA da rede pública no RN será inaugurado em Macaíba, nesta sexta-feira (19). A clínica especializada em tratamento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) é uma iniciativa da Prefeitura de Macaíba e passará a integrar a rede municipal de serviços para o público macaibense, de modo a auxiliar crianças e adolescentes a superarem seus desafios e a se desenvolverem.

ABA é a abreviação do termo em inglês “Applied Behavior Analysis”, que em português significa “Análise do Comportamento Aplicada”. O modelo visa abordar os comportamentos importantes para a vida social das pessoas atípicas e o objetivo é acolher a criança atípica e aumentar sua qualidade de vida.

Para isso, a clínica municipal vai contar com especialidades como; fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia; neuropedagogia; pedagogia; fisioterapia e terapia ocupacional para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A inauguração acontece a partir das 15h30, na Rua Teodomiro García, no antigo Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca (Posto da Maré), ao lado da Creche Câmara Cascudo. Venha conhecer a clínica e participar desse momento histórico para a saúde macaibense.

Foto: Edeilson Morais

Educação

Governo do RN e Ministério das Comunicações entregam mais de 7 mil chips para estudantes

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte recebeu mais de 7 mil chips de internet do Programa Internet Brasil.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, a ação representa um importante passo para a democratização do acesso à internet e fortalecimento das ferramentas para os estudos. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre os Ministérios das Comunicações (MCom), da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). O programa é destinado a estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que estejam cursando o ensino fundamental ou médio.

Na solenidade de entrega de chips, que aconteceu há poucos dias em um hotel da Zona Sul de Natal, gestores e estudantes estiveram reunidos para receber os chips, que beneficiam 24 escolas estaduais, totalizando 7.158 chips distribuídos na primeira etapa. Até o final do programa, 89 escolas serão beneficiadas, totalizando 22 mil chips.

A chefe do Executivo estadual ainda destacou a importância do diálogo entre os governos estadual e federal para a concepção de projetos na área digital. “Estou muito feliz com isso, porque nos tempos de hoje, a escola não pode prescindir da inclusão digital. Não é mais possível viver sem acesso à internet. E na escola, o acesso à internet é fundamental”, detalhou.

O secretário nacional de telecomunicações, Hermano Tercius, enfatizou a missão prioritária do Governo Federal em garantir que todos os estudantes tenham acesso à internet. “A importância desse chip é bem conhecida pelos professores, pois o aprendizado não se restringe à sala de aula. Precisamos fortalecer e consolidar o conhecimento adquirido na escola, em casa. Com esses chips, vocês poderão continuar os estudos em casa e fortalecer o aprendizado”, explicou.

A secretária estadual de Educação, professora Socorro Batista, destacou a importância do programa. “Esta iniciativa não apenas democratiza o acesso à informação, mas também proporciona aos nossos estudantes a oportunidade de se conectarem ao mundo digital de forma plena e igualitária. Estamos comprometidos em garantir que todos os estudantes tenham as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos. A inclusão digital é um passo essencial para a inclusão social, e estamos orgulhosos de fazer parte desta transformação”, pontuou a secretária.

Os chips de internet oferecem pacotes de dados de 20GB mensais, permitindo que os alunos acessem a internet fora do ambiente escolar. Este acesso contínuo possibilita um aprendizado mais amplo e o uso de recursos educacionais online, fortalecendo a educação digital e reduzindo a desigualdade no acesso à informação.

Segundo Hermano Tercius, o programa Internet Brasil vai distribuir 150 mil chips em todo o Brasil. “O programa incentiva essa inclusão digital para toda a família, permitindo acesso a serviços públicos, como telemedicina, além da educação. Usem o chip da melhor maneira possível e aproveitem essa oportunidade”, asseverou.

Os alunos beneficiados comemoraram o acesso aos chips de internet. “É uma ação fantástica, pois permite que tenhamos acesso à internet e continuemos estudando de onde estivermos. Vai fazer muita diferença em nosso dia a dia”, disse Karolaine Silva, estudante da escola estadual João Tibúrcio. Para Alice Kelli Souza, aluna da escola Senador Dinarte Mariz, o instrumento vai permitir que ela amplie as pesquisas escolares e o conhecimento. “Gosto muito de biologia, de ciência, e o chip vai me ajudar a fazer pesquisas, ler e estudar mais. É uma ferramenta essencial para a vida do estudante”, comentou.

Geração Conectada

Com investimento de R$ 77 milhões pelo Governo do Rio Grande do Norte, o projeto Geração Conectada está inserido no Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e abrange a implantação de internet na rede estadual de educação e a distribuição de equipamentos, como os Chromebooks.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, o programa visa levar 100% de conectividade para todas as escolas da rede estadual. “Nós levamos o Wi-Fi e a internet para todas as escolas da rede estadual. A inclusão digital, sem dúvida nenhuma, é um pilar fundamental e essencial para o desenvolvimento educacional, social e cultural dos nossos estudantes”, pontuou.

