9 de julho de 2025

Homenagem

Perdemos Vinícius de Moraes há 45 anos

Poeta, diplomata, dramaturgo e compositor, Vinícius de Moraes foi uma das figuras mais marcantes da cultura brasileira no século XX. Nascido no Rio de Janeiro, em 1913, Vinícius começou sua carreira literária ainda jovem, com uma poesia marcada pela religiosidade e pelo lirismo. Ao longo dos anos, sua obra se transformou, ganhando tons mais existenciais e profundamente humanos. Foi também no campo da música que o “poetinha”, como ficou carinhosamente conhecido, conquistou seu lugar definitivo no coração dos brasileiros. Ao lado de nomes como Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e João Gilberto, foi um dos principais responsáveis pela criação e consolidação da Bossa Nova, movimento que projetou a música brasileira para o mundo.

Entre as muitas contribuições de Vinícius estão clássicos como Garota de Ipanema, Chega de Saudade, A Felicidade e Eu Sei Que Vou Te Amar, canções que combinam lirismo poético com harmonias inovadoras. Além da música, deixou marcas profundas no teatro e no cinema, com obras como Orfeu da Conceição, que mais tarde inspirou o premiado filme Orfeu Negro. Sua poesia apaixonada, ora melancólica, ora celebrativa, continua atual e inspiradora. Vinícius de Moraes faleceu em 1980, mas sua obra permanece viva como uma das expressões mais sensíveis e universais da alma brasileira.

Meio Ambiente

Desassoreamento do Rio Jundiaí já dá sinais positivos e traz alívio à população de Macaíba

Mesmo sob forte volume de chuvas nesta terça-feira, o cenário às margens do Rio Jundiaí, em Macaíba, é diferente do que os moradores e comerciantes historicamente se acostumaram a enfrentar. Onde antes havia alagamentos, perdas materiais e frustração, agora se vê tranquilidade e sinais claros de que a obra de desassoreamento do rio, conduzida pela Prefeitura, já está produzindo efeitos positivos. A intervenção, embora ainda em andamento, está em sua terceira e última fase, e tem mudado a rotina de centenas de famílias e empreendedores da região.

A obra é considerada uma das mais importantes dos últimos anos para a infraestrutura urbana do município. O desassoreamento, além de reduzir o risco de enchentes, representa um passo fundamental na valorização do espaço urbano e da segurança pública, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população. Comerciantes que antes sofriam com prejuízos recorrentes em épocas de chuva agora relatam uma sensação de confiança para investir e permanecer na região.

Com forte empenho do prefeito Emídio Júnior, do poder Legislativo e de representantes do setor produtivo; e aporte financeiro viabilizado por emenda parlamentar do senador Styvenson Valentim, a intervenção no leito do rio tirou do papel um projeto que há décadas era prometido, mas jamais executado. A dragagem do Jundiaí, por onde Macaíba cresceu e se desenvolveu historicamente, resgata não apenas o potencial urbanístico da cidade, mas também a memória de um rio que já foi uma das principais vias comerciais do estado. O investimento rompe um ciclo de abandono e projeta uma nova fase para a cidade.

As equipes da Prefeitura seguem mobilizadas, monitorando as condições do tempo e acompanhando de perto o impacto das chuvas, mas as consequências estão dentro da normalidade. Para os moradores que viram seus sonhos serem literalmente levados pelas águas em anos anteriores, a obra é sinal de esperança e transformação. O Rio Jundiaí, que já impulsionou o progresso no passado, volta agora a simbolizar um novo capítulo de desenvolvimento e dignidade para Macaíba.

Foto: Marcelo Augusto

Festival Gospel

Primeiro Adora Macaíba acontece nesta sexta (11) e sábado (12)

O primeiro festival dedicado ao público gospel de Macaíba acontece nesta sexta (11) e sábado (12), na Praça Paulo Holanda Paz. O Adora Macaíba vai trazer grandes nomes nacionais e locais da música gospel para uma noite inesquecível de adoração e louvor, com destaque para John Dias na sexta-feira e Som e Louvor, no sábado.

Esse será o maior festival de música gospel que Macaíba já teve. “Estamos preparando tudo com muito carinho para receber você e sua família nos dia 11 e 12 de julho, aqui no Adora Macaíba. Será um momento histórico para nossa cidade”, comemorou o prefeito Emídio Jr. A vice-prefeita Raquel Barbosa afirmou estar emocionada com esse reconhecimento para o público evangélico. “Serão dias em que o céu tocará a terra. Venha com a gente, abra o coração e deixe Deus surpreender você”, convidou ela.

As atrações musicais também convidaram o público da cidade para esse grande louvor. “Vai ser um momento profético. Um momento da graça de Deus aí em Macaíba. Vai ser poderoso. Bora pra cima, você é nosso convidado”, disse o cantor John Dias. O vocalista da banda Som e Louvor, Jedson Aguiar, promete um grande show. “Dia 12 de julho tem festa de crente em Macaíba. Convida todo mundo, vai ser uma noite de milagre e muita celebração. Eu quero ver você e toda sua família lá”, disse ele.

A festa começa sempre a partir das 18h. Na sexta-feira, tem Jhon Dias, Eli Soares, Filhos de Sião e Rayanne Lima. No sábado, sobem ao palco Som e Louvor, Marcos Freire e Banda Fé.

Ilustração: Rodrigo Galvão

Rolar para cima