Prefeito de Macaíba fez uma série de anúncios durante evento nas Campinas
Durante o evento em que autorizou o início das obras de recuperação da quadra poliesportiva da comunidade Campinas, ocorrido nessa quinta, 26, o prefeito Emídio Jr anunciou outros investimentos importantes para a infraestrutura de Macaíba.
Além do ginásio poliesportivo que será construído em Cajazeiras, noticiado dias atrás por este Gato Preto, Emídio informou que as equipes técnicas da Prefeitura já trabalham pela construção de uma Unidade de Saúde na comunidade Retiro e pela instalação de um moderno sistema de iluminação em LED em Lagoa dos Cavalos, Lagoa do Lima e Lagoa do Espinheiro, localizadas na zona rural. O Conjunto Manoel Dias também terá seu acesso totalmente asfaltado.
Marília Dias e Fernando Cunha, ex-prefeitos de Macaíba
O presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Denilson Gadelha, pautou para o dia 07 de maio o julgamento das contas dos ex-prefeitos Fernando Cunha e Marília Dias. Os vereadores irão analisar o exercício 2010, quando o município era gerido por Marília; e os exercícios 2013 e 2014, quando o gestor era Dr. Fernando.
As partes já foram notificadas por meio do Diário Oficial e poderão realizar defesa oral em Plenário durante a Sessão, que será iniciada às 10h, no Palácio Alfredo Mesquita Filho.
Caso algum exercício financeiro seja rejeitado pelo Legislativo, diversas sanções podem ser aplicadas ao respectivo ex-prefeito. A principal delas é a inelegibilidade.
Anúncios serão feitos em poucos dias pelo prefeito Emídio Júnior
Publicações oficiais da Prefeitura de Macaíba trazem essas duas novidades. A gestão acaba de publicar o resultado do processo licitatório para a construção de um ginásio de esportes no distrito de Cajazeiras e uma nova sede para a Escola Municipal Iolanda Chaves, que fica na zona rural, em Lagoa do Mato.
Investimentos fundamentais na formação dos jovens e também na infraestrutura e socialização das comunidades beneficiadas.
Além do Campo da Santa Cruz, gestão está construindo UBS no Auta de Souza e Loteamento Esperança
Não só a universalização do atendimento da rede básica de saúde é importante, mas sua modernização. E nisso a Prefeitura de Macaíba tem focado, investido com planejamento.
Em maio deve inaugurar uma UBS novinha no Campo da Santa Cruz. Faz anos que o Gato Preto ouve a população daquela comunidade pedir essa Unidade, que funcionou até então de forma precária, em prédios impróprios. Mas no próximo mês essa peleja deve acabar.
Quem também está com as esperanças renovadas é o Loteamento Esperança. Lá será construída uma Unidade Básica de Saúde ampla e moderna. Neste caso, diferente do Campo da Santa Cruz, os trâmites ainda estão no início, mas bem adiantados, inclusive com recursos garantidos. Também estão em vias burocráticas a construção de UBS Tipo I em Mangabeira.
A Prefeitura de Macaíba também está construindo uma nova Unidade no conjunto Auta de Souza.
Recentemente, dia 11 de março, foi inaugurada a UBS da comunidade rural d’As Marias, que passa a compor a estrutura de 27 Unidades, uma UPA, Policlínica Municipal, Central de Marcação, um Centro Especializado em Odontologia e um Pronto-Atendimento em Odontologia.
Há alguns dias o Gato Preto informou por aqui que a Prefeitura de Macaíba está preparando a pavimentação de vias importantes na zona rural, em comunidades como Lagoa do Lima, Japecanga, Félix Lopes e Curral das Juntas.
Mas o pacote de obras de pavimentação é bem maior. Os técnicos do município já estão licitando as empresas que vão pavimentar, drenar e construir calçadas na rua Porto Alegre, no conjunto Bela Vista; e no Ferreiro Torto.
Além disso, o prefeito Emídio Jr autorizou nesta quinta-feira o início da pavimentação de sete ruas do Loteamento Santa Rosa, em Mangabeira.
Ações positivas pela mobilidade, pela valorização das áreas, pela saúde e até mesmo pela segurança pública, já que as viaturas das forças policiais passam a acessar as localidades com maior facilidade e rapidez.
A Prefeitura de Macaíba está em vias de contratar empresas para pavimentar ruas nas comunidades rurais de Lagoa do Lima, Japecanga, Félix Lopes e Curral das Juntas. O serviço também incluirá drenagem superficial.
Os técnicos da gestão se apressam na tramitação burocrática para que os canteiros de obras sejam instalados logo, logo.
Além de uma ótima notícia, um grande investimento em mobilidade, na valorização das áreas beneficiadas e também em saúde pública, já que poeira diminui em tempos secos, e a lama em épocas de chuva.