Por meio do programa, o Governo do RN instalou internet banda larga em 586 unidades escolares, contemplando a prestação dos serviços contínuos de telecomunicações, incluindo implantação, operacionalização, gestão e manutenção da rede Wi-Fi, fornecendo equipamentos, capacitação para professores, gerenciamento e suporte.

Participaram da solenidade de lançamento do Programa Internet Brasil no Rio Grande do Norte diversas autoridades, incluindo Hermano Tercius, secretário nacional de telecomunicações; Olga Aguiar, da Secretaria de Mulheres, Juventude, Igualdade e Direitos Humanos; Irís Oliveira, da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social; Cleonice Kozerski, secretária adjunta da SEEC; Flaubert Torquato, subsecretário da SEEC; Márcia Maia, presidente da AGN; Gabriel Medeiros, subsecretário da Juventude; a deputada Divaneide Basílio; Henrique Paim, diretor da Fundação Getúlio Vargas; Adriana Torquato, representante da PGE; Coronel Soraya, representando a Patrulha Maria da Penha; Lilian Mireli, presidente da UMES; e o professor José Firmino, coordenador do Internet Brasil na SEEC.

Mobilidade Urbana

Prefeitura está qualificando mototaxistas de Macaíba

O Departamento de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Macaíba, ligado à  secretaria municipal de Segurança Pública, está promovendo ações de qualificação voltadas aos mototaxistas que atuam no município.

Nesta segunda-feira, 15 de julho, profissionais participaram de uma ação educativa no Pax Clube. Dentre os módulos apresentados, temas para a formação de uma cultura de paz e segurança no trânsito, como: Pilotagem Defensiva e Preventiva; Cidadania e Ética no Trânsito; Vida Sim, Acidente Não; Legislação de Trânsito; Pilotagem Defensiva e Preventiva; Pilotagem, Conhecer para Praticar.

Chamou a atenção do repórter Gato Preto o baixo número de mototaxistas que compareceram a aula teórica. Dos mais de 100 credenciados pela Prefeitura, uns 10 participaram. Comportamento curioso para uma categoria acostumada a criticar a administração pela alegada falta de ações voltadas ao segmento.

Mas nesta terça, dia 16, a ação prosseguirá com um treinamento prático de pilotagem no Largo da Igreja Matriz, às 15h30.

Em nome da comunidade macaibense, o reconhecimento da Revista Coité ao competente trabalho realizado pelo secretário Rondinelli Dantas; Carlinhos Soares, diretor municipal de Trânsito; e por Lindenilson Moura, diretor municipal de Transporte Público e Fiscalização. Todos comprometidos com a missão de ordenar a mobilidade urbana do município, garantindo um bom fluxo, orientando, sem lançar mão da prática predatória da indústria da multa e, acima de tudo, promovendo segurança para condutores e pedestres.

Parabéns à Prefeitura pela iniciativa!

Economia

Hoje é o Dia do Comerciante e o varejo potiguar tem muito o que comemorar

Primeiramente, um abraço a todos os comerciantes macaibenses, de todos os segmentos e portes. Do bodegueiro ao grande empresário, cada um cumpre com abnegação a missão de desenvolver economicamente nossa terra com muito trabalho.

E para comemorar com muito mais entusiasmo, na última semana o IBGE divulgou dados que apontam um crescimento importante do varejo potiguar nos primeiros cinco meses deste ano, superando em mais de dez vezes os resultados do mesmo período do ano passado. E as entidades ligadas ao comércio avaliam que esta tendência de crescimento irá se manter durante 2024. As vendas tiveram crescimento de 6,8%, enquanto a média nacional é de 4,8%.

Dentre as atividades que apresentaram mais resultados positivos, hipermercados, supermercados, farmácias, perfumarias e lojas de veículos e peças.

Em maio também foram recuperados mais de 400 vagas formais de emprego. No acumulado, este ano já foram assinadas cinco vezes mais carteiras de trabalho que em 2023.

Segundo o diário AgoraRN, o aumento de empregos e do rendimento está impulsionando esta alta do comércio e também é responsável pela queda nos indicadores de pobreza no Estado. Economistas ouvidos pela reportagem  apontam como responsáveis pelos resultados positivos, também a redução da taxa Selic e juros, mais crédito disponível, desaceleração da inflação, além da queda da inadimplência. O Banco do Nordeste indica que a alta do comércio não está ligada à diminuição do ICMS.

Notícias maravilhosas para a nossa economia! 

Parabéns aos comerciantes!

Rolar para cima