Gestão Pública

Gestão Pública

Prefeitura de Macaíba antecipa 40% do décimo terceiro salário

A Prefeitura de Macaíba realiza na próxima quinta-feira, 11 de junho, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores municipais ativos, aposentados e pensionistas. A antecipação corresponde a 40% do benefício e contemplará um total de 1.761 beneficiários. Entre os contemplados estão 481 aposentados e pensionistas, cuja folha soma R$ 1.070.315,24, além de 1.280 servidores ativos, com valor total de R$ 1.825.000,00. Ao todo, a medida representa a injeção de quase R$ 2,9 milhões na economia local.

Desde o início do primeiro mandato do prefeito Emídio Júnior, em 2021, o pagamento dos salários dos servidores municipais vem sendo realizado rigorosamente em dia, sempre dentro do mês trabalhado. A antecipação de parte do décimo terceiro salário também foi implantada naquele ano, após consulta online realizada junto ao funcionalismo público.

Dessa forma, Macaíba se destaca entre os primeiros municípios do Rio Grande do Norte a efetuar o pagamento antecipado da gratificação natalina, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores e a responsabilidade fiscal. “São quase mil e oitocentas pessoas beneficiadas e um volume de recursos de mais de dois milhões de reais circulando na nossa economia. Isso é valorização e respeito com o funcionalismo, mulheres e homens, que fizeram e fazem a gestão da nossa cidade”, declarou o prefeito Emídio Júnior.

Imagem: Edeilson Morais

Gestão Pública

Macaíba: Atenção para o cronograma de limpeza pública desta semana!

De hoje (25) até sábado, 30 de maio, a Prefeitura de Macaíba segue com o cronograma semanal de limpeza urbana, intensificando os serviços de coleta de podas, entulhos e roço em diversos bairros e comunidades do município. A iniciativa busca manter a cidade mais limpa, organizada e segura, além de combater o descarte irregular de resíduos em vias públicas e terrenos.

Conforme a programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, a coleta de podas e entulhos será realizada em Campo das Mangueiras, Coité, Lagoa das Pedras, Auta de Souza, Parque das Mangueiras, Beco do Angelim, Areia Branca e Campo Santa Cruz. Já os serviços de roço atenderão as localidades de Vila São José, Aquarela, Nova Macaíba e Loteamento Esperança.

A Prefeitura reforça que o trabalho das equipes segue a sequência das localidades previstas no cronograma. Por isso, os moradores devem disponibilizar materiais de podas e entulhos para coleta apenas quando a sua comunidade estiver incluída na programação da semana, evitando acúmulo indevido de resíduos nas ruas.

Além dos serviços presenciais, a gestão municipal também incentiva a população a utilizar o aplicativo Macaíba Conectada para registrar solicitações, denúncias e comunicar situações que necessitem da atuação do poder público. A ferramenta fortalece a participação popular e contribui para uma cidade mais limpa e organizada.

A manutenção da limpeza urbana depende do trabalho conjunto entre poder público e população. O descarte correto de resíduos, o cuidado com espaços públicos e o respeito ao cronograma ajudam a preservar o meio ambiente, melhorar a mobilidade urbana e garantir mais qualidade de vida para todos os moradores.

#Macaíba #LimpezaUrbana #MacaíbaRN #CidadeLimpa #MeioAmbiente

Gestão Pública

Macaíba: REFIS 2026 oferece descontos de até 100% sobre juros e multas

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Tributação, lançou o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) 2026, oferecendo ao cidadão opções de parcelamento de débitos tributários, como IPTU, ISS e alvarás em até 36 vezes e com até 100% de descontos sobre juros e multas.

O REFIS foi publicado no último dia 07 de maio, no Diário Oficial do Município, e suas regras estão estabelecidas na Lei Municipal n° 2.651. A renegociação está disponível para pessoas físicas e jurídicas e pode ser realizada até o dia 31 de agosto de 2026.

