fevereiro 2024

Macaíba

A roda gigante da política macaibense

É fato que unanimidade na Câmara Municipal não garante eleição nem reeleição de nenhum prefeito.

Em 2000 Luizinho foi derrotado pelo inexperiente Fernando Cunha e, em 2012, blindada por todo o Palácio Alfredo Mesquita, Marília Dias perdeu o mandato para o já traquejado e ex-aliado Dr. Fernando. À época Marília apostou alto que seu candidato a vice, o atual prefeito Emídio Jr, trouxesse a vitória da chapa das urnas de Traíras e região. O projeto ruiu e Fernando voltou ao Auta de Sousa para mais 8 anos em mandatos.

Leia-se que durante a sua gestão, Marília Dias, além de endossada por toda a Câmara Municipal, andava de braços dados e passos largos com Henrique Alves, no sua melhor forma e prestígio; e Ezequiel Ferreira, deputado estadual forte. Aos dois foram garantidas votações importantes nas terras de Coité. A odontóloga investiu muito em grandes festas populares, agradou o povo, alcançou ótimos índices de aprovação em pesquisas sérias, mas não conseguiu o fundamental: transformar tudo isso em voto!

Já Fernando Cunha, em seus 16 anos como prefeito, nunca fez questão do apoio unânime declarado da Câmara. Sempre achou o risco e o custo-benefício altos demais para um resultado que poderia conseguir por meio de lideranças comunitárias muito bem posicionadas por todas as regiões do município. Jamais deu espaço para que seus aliados em nível estadual e federal assumissem algum protagonismo na política local. Ricardo Motta; Fábio e Robinson Faria; Sandra Rosado, Fernando Bezerra, Agripino, Garibaldi, Rosalba, Henrique, Fernando Freire e até Aluízio Alves tentaram tutelar os Cunhas, mas não conseguiram. Eventos de rua com grandes investimentos e atrações nacionais, nem pensar! Mas a fórmula saturou e a família Cunha decidiu mergulhar quando percebeu que seria difícil continuar colecionando êxitos. O primeiro sinal foi a eleição frustrada de Ederlinda Dias para deputada estadual, em 2018.

De lá para cá muita coisa mudou e agora a conversa é outra. Estratégias foram realinhadas, o poder das redes sociais transformou paradigmas, linguagens e a dinâmica; novos personagens surgiram dispostos e qualificados; o eleitorado saiu da passiva e está cada vez mais ressabiado.

Nos dois extremos mais evidentes, Emídio Jr e Netinho França, que se aliaram convenientemente para garantir o xeque-mate eleitoral de 2020, mas que hoje caminham distantes, declaradamente adversários. Apesar da juventude de ambos, não estamos tratando de principiantes. Os dois estiveram em palanques ainda de cueiros, embalados por pais militantes de décadas, e parecem saber onde querem chegar, chancelados por grandes massas que alimentam seus projetos ambiciosos, de longo prazo, travando duelos homéricos de popularidade em praça pública.

Outro fator moderno que merece toda atenção é a escolha dos candidatos a vice. Houve um tempo em que eram preferidos aqueles que não tivessem o mínimo poder de mobilização, quase nenhum capital eleitoral, sem influência na Câmara Municipal, que não representassem ameaça alguma à hegemonia do cabeça de chapa. No máximo deveriam ser bons estrategistas políticos, eloquentes e se contentarem com dois ou três cargos de terceiro escalão. A dobradinha dos “meninos”, quatro anos atrás, também mudou essa forma de fazer composição. Os dois com boas estruturas e equivalentes em pontuação, decidiram se unir em favor de uma eleição mais fácil e barata, mesmo que em oposição à candidata apoiada pelo então prefeito. A vitória foi acachapante, mas todos sempre souberam que o Auta de Sousa seria pequeno demais para Emídio e Netinho.

E a História continua sendo escrita com um enredo que não desconsidera nenhuma possibilidade. Fala-se em W.O, numa referência à possibilidade de uma reeleição fácil de Emídio, mas o fato é que ainda há muito a acontecer.

Tomara que as voltas da roda gigante tornem o jogo político mais interessante e proveitoso para o povo.

Que a maior vitória seja da democracia!

Cultura

Do povo de Jardim do Seridó, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus

A partir de hoje o Gato Preto vai compartilhar com vocês imagens de suas andanças pelos rincões do RN.

Em Jardim do Seridó o povo reverencia o Sagrado Coração de Jesus. Seu Santuário foi construído em estilo gótico de 1888 a 1892.

A imagem da postagem tem quase dez anos.

Viva ao Sagrado Coração de Jesus!