Em ano eleitoral é comum que todos os esforços das gestões se voltem a ações populistas, que as equipes sejam transformadas em claques pela vitória dos candidatos e o serviço público fique estagnado. Consultando as publicações oficiais da Prefeitura de Macaíba, é muito bom saber que administração segue viabilizando ações e obras importantes em diversas áreas.
A gestão já contratou empresas para a manutenção dos ginásios Edilson de Albuquerque e Davi Florentino. Por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Prefeitura de Macaíba também vai investir na manutenção das quadras poliesportivas de Cajazeiras, do Pax Club, Campinas, Residencial Campinas, Assentamento José Coelho, Pé do Galo, Vilar, Tabatinga, Traíras, Riacho do Sangue, Alfredo Mesquita, Lamarão, Lagoa do Mato e Japecanga.
Os trâmites burocráticos estão avançados. Muito em breve as obras começam.
A foto da postagem é da quadra poliesportiva de Japecanga, na zona rural do município. A prefeitura investiu cerca de 177 mil reais na recuperação total do espaço, que foi devolvido à comunidade no sábado, dia 06 de abril. As Marias, Capoeiras, Morada da Fé, Mata Verde, Lagoa do Lima, Riacho do Sangue, Félix Lopes e Lagoa do Mato também tiveram suas quadras de esportes reformadas. A do Loteamento Esperança está em obras.
Tomate, cebola, carne, ovos, arreios, tamboretes… na feira livre de Macaíba vende de tudo, mas o melhor que proporciona é de graça: são os reencontros.
Por lá, sábado passado o memorialista Marcelo Augusto bateu um bom papo com o comunicador Araceli Gomes e o jornalista Liszt Madruga, dos mais experientes do Rio Grande do Norte, uma instituição.
Liszt até hoje dedica sua carreira ao jornalismo especializado em turismo e esporte. É sobrinho da professora Nazaré Madruga Pereira, saudosa para gerações de macaibenses. Educadora vocacionada, foi vereadora e também diretora do Grupo Escolar Auta de Souza.
Antecipando-se ao limite dos prazos eleitorais, o Diário Oficial do Município começou a cantar. O prefeito Emídio Jr exonerou sua secretária de Assistência Social, Raquel Barbosa, já apresentada como pré-candidata a vice-prefeita da chapa governista. No seu lugar fica Eriberto Freire. O Ato foi publicada na terça, 02 de abril.
A agora ex-secretária e pretensa vice deverá usar o tempo livre para fazer um curso intensivo de política-eleitoral. Visitar lideranças, transitar pela periferia, praticar o discurso e abraçar o povo. Quer começar a campanha afiadíssima e afinadíssima. Por isso a antecedência da exoneração.
Equipe campeã do Matutão de 66, tendo como técnico Tasso Cordeiro
Macaíba sempre viu no esporte uma opção de lazer, socialização; para alguns, oportunidade de carreira profissional. Mesmo este 1º de abril não sendo nenhuma data especial para o esporte macaibense, sempre é tempo de homenagear.
O campo do Cruzeiro lotado, Verdes Mares, Olímpica; disputas antológicas no Ginásio… memórias que não fogem dos que amam e respeitam o esporte.
Pois aqui é terra de grandes desportistas! Centenas anônimos, outros reconhecidos estado afora, mas todos grandes!
A partir do Cruzeiro de Macaíba, por exemplo, o Brasil conheceu Miguel de Lima (ex-goleiro do Náutico, Vasco e outros), Djalma (ex-jogador do América-RN, Sport e Corinthians) e Wallyson (do Cruzeiro mineiro). A cidade também não esquece o Vingador, Malheiros, Vicente, Punga, Neguinho de Punga, Zé Maria, Maurício, Odilon, Neré, Quinho, Batucada, João, Rui, Arí, Valério Goleiro, Zacarias, Reinaldo, Bizú, Célio, Peixinho, Gilson, Rodrigo, Eduardo, Nego, Vana, Dé, João Menguita, Val, Charles, Kelson, Ricardo, Eliabe, Marquinhos de Braz… Gerações apaixonadas pelo esporte. Alguns respeitados em memória.
Edilson de Albuquerque Bezerra
Destaque para o saudoso Edilson de Albuquerque Bezerra (foto), que dá nome ao ginásio da Rua da Aliança. Terceiro filho de seu Romão, um dos fundadores do Cruzeiro. Foi um craque! Artilheiro na conquista do Matutão de 1966, título equivalente ao campeão estadual daquele ano, quando a equipe (foto) foi dirigida por Tasso Cordeiro. Edilson faleceu em 1995 aos 52 anos.
Outros que merecem todas as homenagens são os que fizeram a história do Fluminense da Rua da Matança, de seu Geraldinho; do Rio Branco, de seu Antônio Paulino; do Bandeirantes, de Marron; do Flamengo da Vila, de seu Luís; Madureira de Mangabeira… Isso para citar só alguns tradicionais que protagonizaram clássicos do nosso futebol.