De acordo com as regras deste ano, o parcelamento pela via administrativa pode ser em até 36 parcelas. Nos processos judicializados, o contribuinte pode parcelar em até 24 vezes. Já o desconto sob juros e multas variam de acordo com o número de parcelas. Para pagamento em parcela única, pela via administrativa, há 100% de desconto. Já nos processos judicializados, o pagamento em uma só vez tem 50% de desconto nos juros e multas.

O REFIS 2026 tem como objetivo facilitar a regularização de tributos atrasados, assim como conter o índice de inadimplência. Ao quitar o débito, o contribuinte fica em dia com o Município. “O dinheiro arrecadado com essa campanha, é aplicado diretamente na melhoria dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação e infraestrutura”, explicou o secretário adjunto de Tributação, Lielson Neves.

A opção pelo ingresso no REFIS pode ser realizada de forma on-line, através do Portal do Contribuinte disponibilizado no site www.macaiba.rn.gov.br , ou presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Tributação, localizada na Rua da Conceição, nº 194, Centro, em frente à igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. O cidadão tem até o dia 31 de agosto de 2026 para aderir ao programa. Essa oportunidade é válida para obrigações tributárias com fatos geradores até o dia 31 de dezembro de 2025. Os interessados, podem conferir todas as informações através do link: https://macaiba.rn.gov.br/wp-content/uploads/2026/05/DOMM-1938_260508_080413.pdf .

De acordo com o secretário adjunto, o programa representa um importante recurso para sair da inadimplência. “Para o contribuinte, o programa surge como um alívio financeiro indispensável e uma chance real de recomeço. Com condições especiais que incluem descontos expressivos em juros e multas, além de opções facilitadas de parcelamento. O REFIS permite que pessoas físicas e jurídicas regularizem sua situação fiscal sem comprometer o orçamento. Estar em dia com o município significa recuperar a tranquilidade jurídica, obter certidões negativas e abrir portas para novos créditos e investimentos, mostrando que apoiar o crescimento de Macaíba também é o melhor negócio para a sua vida e para a sua empresa”, afirmou.

Imagem: Edeilson Morais

Gestão Pública

Macaíba: Atenção para o cronograma de limpeza pública desta semana!

De hoje (11) até sábado, 16 de maio, a Prefeitura de Macaíba intensifica o cronograma semanal de limpeza urbana com coleta de entulhos, podas e serviços de roço em vários bairros e comunidades da cidade. A ação foca na organização urbana, combate ao descarte irregular e melhoria no aspecto das ruas. A recomendação é clara: cada comunidade deve colocar os materiais na calçada apenas no período programado para evitar acúmulo desnecessário, sujeira e transtornos para os próprios moradores.

De acordo com a programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, a coleta de entulhos e podas atenderá Aquarela, Nova Macaíba, Macaíba Parque, Conjunto Manoel Dias, Ferreiro Torto, Parque Village e Raiz. Já os serviços de roço serão realizados no Conjunto Manoel Dias, Bom Sossego, Campinas, Porto Feliz e Residencial Campinas. Além da operação presencial, a gestão municipal reforça o uso do aplicativo Macaíba Conectada, disponível para smartphones, como ferramenta para denúncias de irregularidades e comunicação direta da população com o poder público. A estratégia busca acelerar respostas e ampliar o monitoramento urbano feito pelos próprios moradores.

Mais do que recolher lixo e limpar terrenos, a ação lança um recado importante sobre responsabilidade coletiva. Em cidades que crescem rapidamente, pequenos hábitos fazem grande diferença no dia a dia, desde o descarte correto de resíduos até o cuidado com calçadas e áreas comuns. Uma rua limpa reduz riscos à saúde, melhora a mobilidade e fortalece a sensação de pertencimento da comunidade. No fim das contas, a limpeza urbana não depende apenas do caminhão passar. Depende também de quem mora, circula e convive diariamente com a cidade.

