26 de setembro de 2025

Mobilidade Urbana

SMTT de Macaíba promove Semana Nacional do Trânsito na cidade

Na última quinta-feira (25/09), em alusão à Semana Nacional do Trânsito, a SMTT – Secretaria de Trânsito e Transporte de Macaíba – promoveu ações educativas no centro da cidade.

Agentes da secretaria e escoteiros acompanharam integrantes do Teatro de Educação no Trânsito pelas ruas do centro. A equipe abordou a população para enfatizar a prática de atitudes cordiais e respeitosas entre motoristas, ciclistas e pedestres, contribuindo com um convívio pacífico, e seguro para todos.

Ainda na quinta-feira, a SMTT deu continuidade à revitalização da sinalização horizontal e vertical da cidade, que teve início ainda na semana passada e já conta com 16 faixas de pedestres, 6 lombadas e 1 rotatória revitalizada.

De acordo com o secretário da pasta, Jefferson Stanley, até o fim do ano serão feitas outras adequações de sinalização para proporcionar uma melhor mobilidade urbana da cidade. O plano inclui recuperar mais 100 faixas de pedestres e 50 lombadas no perímetro do município.

Macaíba

Ordem de Serviço para a construção da sede própria da Câmara Municipal de Macaíba será dada quinta, dia 02

A Câmara Municipal de Macaíba vive um momento histórico. No próximo dia 2 de outubro, às 9h, será realizada a solenidade de assinatura da ordem de serviço que autoriza a construção da nova sede do Poder Legislativo. O ato, anunciado pela presidenta Érika Emídio, acontecerá na Rua João Teixeira dos Santos, no bairro Auta de Souza, onde será erguido o novo prédio que abrigará os trabalhos parlamentares.

A iniciativa representa mais do que a construção de um espaço físico moderno. É um passo concreto para garantir maior eficiência, economia, conforto e acessibilidade na condução das atividades legislativas, além de fortalecer o elo entre a população e seus representantes. A decisão de instalar a sede própria em um bairro também reforça a ideia de descentralização e aproximação da Câmara com os cidadãos macaibenses.

Com relevância social evidente, a obra sinaliza o compromisso do Legislativo municipal com a transparência e a valorização das instituições democráticas. A solenidade de assinatura, portanto, não se limita a um ato administrativo, mas se consolida como um marco simbólico para a cidade, projetando Macaíba em direção a um futuro de mais participação cidadã e fortalecimento da vida pública.

Ação Social

Prefeitura de Macaíba abre inscrições para Casamento Comunitário nesta segunda-feira (29)

O amor será celebrado no dia 23 de outubro no Casamento Comunitário 2025, promovido pelo Tribunal de Justiça do RN em parceria com a Prefeitura de Macaíba, durante a programação do Justiça na Praça, na Praça Paulo Holanda Paz. O evento faz parte da programação de 148 anos de Emancipação Política de Macaíba e contará com uma série de serviços da justiça, ações de cidadania e assistência jurídica.

Para formalizar a sua união durante o Casamento Comunitário, os casais devem apresentar cópias e originais da Certidão de Nascimento, CPF, RG, comprovante de residência e telefone para contato, além de cópias do CPF e RG de duas testemunhas, em uma das sedes dos CRAS ou na Casa da Mulher Macaibense e fazer a inscrição, a partir desta segunda-feira (29).

O secretário municipal de Assistência Social de Macaíba, Eriberto Freire Tomaz, convidou a população macaibense para formalizar a união durante o evento. “O município está oferecendo o Casamento Comunitário totalmente gratuito. Você que tem o interesse de casar, faça sua inscrição o quanto antes. Não perca tempo”, comentou ele.

Serviço:
CRAS Fabrício Pedroza: Rua Professor Paulo Mesquita, n 68, no Conjunto IPE
Contato: 84 99215-2684

CRAS Tavares de Lyra: Rua Rosa Amelia Pinheiro, n 84, no Conjunto Tavares de Lyra
Contato: 84 99935-0314

Casa da Mulher Macaibense: Rua Leonel Pessoa de Melo, n 12, no Conjunto Auta de Souza
Contato: 84 99859-0009
Expediente: segunda a sexta, das 08h às 15h

Inclusão

A luta dos surdos por acessibilidade

O Dia Nacional dos Surdos, celebrado em 26 de setembro, é um marco de reconhecimento, respeito e valorização de uma comunidade que constrói sua identidade por meio da língua de sinais e da luta por acessibilidade. Essa data convida toda a sociedade brasileira a refletir sobre o direito à comunicação, à educação inclusiva e à plena participação social das pessoas surdas. É o momento de dar visibilidade à diversidade linguística e cultural, reafirmando que inclusão não é favor, mas justiça.

A história da comunidade surda no Brasil é marcada por desafios, mas também por conquistas significativas, como a oficialização da Libras e a criação de escolas e instituições especializadas. O dia 26 de setembro homenageia, sobretudo, a perseverança de homens e mulheres que abriram caminho para novas gerações terem acesso à educação bilíngue, a oportunidades no mercado de trabalho e ao reconhecimento de sua identidade.

Mais do que celebração, essa data é um convite à ação: apoiar cursos de Libras, garantir intérpretes em espaços públicos e privados, ampliar a visibilidade dos surdos em todos os setores da sociedade. O Dia Nacional dos Surdos não é apenas deles, mas de todos nós, porque construir um Brasil acessível e inclusivo é tarefa coletiva, onde cada gesto de respeito transforma silêncio em diálogo e barreira em ponte.

Rolar para cima