28 de março de 2025

Macaíba

Peixe do Povo 2025 vai distribuir 55 toneladas de pescado; cadastro começa quarta-feira

Na próxima quarta-feira (02/04), a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas) de Macaíba dará início ao processo de cadastramento do programa Peixe do Povo 2025. Todas as famílias macaibenses com pessoas inscritas no Cadastro Único com Número de Identificação Social (NIS) podem ter acesso ao benefício. Cada família terá direito a receber dois quilos de pescado. Ao todo, serão entregues cerca de 55 toneladas nesta edição.

Os documentos necessários para o cadastro são: RG, CPF, NIS e comprovante de residência de Macaíba. O horário de atendimento será das 9h às 15h. O cadastramento será feito primeiramente nos Polos Zona Rural I e II, correspondendo aos distritos de Traíras, Cajazeiras e suas comunidades e assentamentos vizinhos.

Na sequência, na quinta-feira (03/04), as equipes irão realizar o cadastramento dos beneficiários do Polo Zona Rural III, que contempla o distrito de Canabrava e sua área de abrangência, além do bairro Mangabeira e Bela Macaíba, incluindo localidades do entorno. Por fim, na sexta-feira (04/04), será a vez do Polo Centro, que inclui todas as comunidades urbanas e áreas de expansão. O cronograma completo está disponível no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Esse programa passou a ser novamente executado durante a primeira gestão do prefeito Emídio Jr. no ano de 2022. O objetivo é honrar e preservar a tradição secular da distribuição de peixes para beneficiar a população de baixa renda no período da Semana Santa, época sagrada para toda a comunidade cristã. A distribuição está prevista para ocorrer nos dias 15, 16 e 17/04, seguindo a mesma sequência aplicada durante o cadastramento. Todos os detalhes sobre horários e locais de cadastramento constam nas redes sociais da Prefeitura.

“A importância do programa Peixe do Povo é manter a tradição. O governo Emídio vem fazendo desde o seu primeiro ano de mandato. É a maior distribuição de pescado do Rio Grande do Norte para as famílias do Cadastro Único, atendendo zona urbana e zona rural do município. Além de manter a tradição, garante nesse momento tão tradicional que é a Semana Santa num governo que olha para os mais necessitados e garante os seus direitos, fomentando os benefícios eventuais e as políticas de segurança alimentar.”, declarou o titular da Semthas, Eriberto Freire.

Foto: Edeilson Morais

Política

TCU libera joias de Bolsonaro e contêiners de Lula: não são patrimônio público

O Tribunal de Contas da União decidiu que presidentes da República são donos dos presentes oferecidos por autoridades estrangeiras, já que não existe fundamento legal determinando que esses objetos se tornem bens públicos. A decisão da corte que fiscaliza as contas públicas impossibilita punição ao ex-presidente Jair Bolsonaro, nos casos de relógios e joias sauditas, e também Lula (PT), que levou para casa presentes como joias e relógios e, após o segundo governo, carregou 11 contêiners de mimos.

Todas as ações que questionavam o destino das joias presenteadas a Bolsonaro pela Arábia Saudita foram arquivadas no TCU.

O TCU também arquivou processos sobre o objetos de Lula, que a Polícia Federal encontrou em um cofre bancário.

Relator do processo no TCU, o ministro Antonio Anastasia encaminhou a decisão ao Congresso para que a “lacuna legislativa” seja avaliada.

Segundo Anastasia, o Senado e a Câmara dos Deputados podem avaliar a “conveniência e oportunidade de iniciar medidas legislativas”.

Cláudio Humberto

Macaíba

Desassoreamento do Rio Jundiaí segue para terceiro trecho

Nesta quinta-feira (27), o desassoreamento do Rio Jundiaí chegou à ponte da Rua Professor Caetano, no centro comercial de Macaíba, e seguirá para o terceiro trecho. A obra histórica, que visa minimizar os riscos de enchentes, está caminhando para a conclusão da segunda etapa, que é a remoção dos detritos e vegetação retirados do leito do manancial, no segundo trecho, a partir da ponte do Conjunto Tavares de Lyra.

O início do desassoreamento ocorreu imediatamente após a assinatura de autorização do prefeito Emídio Júnior no dia 27 de janeiro. A obra foi dividida em três trechos, partindo da BR 304 à ponte situada no Conjunto Tavares de Lyra; do referido conjunto até a ponte no centro comercial; e do centro percorrendo até o cais localizado no final da Rua José de Baltazar.

Conforme informou o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Billy Jean Viturino: “primeiramente, ocorre a limpeza das margens do rio para acesso do maquinário a fim de fazer o alargamento das margens, depois a limpeza do rio propriamente dito com a retirada de sedimentos e excesso de vegetação. Na sequência, vem o serviço de dragagem para aumentar a profundidade”. Os trabalhos são executados diariamente de domingo a domingo e em dois turnos.

Aproximadamente dois quilômetros serão desobstruídos e dragados, abrangendo uma área que se estende desde a ponte sobre a BR-304, logo após a rotatória para a comunidade de Araçá, até o cais. O volume estimado a ser recolhido do leito do rio é cerca de 15.000 m³.

Foto: Geraldo Neto

Rolar para cima