#Macaíba #LimpezaUrbana #MacaíbaRN #CidadeLimpa #MeioAmbiente

Gestão Pública

Prefeitura de Macaíba começa a pagar 40% do décimo terceiro e um sexto de férias dos professores

A gestão municipal de Macaíba anunciou uma medida inédita voltada à valorização dos profissionais da educação: a antecipação de 40% do décimo terceiro salário dos professores, além do pagamento de um sexto de férias. A iniciativa abrange primeiramente profissionais que atuam no ensino integral e contempla um planejamento financeiro responsável, reforçando o compromisso da administração com o funcionalismo público.

De acordo com o prefeito Emídio Júnior, o pagamento já foi iniciado neste mês de abril para parte dos profissionais, terá continuidade em maio e será concluído em junho. “Em junho, seguiremos como em anos anteriores, pagando 40% do décimo de todos os demais servidores públicos municipais”, destacou o gestor em suas redes sociais ao anunciar a medida.

O pagamento do funcionalismo referente ao mês foi concluído na manhã desta quinta-feira (30), mantendo uma das principais marcas da atual gestão: a regularidade no cumprimento dos compromissos financeiros. Desde o início do primeiro mandato do prefeito, em 2021, os salários dos servidores são pagos rigorosamente em dia, sempre dentro do mês trabalhado.

Outro destaque é a política adotada pela Prefeitura de antecipar, ainda no primeiro semestre, a primeira parcela do 13º salário de todos os servidores municipais, incluindo ativos, aposentados e pensionistas. A prática já se consolida como uma tradição administrativa, sendo este o sexto ano consecutivo em que a medida é aplicada. Tudo isso é fruto do zelo, da responsabilidade e da eficiência na aplicação dos recursos públicos, permitindo não apenas honrar os compromissos, mas também implementar ações inéditas que beneficiam diretamente os servidores e contribuem para o fortalecimento da economia local.

#Macaíba #EducaçãoPública #ServidoresMunicipais #GestãoPública #AtualidadeRN

Gestão Pública

Macaíba recebe Selo FNAS em reconhecimento à gestão da Assistência Social

O Município de Macaíba recebeu o Selo FNAS (Fundo Nacional de Assistência Social) – edição 2025, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome. A certificação é um reconhecimento ao compromisso da gestão municipal com a correta aplicação de transparência dos recursos destinados à assistência social.

“O Selo FNAS significa que o município executou com propriedade e esmero os recursos oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social, assim como elaborou e executou as peças orçamentárias como Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Plano Plurianual em conformidade com as diretrizes nacionais. A conquista também evidencia o trabalho das equipes envolvidas na administração e execução dos programas sociais, além do compromisso da gestão municipal em fortalecer as políticas de assistência social”, afirmou o secretário  Eriberto Freire, titular da Assistência Social.

O Selo é concedido a municípios que atendem critérios técnicos e administrativos estabelecidos pelo Governo Federal, como a regularidade na prestação de  contas, a boa execução orçamentária e a efetividade das políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade. A certificação atesta que o município cumpre critérios técnicos e legais, e boa execução financeira.

É importante destacar que, nos últimos anos, os repasses federais no âmbito da assistência tiveram queda expressiva, enquanto a demanda só cresce. Nesse sentido, a Prefeitura de Macaíba responde com recursos próprios, atualmente, com cerca de 90% do orçamento da Semthas.

Com o Selo FNAS, Macaíba reforça sua posição como referência na gestão responsável dos recursos públicos, garantindo que os investimentos na área social cheguem de forma eficiente a quem mais precisa.

#Macaíba #AssistênciaSocial #GestãoPública #Transparência #PolíticasPúblicas

Gestão Pública

Prefeito Emídio Jr. assina ordem de serviço para obras de pavimentação em Lagoa Seca, Porteiras e Tabatinga

O prefeito Emídio Jr. assinou, nesta quarta-feira (25/02), a ordem de serviço que autoriza novas obras de pavimentação em comunidades da zona rural macaibense. A solenidade ocorreu no Palácio Auta de Souza e contempla ruas em Lagoa Seca, Porteiras e Tabatinga. Serão beneficiadas a Rua João Constantino Pereira, em Porteiras, além das vias principais de Lagoa Seca e Tabatinga. Ao todo, as intervenções somam 4.835,43 metros quadrados de pavimentação em paralelepípedos, garantindo melhores condições de tráfego, mais segurança e valorização imobiliária para os moradores.