Macaíba

Macaíba: Por um centro turístico e gastronômico para As Marias e Cajazeiras

A gastronomia promovida naquela área de Macaíba é riquíssima e valorizada por quem a consome… Além do tradicional beiju, tem o grude, tapioca, biscoitos, sequilhos e um artesanato de muita qualidade, sem falar no acolhimento de quem trabalha por lá.

Alô Sebrae-RN, Fecomercio-RN, Abrasel, DNIT, Prefeitura, Governo do Estado e suas secretarias de Trabalho, Agricultura, Cultura e Turismo! Tudo aquilo já deveria estar lindo, funcionando e gerando muito mais renda para a comunidade, com valor agregado e mídia espontânea.

O pastel de Tangará é um exemplo.

Se projetos existem, tá na hora de saírem do papel.

Macaíba

Macaíba vai repassar R$ 720 mil a artistas e produtores

Por meio de Editais já publicados pela Prefeitura de Macaíba, artistas e produtores poderão inscrever projetos a partir do dia 1º de março e concorrer a uma fatia dos mais de 720 mil reais destinados ao município por meio da Lei Paulo Gustavo.

A secretaria municipal de Cultura irá selecionar 133 projetos nas áreas de audiovisual, música, dança, teatro, circo, poesia e fotografia. Todo o processo já foi discutido com a classe artística, que participou ativamente da elaboração dos Editais.

Prazos, etapas, documentação exigida e outros detalhes estão nas redes sociais da Prefeitura.

“A cultura não se herda, conquista-se.”
André Malraux

Blog

Dengue: Mosquito prefere adolescentes e grávidas

Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com o maior número de casos de dengue no mundo. No início do ano, o Ministério da Saúde estimou o registro de até 4,2 milhões de casos em 2024.

Diante desse cenário, especialistas alertaram que algumas pessoas estão mais suscetíveis a serem picadas pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

O infectologista Matheus Todt, da S.O.S Vida, ressaltou que adolescentes e grávidas atraem mais o inseto. O especialista relatou que fatores como o calor corporal, o suor e alguns hormônios podem chamar mais atenção.

Todt também ressalta outro fator agravante: o padrão de respiração. Os mosquitos são atraídos pelo dióxido de carbono que emitimos ao respirar. Quanto mais rápida e ofegante a respiração, mais CO2 liberamos ao nosso redor.

No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isso explica o aumento de casos de dengue no verão. No Brasil, o número de casos já ultrapassa a marca dos 760 mil.

O infectologista acrescenta que roupas claras, manga longa e calça comprida podem reforçar a proteção, pois as roupas escuras atraem o mosquito e vestimentas muito coladas ao corpo permitem a picada.

Os mosquitos também são atraídos pelo sebo, uma substância oleosa que, apesar de proteger a pele, pode emitir um odor detectado por eles. Os repelentes, por sua vez, criam uma camada de vapor com um novo odor que impede os mosquitos de se aproximarem, sem necessariamente eliminá-los.

Macaíba

Jornalista Tadeu de Oliveira deixa a Prefeitura de Macaíba

Jornalistas Tadeu de Oliveira e Sérgio Nascimento, secretário municipal de Cultura de Macaíba

Para voar outros ares, o amigo Tadeu de Oliveira saiu hoje, pela porta da frente, da Prefeitura de Macaíba.

Competente, foi assessor de comunicação da administração em algumas gestões; eclético e inteligente, assessorou a secretaria municipal de Cultura na elaboração de projetos e em sua reestruturação.

Cientista social; desportista fanático pelo Corinthians; boêmio sem ser beberrão; de fala mansa mas sempre muito bem posicionado; intelectual sem ser chato.

Foi em busca da Academia, que já lhe espera.

Obrigado pela qualidade e pela amizade.

Volte sempre ao chão de Auta de Souza.

Macaíba

Macaíba vai contratar guardas municipais

Já está no Diário Oficial da Prefeitura de Macaíba o Edital para a contratação imediata de 50 Guardas Civis Municipais por meio de concurso público. Outros 150 serão selecionados e aguardarão convocação posterior.

Há anos que a pendenga sobre a criação da Guarda alimenta os debates políticos no município. Argumentos prós e contras ainda sobram. Há quem diga que a atribuição constitucional de garantir segurança pública não é do Município; tem os que defendem que a responsabilidade deva ser compartilhada entre os entes, cada um dentro de suas possibilidades orçamentárias e limites legais; existem também aqueles que preferem o caos social e a sensação de insegurança como cabresto para a população e fator de desgaste para o gestor da vez.

O fato é que teremos GCM nas ruas. Que a tropa seja ampliada o mais rápido possível para fazer frente ao crime, pandêmico inclusive na zona rural.

Sob um comando inteligente e eficiente, tomara que sejam bem treinados, equipados, motivados e apoiados por todos nós.

Boa sorte e coragem ao prefeito Emídio e ao secretário Rondinelli Dantas.

Rolar para cima