2 de agosto de 2024

Saúde

Tabaco vai ficar mais caro

Taí mais uma que o repórter Gato Preto deu valor!

O presidente Lula (PT) publicou nesta quinta-feira, 1º, um decreto que determina o aumento da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre cigarros e do preço mínimo de venda do produto no varejo. Com isso, o produto ficará mais caro no país.

Segundo a publicação assinada, o imposto incidente sobre a chamada vintena dos cigarros (20 cigarros) no varejo passará dos atuais R$ 5 para R$ 6,50 a partir de 1º de setembro.

Com todo respeito aos caros leitores fumantes, quanto mais caro, melhor!

Política

Alô, TRE! A legislação é outra em Bom Jesus?

Em Bom Jesus-RN, distante cerca de 40 quilômetros de Natal, a patota da situação não fez o dever de casa e o festival de afrontas à Lei Eleitoral parece que é grande.

Na tarde desta sexta, dia 02, está circulando pelo município uma geringonça de som, fazendo muito barulho, anunciando a convenção partidária do grupo. A mensagem é quase inaudível e a qualidade não permite que a audiência entenda dia e hora da convocação da claque. Só por isso, não vamos reproduzir aqui o texto narrado pelo locutor.

O fato é que a Legislação Eleitoral proíbe esse tipo de divulgação.

Juristas já avisaram sobre esta vedação por vários meios: “A utilização de carro de som, durante o período de campanha, é apenas permitida em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios, consoante dispõe o art. 15, § 3o da Resolução 23.610/19. 2. (…) ao convocar o comparecimento do público geral à sua convenção partidária por meio de carro de som, o partido recorrente desobedeceu a legislação eleitoral, pois utilizou, em período vedado, meio permitido somente durante período de campanha e em circunstâncias específicas.”

Na última terça-feira, dia 30 de julho, por exemplo, o juiz eleitoral Rafael da Rocha Lima, determinou a proibição do uso de carro de som pelo prefeito de Atalaia do Norte (AM), Denis Linder Rojas de Paiva, e pela direção municipal do União Brasil para a divulgação da convenção do partido.

O Ministério Público Eleitoral daquele estado apresentou ao juiz vídeos que mostram um carro de som percorrendo diversas áreas da cidade, convocando a população para a convenção do União Brasil e dos partidos aliados do prefeito.

A Promotoria de Justiça havia recomendado que o partido se abstivesse de usar o carro de som para promover o evento, mas a recomendação foi ignorada.

De acordo com a legislação, o carro de som só pode ser utilizado durante caminhadas, passeatas ou reuniões públicas, uma vez iniciado o período eleitoral.

Vamos aguardar se o pau que bateu em Chico, vai bater em Francisco também pelas terras de Bom Jesus. As regras são as mesmas e a punição é multa pesada!

Esporte

Atletas venezuelanos são pressionados a se posicionar sobre eleições

Antes de mais nada, a opinião do Gato Preto: NENHUMA DITADURA MERECE RESPEITO NEM APOIO!

Atletas venezuelanos estão sendo pressionados nas redes sociais para se posicionarem sobre as eleições presidenciais realizadas no país no domingo (28.jul.2024).  Dos 33 esportistas que participam dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, nenhum se manifestou de forma objetiva e fora dos stories do Instagram (que desaparecem depois 24 horas) sobre a reeleição, contestada pela oposição, do presidente Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda).

No dia das eleições, o perfil oficial do Comitê Olímpico Venezuelano publicou no X (ex-Twitter), fotos de atletas da delegação do país que puderam votar, mesmo estando no exterior. O post foi apagado e recebeu críticas porque cidadãos venezuelanos que vivem em outros países só podem votar se tiverem residência permanente no local em que moram.

O ministro de Juventude e Esporte do governo de Maduro, Mervin Maldonado, comemorou em seu perfil no X o momento em que a ginasta Yulimar Rojas e o halterofilista Julio Mayora registraram seus votos. Usuários responderam à publicação questionando se os demais atletas, treinadores e preparadores físicos puderam votar.