A iniciativa integra o maior programa de pavimentação já realizado pela gestão municipal. Atualmente, os serviços seguem em andamento em localidades como Ladeira Grande, Ferreiro Torto, Mangabeira (Loteamento Santa Rosa), Guarapes e Bela Macaíba, ampliando o alcance das melhorias na infraestrutura viária da cidade.

Com esses novos investimentos, a Prefeitura de Macaíba reforça o compromisso de promover mobilidade, qualidade de vida e desenvolvimento para diferentes regiões do município.

Na ocasião, Emídio Jr. prestou contas das principais ações realizadas em 2025 e os projetos e as ações previstas para o corrente ano. Estiveram presentes todos os 15 vereadores da base governista: Érika Emídio (presidente), Denilson Gadelha, Aroldo da Saúde, Tafarel Freitas, Venício Filho, Dadaia Ribeiro, Rita de Cássia, Igor Targino, Socorro Nogueira, Sergio Lima, Ana Catarina, Ismarleide Duarte, Edi do Posto, Otacílio Andrade e Clarissa Matias.

Tratou-se da ocasião em que foi realizada a primeira reunião com os representantes do Poder Legislativo e o gestor municipal. Em suas palavras, Emídio Jr. resumiu: “Nós temos, graças a Deus, um arcabouço de obras e ações para desenvolver ao longo deste período. Essa é a primeira reunião do ano para que, justamente, a gente possa tratar das ações voltadas ao nosso município. Compartilho sempre as boas novas com a nossa bancada. Assinamos a ordem de serviço hoje referente à pavimentação de Porteiras, Lagoa Seca e Tabatinga, proveniente de recursos da senadora Zenaide Maia”.

Gestão Pública

Atendimento digital da Prefeitura de Natal registra espera superior a 7 horas e não resolve nada

 

Contando com os ovos no feofó da galinha, aliás, com empréstimos milionários que serão pagos, no final das contas por cada um de nós, a Prefeitura de Natal tem desdenhado dos reles contribuintes que pagam ISS, alvarás ou qualquer outra pequena taxa. Tudo como se estivesse nadando em dinheiro.

Não chega nem à razoabilidade um contribuinte passar mais de 7 horas on-line no whatsapp oficial da secretaria municipal de Finanças e não ser atendido. Tudo por uma simples informação, o máximo que ocorreu foi um monossilábico servidor (desta única vez, humano) repassar a ligação para “outro setor”. Como demonstra o vídeo postado no site, o atendimento foi solicitado às 9h19 desta segunda-feira (23) e foi encerrado pela secretaria às 16h20, quando o “expediente” da repartição havia encerrado. De resto, a segunda-feira deste repórter foi recebendo apenas algumas mensagens automáticas afrontosas, que, se decodificadas para o linguajar claro dizem, “se não estiver satisfeito com a ineficiência digite 99 e desligue a ligação”. E ir peregrinar à sede física da secretaria também não garante atendimento ágil e eficiente, mas a certeza da perda de um dia de trabalho.

Alardeada por alguns secretários como uma gestão moderna, conectada e próxima ao cidadão por meios digitais, melhor e mais eficiente seria imitar o Odorico de Dias Gomes, que prometeu um cemitério como sua principal obra de gestão e cumpriu!

O período de cobrança do IPTU, que representa uma das principais fontes de arrecadação própria das prefeituras brasileiras, costuma elevar a demanda por esclarecimentos. No entanto, especialistas em gestão pública destacam que planejamento e dimensionamento adequado de equipes são medidas essenciais para evitar gargalos sazonais. A digitalização de serviços, defendida como avanço administrativo, só se consolida quando acompanhada de eficiência, integração de sistemas e capacitação de servidores para atendimento resolutivo.