Viva ao esporte da paz! A todas as gerações de desportistas, de todas as modalidades! Treinadores, peladeiros, dirigentes, atletas, cronistas, árbitros, torcedores…
A pauta foi sugerida pelo amigo-leitor Grimerson de Dona Damares. Contamos com a consultoria privilegiada de Marcelo Augusto, que conhece de cor e salteado a nossa história, e do professor José Luís, cronista esportivo.
Está aberta a temporada de caça aos pré-candidatos a vice-prefeitos. Emídio Jr saiu na frente e logo anunciou Raquel Barbosa como sua companheira. Ainda não se sabe se a advogada levará votos às urnas, mas é certo que levou um combo de fazer inveja a qualquer postulante. A marca e o peso positivo do MDB, com o suporte de lideranças estaduais; fundo partidário e a certeza do empenho absoluto da estrutura política do marido, deputado Kléber Rodrigues.
No outro polo, Netinho França ainda procura um vice, alguém que também agregue e que não se torne um estorvo numa eventual gestão. Aliás, vice, para ser bom, tem que ter a qualidade de um jarro. Apesar desse perfil, de figurar quase sempre ignorados, a escolha tem que ser estratégica. Vide o exemplo de Dilma e Temer. Deu no que deu!
Eleitos ou não, recentemente Macaíba teve vices para todos os gostos. Gilberto Nogueira, vitorioso ao lado de Dr. Fernando em 2000, não tinha capital eleitoral à época, não dominava a oratória, mas chegou com o combativo PT. Em 2004 Auri Simplício não trouxe votos; mas o forte PFL de José Agripino, um bom discurso e estratégia. Como Gilberto, acompanhou Fernando sem atrapalhar. Em 2008 Marília Dias foi eleita ao lado de Auri, que somou valores importantes, mas pouco peso eleitoral. Em 2012 as peças do tabuleiro ganharam outros pesos. Marília tentou ser reeleita ao lado de Emídio, que deu estrutura ao palanque, levou a candidata à zona rural, entregou o que prometeu. Nos tempos de popularidade Dr. Fernando nunca investiu em vices, por cautela ou autoconfiança. Voltou ao Auta de Sousa naquele ano de mãos dadas com Olímpio Maciel, de onde só saiu em 2020 com Auri, quando Emídio e Netinho duelavam. Pontuavam bem, mas decidiram compor para liquidar fácil a fatura. Netinho, ingênuo ou apressado, contando com um revezamento amigável na principal Giroflex do palácio, foi à vice, mas a prefeitura era pequena para os dois. Há quem diga que lhe faltou habilidade para se fazer essencial. Chutou o balde cedo demais.
Agora o enredo mudou de novo! A safra de companheiros de chapa tá fraca… Para jogar à vera, Netinho não pode se dar ao luxo de escolher uma planta qualquer. O sarrafo está altíssimo!
A Prefeitura de Macaíba prepara a aquisição de um novo equipamento de som para o Pax Club. Será moderno, potente. Tenho certeza que o amigo Jó, guardião incansável daquele espaço multiuso, cuidará para que tudo seja de ótima qualidade.
O assunto remete o Gato Preto a uma memória de muitos macaibenses: as bocas de ferro que o Pax mantinha, irradiando para todo o Centro da cidade, décadas atrás.
No livro “Pisa na Fulô – Anedotário Político e Social de Macaiba e Adjacências” – o escritor Valério Mesquita nos conta que “Macaíba, nas décadas de 20, 30 e 40, foi uma das cidades de maior e intensa vida social do Rio Grande do Norte. Viveu sua fase áurea da sociedade elitizada, organizada tradicionalmente em um clube, onde a chamada nata se divertia.
Em julho de 1950, surgiu o Pax Club, construído pelo então prefeito Luiz Cúrcio Marinho. Ao longo de mais de 20 anos, esse tipo de aglutinação social subsistiu. Em Natal, por exemplo, se acabaram antes o ABC e o Aeroclube e, só algum tempo depois, o Pax Club também sucumbiu à desagregação social que começou nos anos 60, pela modificação dos costumes, da música, do comportamento social etc.
O Pax Club, para veicular as suas promoções, possuía um serviço de amplificadora cujo locutor, com voz empostada, assim proclamava o seu inefável prefixo: “Serviço de divulgação da Associação Pax Club, falando do sodalício tradicional e elegante da cidade, diretamente do aprazível recanto do Parque Governador José Varela”. Eram duas bocas de ferro presas a um imenso pé de eucalipto, perto da ponte.
O pré-falado serviço de som mantinha em sua programação o quadro musical intitulado “Data Querida”, que parabenizava os aniversariantes e oferecia páginas músicas aos enamorados.”