Em resposta às críticas aos atletas venezuelanos, o corredor José Maita e as halterofilistas Katherin Echandia e Anyelin Venegas compartilharam no Instagram vídeo produzido pelo influenciador Ernesto Fajardo. Ele pede que as críticas aos esportistas que representam o país parem.  “Hoje falo em defesa daqueles atletas que representam o país e simplesmente vemos que o país nos apoia, só sabemos e muito poucos sabem o que significa parar na sua fase desportiva e o sacrifício que fazemos para ganhar e conseguir uma medalha para o país. Dói a nós atletas simplesmente manchar quem nos representa, e portanto, o nosso exemplo a seguir”, disse o influenciador.

A Venezuela não conquistou nenhuma medalha olímpica em Paris até esta 5ª feira (1º.ago).

Futebolistas se manifestam:

A principal jogadora da seleção venezuelana de futebol, Deyna Castellanos, declarou para os mais de 1,7 milhões de seguidores no Instagram, que espera que “entidades nacionais e internacionais façam justiça à verdade” em seu país. O time não está nas Olimpíadas. “Sei que há riscos, mas estou disposta a enfrentá-los. A Venezuela quer uma mudança e isso ficou claro nas urnas. Espero que todas as entidades nacionais e internacionais envolvidas façam justiça e busquem a verdade. Também faço um apelo para que as armas sejam silenciadas e que o povo possa expressar sua insatisfação de forma pacífica e democrática”, disse.

Infraestrutura

Macaíba: Nova operação tapa-buracos chega ao Pernambuquinho e outras vias

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início a uma nova operação tapa-buracos visando melhorar as vias asfaltadas que tiveram danos durante o intenso período chuvoso deste ano de 2024, incluindo o Pernambuquinho, via estadual de responsabilidade do DER e uma das principais artérias usadas pelos motoristas que cruzam a cidade.

Com o final do período chuvoso, já que os serviços de asfaltamento não podem ser realizados com água, na sexta-feira (26/07), foi iniciada nova etapa, sendo as primeiras vias beneficiadas a Travessa Antônio Francisco da Silva, situada na região central da cidade e que liga as ruas Heráclito Vilar e Doutor Pedro Matos, e a Rua Ovídio Pereira (Rua do Fórum), além da Rua Coronel Maurício Freire, popularmente conhecida como Pernambuquinho, que recebeu a operação na noite de quarta-feira (31/07). O Pernambuquinho está recebendo uma atenção especial devido à sua importância e necessidade de manutenção.

Segundo o secretário adjunto da referida pasta, Mackson Anderson, “Azulão”, esse importante trabalho irá contemplar todas as vias do centro e deverá seguir conforme o ritmo conforme as condições climáticas.

Além de propiciar mais fluidez ao trânsito de veículos, melhorando a mobilidade urbana de forma geral, a manutenção asfáltica também proporciona mais segurança para motoristas e pedestres como um todo.

Imagem: Geraldo Neto

Homenagem

Há 35 anos o Mestre Lua está no céu!

Sobre Luiz Gonzaga não precisamos dizer nada! Basta sentir o legado que ele deixou para a nossa identidade como nordestino. Acreditem! O nordeste seria muito menos colorido sem os versos de Gonzaga, muito mais árido e esquecido; se o nosso São João já está tão descaracterizado, imaginem sem as influências gonzagueanas?!

Definitivamente, Luiz Gonzaga vive na alma de cada nordestino que sente orgulho de sua terra. Foi e continuará sendo o brasileiro do século, dos séculos.

Ele nos deixou aos 76 anos, num 02 de agosto como este, em 1989. Olhando para a lua, celebremos seus quase 112 anos.

Sua bênção, Mestre Gonzaga!

Nota do Gato Preto: O mês de agosto é cruel. Assim como Luiz Gonzaga, foi data de morte de pilares da nossa cultura, como Jorge Amado, Dorival Caymmi, Drummond, Raul Seixas, Agepê, Dalva de Oliveira, além de dois grandes estadistas: JK e Getúlio Vargas.

Rolar para cima