No quesito conectividade com o cidadão contribuinte, para ficar péssima, Natal precisa melhorar muito.

Gestão Pública

Esporte de Macaíba começou reuniões dos campeonatos de 2026 nesta segunda (9)

A Secretaria de Esporte e Lazer de Macaíba (SEMEL) dará inicio ao ciclo de reuniões oficiais dos campeonatos do primeiro semestre do município, nesta segunda-feira (9), às 19h, na praça da juventude (Alfredo Mesquita). Os encontros tem o objetivo de definir regulamentos, formatos de disputa, calendário e premiações, além de abrir espaço para o diálogo entre os representantes das equipes e a gestão.

No Futsal de Base, (Sub-09, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17) as reuniões ocorrerão nesta segunda-feira (9) e 23 de fevereiro de 2026, às 19h. Já o Futsal Feminino terá encontros marcados para 24 de fevereiro e 10 de março de 2026, às 19h. A modalidade Fut-7 (Sub-13) também se reunirá em 9 e 23 de fevereiro, às 19h, enquanto o Fut-7 Masculino Adulto terá reuniões nos dias 25 de fevereiro e 11 de março de 2026, às 19h.

No Futebol de Base (Sub-15 e Sub-18), os encontros acontecerão nos dias 10 e 24 de fevereiro de 2026, às 19h. Já o futebol da zona rural tem reuniões marcadas para os dias 12 e 26 de fevereiro, às 9h, enquanto o futebol da zona urbana se reunirá nas mesmas datas, às 19h.

O secretário de Esportes e Lazer de Macaíba, Sócrates Garcia, destacou a importância dos encontros como espaços de diálogo e construção coletiva. “As reuniões são fundamentais para discutirmos formatos de disputa, regulamentos, objetivos e premiações, além de fortalecer a proximidade entre a Secretaria e os representantes das equipes”, afirmou.

Gestão Pública

Macaíba: Deputado João Maia confirma recursos para saúde e parques infantis

No segundo dia de missão em Brasília, o prefeito Emídio Júnior confirmou a destinação de mais recursos para ações em Macaíba. Desta vez, o deputado federal João Maia afirmou que destinará recursos para a implantação de parques infantis em praças públicas e também para a saúde municipal.

O prefeito cumpre agenda na capital federal acompanhado pela vice-prefeita Raquel Rodrigues, vereadoras Érika Emídio e Ana Catarina, além da engenheira Monalisa Lira.

Gestão Pública

Styvenson confirma recursos para revitalização da Praça Paulo Holanda Paz e urbanização do Rio Jundiaí

O senador Styvenson Valentim confirmou ao prefeito Emídio Júnior, nesta terça-feira (03), que destinará recursos para diversas obras e ações em Macaíba, incluindo a revitalização da Praça Paulo Holanda Paz, a urbanização do Rio Jundiaí e aquisição de equipamentos para a Guarda Municipal.

“Trazemos excelentes notícias do senador Styvenson Valentim para Macaíba. Vamos juntos trabalhar para a revitalização da praça Paulo Holanda Paz, fortalecimento do turismo no nosso Rio Jundiaí, Centro Industrial, recapeamento asfáltico, exames, recursos para a nossa Guarda Municipal e muitas outras ações nas mais diversas áreas da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Emídio Júnior cumpre agenda em Brasília acompanhado pela vice-prefeita Raquel Rodrigues, vereadoras Érika Emídio e Ana Catarina, além da engenheira Monalisa Lira.

No sábado (07), 15h30, o senador estará em Macaíba na inauguração do 11º Batalhão da PMRN, no Alfredo Mesquita, obra fruto de emenda de Styvenson Valentim.

