18 de julho de 2025

Macaíba

Educação debate inclusão, avaliação e alfabetização em Seminário nos dias 24 e 25 de julho

Acontece nos dias 24 e 25 de julho, no Arco-íris Recepções, a terceira edição do Seminário Educação Macaibense em Movimento, intitulado “Educação no contexto atual: desafios e perspectivas para garantir a equidade”. O evento reunirá educadores de diferentes áreas e etapas de ensino, promovendo um ambiente colaborativo, possível de discutir e aprofundar temáticas relevantes que permeiam a educação com os eixos temáticos avaliação, alfabetização, recomposição de aprendizagens, educação ambiental, educação digital e inclusão.

O primeiro dia contará com as palestras: “O processo avaliativo e os seus impactos nas práticas pedagógicas”, “Engajamento e estratégias de motivação para participação de avaliações externas e seletivas”, “A leitura e a escrita como processos formativos e holístico dos estudantes e a cultura sustentável e o futuro do planeta” e “A cultura sustentável e o futuro do planeta”.

No segundo dia, as palestras serão: “A educação digital- A implementação da PNED nas redes de ensino”, “A alfabetização e a recomposição de aprendizagens”, “A inteligência artificial no contexto educacional: demonstração prática do uso de ferramentas” , “Estudantes com necessidades educacionais específicas: pensando o ensino e aprendizagem na perspectiva da inclusão” e “Práticas e Rotinas na educação infantil”.

O secretário Municipal de Educação, Ademar Júnior, destacou o compromisso da gestão em seguir fortalecendo essa política, ouvindo os profissionais, respeitando seus saberes e criando oportunidades reais de desenvolvimento.”Estamos construindo uma rede de aprendizagem colaborativa, em que o conhecimento circula, se atualiza e se transforma em práticas pedagógicas mais eficazes e humanas. Esse movimento formativo é essencial para garantir uma educação pública de qualidade, referenciada, que promova equidade e cidadania”, disse Ademar.

Foto: Edeilson Morais

Ciência

Prefeito Emídio Júnior participa de visita do secretário do Fórum Brasil-China a Macaíba

O prefeito Emídio Jr esteve no Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), em Macaíba, na tarde desta quinta-feira (17), para acompanhar a visita do secretário nacional do Fórum Brasil-China, Pedro Leão. A visita acontece por ocasião da criação da Frente Parlamentar de Cooperação Econômica RN–China, presidida pelo deputado estadual Kléber Rodrigues, que também participou esteve presente.

Para Emídio, esse trabalho pode ajudar a estreitar relações comerciais e atrair empresas para a cidade. “Com a criação da Frente Parlamentar RN–China, queremos mostrar o potencial que Macaíba tem para o mundo. Esperamos que essas visitas possam estreitar ainda mais as relações comerciais entre os nossos países e, com isso, a gente possa gerar mais emprego e mais renda para o nosso povo”, afirmou ele.

A coordenadora do PAX, Ângela Paiva, apresentou o polo tecnológico presente em Macaíba, composto pelo Instituto Santos Dumont (ISD), Escola Agrícola de Jundiaí, Anita Garibaldi e pelo Parque Augusto Severo. “Nós queremos atrair empresas de pesquisa e inovação. Empresas de base tecnológica aqui para o Parque Tecnológico Augusto Severo”, explicou ela.

A estrutura do PAX possui mais de 70 lotes disponíveis para empresas de tecnologia e startups. Pedro Leão comparou o polo tecnológico ao Vale do Silício, na Califórnia. “Eu saio daqui com uma impressão maravilhosa. Estou muito feliz pelos avanços que o Estado do RN tem feito na área de tecnologia”, afirmou ele. A criação da Frente Parlamentar RN-China acontece nesta sexta-feira (18), na Assembleia Legislativa do RN.

Homenagem

Dona Mônica nos deixou há 25 anos

Mônica Nóbrega Dantas marcou a história política de Macaíba ao se tornar a primeira mulher a assumir a prefeitura do município, exercendo dois mandatos: de 1963 a 1966 e, mais tarde, de 1988 a 1992. Com um perfil visionário e voltado para o bem coletivo, protagonizou avanços significativos para a cidade. Foi sob sua liderança que Macaíba recebeu água encanada, energia elétrica e novas vias de acesso. Também investiu fortemente na educação, combatendo o analfabetismo por meio do programa MOBRAL, além de implantar um modelo de gestão baseado na transparência e na responsabilidade pública.

Seu legado se estende à geração de emprego e renda com a instalação da indústria Nóbrega & Dantas e Cia Ltda., que contribuiu para o desenvolvimento econômico local. No segundo mandato, continuou transformando o município com a construção do Ginásio Poliesportivo Edílson de Albuquerque Bezerra, da sede da prefeitura — o Palácio Auta de Souza — e do Centro de Convivência de Idosos, entre outras dezenas de obras que ainda hoje beneficiam a população macaibense.

Natural de Acari, no Seridó potiguar, Dona Mônica nasceu em 5 de maio de 1915. Além de prefeita, foi a terceira mulher a conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Era casada com o ex-deputado estadual e produtor de algodão Francisco Seráfico Dantas, falecido em abril de 2009, aos 97 anos. Dona Mônica faleceu no ano 2000, deixando um legado de pioneirismo, serviço público e compromisso com o desenvolvimento social.

Rolar para cima