
A RN-104 será federalizada. O projeto avançou com a parceria dos governos federal e estadual. A rodovia terá 215 quilômetros, partindo de Macau e passando por Pendências, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Lajes, Cerro Corá, até a divisa da Paraíba, na altura do município de Jaçanã.
A BR-104 já existe no País, mas o trecho no Rio Grande do Norte ainda precisa ser implantado e pavimentado.
Com 672,3 quilômetros de extensão, de Macau/RN até Maceió/AL, a rodovia foi projetada para interligar os principais polos de econômicos do Nordeste, fortalecendo o comércio e o turismo da região. No ano passado, o trecho potiguar foi incluído pelo governo do RN no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3), juntamente com a duplicação da BR-304.
Além de interligar 12 municípios potiguares que estão no trajeto de cinco rodovias estaduais – RN-118, RN-263, RN-104, RN-042 e RN-023 -, a BR-104 propiciará a conexão entre três rodovias federais: BR-226, BR-304 e BR-406.
Ponto para o Estado, que consegue transferir para a responsabilidade federal uma despesa importante. O DNIT tem muito mais pernas para manter o trecho com qualidade. Algo parecido tem acontecido com a gestão dos aeródromos do estado. Os de Pau dos Ferros e Caicó, por exemplo, estão passando à responsabilidade da Infraero.
Com informações do AgoraRN e De Fato