15 de julho de 2025

Segurança

Incidência de homicídios em Macaíba tem redução de 38,4% no primeiro semestre de 2025

Um relatório atualizado pelo Observatório Municipal de Segurança Pública, com base em informações da COINE/SESED, órgão interno Secretaria de Estado da Segurança Pública, mostra que Macaíba continua sendo um dos municípios potiguares de grande porte que têm demonstrado redução na incidência de crimes com desfecho letal.

Nos primeiros seis meses deste ano de 2025, foram registrados 15 homicídios em território macaibense, o que representa uma redução de 38,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram totalizados 23 homicídios.

Esse resultado é fruto de ações coordenadas e integradas de inteligência e vigilância entre órgãos locais e estaduais, contribuindo para a melhoria do quadro de Segurança Pública em âmbito municipal ao longo dos últimos anos, que têm resultado não só na redução de assassinatos, mas também de outros crimes como roubo e lesão corporal.

Direitos Humanos

ECA completa 35 anos com avanços históricos e desafios persistentes na proteção de crianças e adolescentes

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (15) uma sessão solene para celebrar os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), marco legal que transformou a infância e a adolescência em prioridade absoluta no Brasil. Criado em 1990, o ECA garantiu às pessoas de até 18 anos o reconhecimento como sujeitos de direitos, promovendo mudanças estruturais no sistema de proteção infantojuvenil, como a criação dos conselhos tutelares e a implementação de políticas públicas voltadas à educação e ao combate à exploração infantil.

A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) lembrou que o ECA é fruto de mobilização social intensa desde a Constituinte de 1988. A parlamentar destacou o papel de seu pai, Nelson Carneiro, então presidente do Senado, que colaborou na tramitação dos projetos que originaram o estatuto. A aprovação do ECA foi um divisor de águas ao substituir o antigo Código de Menores, considerado autoritário e punitivista, por uma legislação voltada à proteção integral, com base no artigo 227 da Constituição.

Apesar das conquistas, os desafios ainda são muitos. A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) apontou que ainda há situações em que crianças e adolescentes enfrentam abandono institucional, violência e falta de acesso a direitos básicos. Casos como os que motivaram a criação de leis como a do Menino Bernardo, a Lei Henry Borel e o Marco Legal da Primeira Infância mostram que a proteção plena ainda está longe de se consolidar, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade social.

A secretária-adjunta do Ministério dos Direitos Humanos, Carolina dos Reis, ressaltou o papel dos conselhos tutelares como agentes estratégicos na articulação entre comunidade, poder público e justiça. Ela reforçou que o ECA permanece atual ao defender uma infância tratada como prioridade, e não como problema. Trinta e cinco anos depois, o Estatuto continua sendo um símbolo da luta por dignidade, escuta e respeito à cidadania de milhões de brasileiros em formação.

Macaíba

Construção da UBS do Loteamento Esperança chega a 80% de execução

A construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Loteamento Esperança, bairro do Vilar, chegou a 80% de execução. O novo prédio terá 372,96 m² de área construída, está localizado na avenida Enock de Amorim Garcia e vai atender os moradores do Loteamento Esperança e do Residencial Campinas. A obra conta com investimento de R$ 1.329.630,24 com previsão de entrega para outubro deste ano.

A secretária municipal de Saúde, Sâmara Figueiredo, informou que esta será a primeira do município de ‘Porte II’. “A UBS de Loteamento Esperança contará com o atendimento de duas equipes de Atenção Básica, sendo dois dentistas, dois médicos, duas enfermeiras e três técnicas de enfermagem”, disse.

O empreendimento terá dois consultórios odontológicos, três consultórios médicos, duas salas de enfermagem, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta, sala de curativo, recepção com trinta lugares e dois banheiros adaptados (masculino e feminino) para os usuários, farmácia, área coberta para embarque e desembarque de ambulâncias, área coberta para atividades, e nove vagas de estacionamento para o público e funcionários.

A unidade terá ainda setor administrativo com sala de gerência, sala de esterilização, copa, almoxarifado, expurgo, depósito de material de limpeza, banheiro para funcionários, sala de atividades para agentes comunitários de saúde.

Além da Construção da UBS do Loteamento Esperança, a Prefeitura de Macaíba está construindo a UBS de Mangabeira I (Loteamento Santa Rosa), do bairro Auta de Souza, da Morada da Fé, anexos de Porteiras, de Lagoa Nova, e o posto de Saúde na Comunidade do Retiro.

Atualmente a Saúde de Macaíba conta com 28 unidades de saúde em pleno funcionamento, das quais 11 funcionam como Unidades Polos, com a aplicação de injetáveis e atendimento de pequenas urgências; e duas como Sentinelas, com funcionamento ampliado até às 20h.

Foto: Geraldo Neto

Rolar para cima