2 de novembro de 2025

Homenagem

Carlos Alexandre: Homenagens e música no Dia de Finados

Como em todos os anos, neste Dia de Finados, dezenas de admiradores se reúnem no Cemitério Bom Pastor I, em Natal, para prestar homenagens ao cantor potiguar Carlos Alexandre. Entre flores, velas e orações, o clima é de saudade e reconhecimento por uma das vozes mais marcantes da música popular do Brasil. Fãs vindos de várias partes do Rio Grande do Norte relembraram os sucessos que marcaram uma geração e mantêm viva a memória do artista, falecido há mais de quatro décadas, mas ainda presente no coração do público.

Nascido em 1º de junho de 1957, em Nova Cruz, Carlos Alexandre iniciou sua carreira musical em meados dos anos 1970 e rapidamente conquistou espaço nas rádios do país. Canções como “Feiticeira”, “A Ciganinha” e, principalmente, “Cartas de Amor”, tornaram-se clássicos românticos e levaram seu nome além das fronteiras do estado. Com uma voz marcante e letras simples, o cantor se destacou por interpretar histórias de amor e dor que dialogavam com o cotidiano de muita gente, alcançando milhões de cópias vendidas e consolidando seu sucesso nacional.

O trágico acidente automobilístico ocorrido em 30 de janeiro de 1989, na BR-304, interrompeu precocemente a trajetória de Carlos Alexandre, que tinha apenas 32 anos. Mesmo após sua morte, sua obra continua a emocionar gerações, sendo regravada por novos artistas e lembrada em eventos culturais e religiosos. No Dia de Finados, a comoção se renova, e o legado do cantor segue vivo nas vozes e memórias daqueles que encontram em suas músicas um retrato sensível do amor e da vida.

Foto jazigo: Repórter Gato Preto

Gestão Pública

Macaíba é campeã no acesso à saúde no RN e tem posição de destaque no Nordeste

Macaíba é o 1º lugar no Rio Grande do Norte no ranking nacional de acesso à saúde, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), instituição que avalia a competitividade e eficiência da gestão pública nos municípios brasileiros. O levantamento mostra ainda que Macaíba ocupa o 31º lugar no Nordeste, dentre 1.794 municípios e o 178º no Brasil, de 5.570 municípios.

O resultado mostra que Macaíba está à frente de cidades como Natal, Mossoró e Parnamirim, e ressalta o compromisso da administração municipal em levar serviços de saúde aos moradores das zonas urbana e rural.

O prefeito Emídio Júnior comemorou o desempenho e classificou o feito como um marco histórico para a cidade e um reconhecimento ao trabalho de toda a equipe da saúde municipal. “Nada disso seria possível sem a dedicação dos profissionais que estão na ponta, atendendo com empatia e profissionalismo. O mérito é de cada um que veste a camisa da saúde de Macaíba”, destacou o prefeito.

Emídio disse ainda que enquanto diversos municípios enfrentam dificuldades de acesso e estrutura, Macaíba se destaca por manter atendimento contínuo, ampliação de serviços e investimentos em infraestrutura.

“Ser o número um do estado e figurar entre os melhores do Nordeste mostra que Macaíba está no caminho certo. É um resultado histórico, que aumenta nossa responsabilidade e a confiança do povo”, celebrou Emídio Júnior.

A secretária de Saúde de Macaíba, Sâmara Figueiredo disse que esse resultado, “é o reflexo de uma excelente gestão, que possui planejamento, e investimento contínuo em estruturas e em excelentes profissionais”.

O CLP é é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e suprapartidária que busca engajar a população e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

Foto: Edeilson Morais

Rolar para cima