Gestão Pública

Despesa com pessoal em relação à receita cai 10 pontos no Governo Fátima

c918b929 967c 4b99 a497 c0ec3597d515

O nível de despesa com pessoal caiu mais de 10 pontos percentuais no Rio Grande do Norte durante a gestão da governadora Fátima Bezerra (foto). Isso significa que, ao longo do governo, o Estado diminuiu significativamente a proporção de recursos destinada à folha de pagamento com funcionários, em relação à receita corrente líquida. 

Dados reunidos pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN) apontam que o Poder Executivo do Estado comprometia 66,44% de sua receita com gasto de pessoal no fim de 2018, no encerramento da gestão do ex-governador Robinson Faria. Já em agosto de 2025 – últimos dados disponíveis, a taxa caiu para 55,73%. No total, uma redução de 10,71 pontos percentuais.

Em entrevista ao programa Tamo Junto, da FM Universitária, na última terça-feira 27, a governadora Fátima Bezerra chamou a atenção para os números. Ela lembrou que, quando assumiu a gestão, em 1º de janeiro de 2019, o Estado tinha um nível maior de despesa com pessoal e ainda convivia com salários atrasados. Agora, a despesa caiu proporcionalmente e os salários estão em dia.

Fátima citou a queda da despesa com pessoal para classificar como “fake news” as especulações de que o vice-governador Walter Alves (MDB) teria recusado assumir o governo em abril em razão das dificuldades fiscais do Estado.

“Uma fake news turbinada por setores dessa mídia corporativa, comercial, que distorce os fatos. Cria uma narrativa totalmente descolada da realidade. Vocês sabem muito bem como foi que nós pegamos o Estado em 2019. Pegamos o Estado naquele momento com aquelas quatro folhas em atraso. Tem algum servidor com salário atrasado nesse exato momento?”, comentou a governadora.

Fátima lembrou que o Estado conseguiu reduzir a despesa com pessoal ao longo do seu governo mesmo após o baque sofrido em 2022 – quando o Congresso Nacional aprovou leis que reduziram a arrecadação de ICMS dos estados com combustíveis, comunicações e energia.

“Aquilo trouxe um abalo violento do ponto de vista do equilíbrio das nossas contas. Um abalo violento que nós estamos sofrendo até hoje. Para se ter uma ideia, nós estávamos numa trajetória de sustentabilidade e, em julho de 2022, tínhamos reduzido o percentual para 52%. Quando vieram as leis 194 e 192, a folha voltou a crescer. Mesmo assim, hoje está em 56%”, resumiu a governadora.

Durante a entrevista, a governadora também falou sobre a dívida consolidada do Estado sem considerar os precatórios. De acordo com os números apresentados, em 2018 essa dívida correpondia a 36,77% da receita corrente líquida. Em 2025, o montante chegou a R$ 13,7 bilhões, mas com redução proporcional do comprometimento, que cai para cerca de 19%. “E se você olhar, 60% dessa dívida consolidada é de precatórios”, destacou.

Fátima ressaltou que o estoque atual de precatórios não foi gerado durante sua gestão. “Esses precatórios foram originados do meu governo? Não. Não foram”, disse. Em seguida, afirmou que se trata de passivos judiciais acumulados ao longo de muitos anos. “Precatórios são dívidas resultantes de ações judiciais que levam 12, 15 anos ou mais. Esse estoque que está aí não foi originado no nosso governo”, declarou.

Segundo a governadora, o atual governo criou condições para dar mais previsibilidade ao pagamento dessas dívidas. Ela citou a atuação do Consórcio Nordeste junto ao Congresso Nacional para a inclusão dos estados na legislação que disciplina o pagamento de precatórios. “Os estados estavam excluídos. Nós conseguimos incluir os estados, prorrogando o prazo e estabelecendo que o estado, de acordo com a sua condição financeira, pode dispor de até um e meio por cento da sua receita corrente líquida”, explicou. Fátima acrescentou que, no Rio Grande do Norte, os pagamentos estão em dia.

Fonte: AgoraRN

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Rolar para cima