27 de fevereiro de 2024

Macaíba

Macaíba: Por um centro turístico e gastronômico para As Marias e Cajazeiras

A gastronomia promovida naquela área de Macaíba é riquíssima e valorizada por quem a consome… Além do tradicional beiju, tem o grude, tapioca, biscoitos, sequilhos e um artesanato de muita qualidade, sem falar no acolhimento de quem trabalha por lá.

Alô Sebrae-RN, Fecomercio-RN, Abrasel, DNIT, Prefeitura, Governo do Estado e suas secretarias de Trabalho, Agricultura, Cultura e Turismo! Tudo aquilo já deveria estar lindo, funcionando e gerando muito mais renda para a comunidade, com valor agregado e mídia espontânea.

O pastel de Tangará é um exemplo.

Se projetos existem, tá na hora de saírem do papel.

Macaíba

Macaíba vai repassar R$ 720 mil a artistas e produtores

Por meio de Editais já publicados pela Prefeitura de Macaíba, artistas e produtores poderão inscrever projetos a partir do dia 1º de março e concorrer a uma fatia dos mais de 720 mil reais destinados ao município por meio da Lei Paulo Gustavo.

A secretaria municipal de Cultura irá selecionar 133 projetos nas áreas de audiovisual, música, dança, teatro, circo, poesia e fotografia. Todo o processo já foi discutido com a classe artística, que participou ativamente da elaboração dos Editais.

Prazos, etapas, documentação exigida e outros detalhes estão nas redes sociais da Prefeitura.

“A cultura não se herda, conquista-se.”
André Malraux

Blog

Dengue: Mosquito prefere adolescentes e grávidas

Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com o maior número de casos de dengue no mundo. No início do ano, o Ministério da Saúde estimou o registro de até 4,2 milhões de casos em 2024.

Diante desse cenário, especialistas alertaram que algumas pessoas estão mais suscetíveis a serem picadas pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

O infectologista Matheus Todt, da S.O.S Vida, ressaltou que adolescentes e grávidas atraem mais o inseto. O especialista relatou que fatores como o calor corporal, o suor e alguns hormônios podem chamar mais atenção.

Todt também ressalta outro fator agravante: o padrão de respiração. Os mosquitos são atraídos pelo dióxido de carbono que emitimos ao respirar. Quanto mais rápida e ofegante a respiração, mais CO2 liberamos ao nosso redor.

No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isso explica o aumento de casos de dengue no verão. No Brasil, o número de casos já ultrapassa a marca dos 760 mil.

O infectologista acrescenta que roupas claras, manga longa e calça comprida podem reforçar a proteção, pois as roupas escuras atraem o mosquito e vestimentas muito coladas ao corpo permitem a picada.

Os mosquitos também são atraídos pelo sebo, uma substância oleosa que, apesar de proteger a pele, pode emitir um odor detectado por eles. Os repelentes, por sua vez, criam uma camada de vapor com um novo odor que impede os mosquitos de se aproximarem, sem necessariamente eliminá-los.

Rolar para cima