26 de julho de 2025

Economia

São João do Povo 2025 tem aprovação de 93,1% dos macaibenses, aponta instituto AgoraSei

O São João do Povo 2025 foi aprovado por 93,1% dos macaibenses. O dado foi apurado pelo instituto AgoraSei , que entrevistou 1 mil pessoas, no período de 15 a 18 de julho, nos mais diversos bairros e comunidades, das zonas urbana e rural de Macaíba.

A questão respondida pelos macaibenses foi: “Você aprovou e desaprovou o São João deste ano organizado pela Prefeitura de Macaíba?”. A aprovação do São João do Povo foi de 89,9% no gênero masculino e 96,4% feminino; e por faixa etária a aprovação foi de 98,2% no público com idade de 16 a 24 anos, 93,8% com idade de 25 a 34 anos, 90,3% de 35 a 44 anos, 88,9% de 45 a 59 anos e 100% para o público acima de 60 anos.

Quanto à ocupação dos entrevistados, dentre os funcionários privados presentes no evento a aprovação foi 96,2%, dentre os funcionários públicos a aprovação foi de 96,2%; dentre os autônomos foi 85,8% de aprovação, e de 71,4% dos que são donos do próprio negócios aprovaram o São João do Povo.

Já entre os macaibenses moradores da zona urbana a aprovação foi de 90,7%, e de 97,9% dos moradores da zona rural. Um destaque para o Centro, onde 100% das pessoas ouvidas pelo instituto AgoraSei disseram aprovar o evento.

O São João do Povo 2025 percorreu durante o mês de junho 10 comunidades rurais e, no Centro, teve o Festival de Quadrilhas de Macaíba, o Arraiá Quatrocentão e shows na Avenida Mônica Dantas, com destaque, mais uma vez, para a valorização dos artistas da terra e shows, dentre os quais, Grafith, Cavaleiros do Forró, Batista Lima e Cláudio Ney e Juliana.

Imagem: Tom Alcântara

Educação

Seminário Educação Macaibense em Movimento debate presente e futuro com profissionais da rede municipal

O 3° Seminário Educação Macaibense em Movimento, com o tema “Educação no contexto atual: desafios e perspectivas para garantir a equidade”, teve o seu encerramento nesta sexta-feira (25), no Arco-íris Recepções. O evento recebeu educadores de diferentes áreas e etapas de ensino da rede municipal para discutir sobre avaliação, alfabetização, recomposição de aprendizagens, educação ambiental, educação digital e inclusão.

O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de julho, no mesmo local, com diversas palestras temáticas, apresentações culturais e mesas-redondas, debatendo sobre inclusão, equidade, educação ambiental, uso de tecnologias na educação, alfabetização e avaliação formativa, permitindo que os profissionais ampliem seus conhecimentos e habilidades.

O seminário contou com as palestras: “A educação digital- a implementação da PNED nas redes de ensino”, “A alfabetização e a recomposição de aprendizagens”, “A inteligência artificial no contexto educacional: demonstração prática do uso de ferramentas”, “Estudantes com necessidades educacionais específicas: pensando o ensino e a aprendizagem na perspectiva da inclusão” e “Práticas e rotinas na educação infantil”.

Ademar Júnior, secretário municipal de educação, destacou o seminário e o sucesso que foi o momento. “Foi um espaço fundamental para o diálogo, a escuta e o fortalecimento das práticas pedagógicas em nosso município. Ao reunir educadores, gestores, estudantes e parceiros, reafirmamos o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação, a formação continuada e a implementação de políticas públicas que respeitem a diversidade dos nossos territórios escolares”, declarou Ademar.

Foto: Assecom-PMM

 

Igreja Católica

26 de Julho: Dia de São Joaquim e Sant’Ana, os avós de Jesus e de toda uma herança de amor

Matriz de Caicó: Imagens de Sant’Ana, São Joaquim e São José segurando o Menino Jesus

Celebrado em 26 de julho, o Dia dos Avós homenageia duas figuras fundamentais na formação de qualquer família: São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Mais do que uma data religiosa, o dia se transformou em um momento especial de reconhecimento e carinho por aqueles que, com sabedoria, paciência e afeto, ajudam a construir os alicerces da vida familiar. Avós são guardiões da memória, conselheiros silenciosos e, muitas vezes, os grandes responsáveis pela transmissão de valores e tradições que atravessam gerações.

Em um mundo cada vez mais acelerado, a presença dos avós oferece um raro espaço de escuta, acolhimento e equilíbrio. Eles não apenas cuidam e educam, mas também ajudam a moldar o caráter e a identidade dos netos, participando de forma ativa na formação emocional e social da família. Muitas vezes, são eles que mantêm a harmonia nos lares, oferecendo amor incondicional e suporte nos momentos difíceis. O papel que desempenham vai muito além da afetividade: é também um gesto diário de dedicação, experiência e presença.

Com o envelhecimento da população, cresce também a importância de valorizar e proteger os avós — seja no âmbito familiar, seja em políticas públicas. O Dia de São Joaquim e Sant’Ana é um lembrete de que honrar nossos avós é respeitar nossa própria história. Ao reconhecê-los como pilares fundamentais da sociedade, reafirmamos o valor do cuidado intergeracional, da gratidão e do amor que se perpetua. Afinal, não há futuro sem raízes firmes, e poucas raízes são tão fortes quanto as que vêm dos avós.

Rolar para cima