Sobre nossas bocas de ferro

Apesar de tantos anos presentes no cotidiano das nossas ruas, há quem ainda se incomode com o barulho que provocam além do ruge-ruge comum em dias de movimento no Centro da cidade. Os mais modernos começaram a classificar como “poluição sonora”. O certo é que em Macaíba os carros de som ainda se apresentam como meios eficientes de comunicação. Com mensagens curtas, objetivas e claras, transitam com destreza e coragem por todas as avenidas, ruas, e vielas, do asfalto à poeira. Anunciam de tudo a todos: campeonatos, matinês, luta de anão em circos, promoção de melancia, candidaturas, shows, ações da Prefeitura e notas de falecimento.

Houve um tempo em que a atividade era muito mais desafiadora. Carros eram adaptados para a sonorização. Os preferidos eram a Veraneio (Chevrolet) e Kombi (Volkswagen). Quase sempre transformados em quintais, sem nenhum critério técnico, viravam geringonças que mais fumaçavam e pifavam seus geradores, que desfilavam veiculando os anúncios contratados. Mas funcionavam, mesmo assim! Sobretudo numa época em que a linguagem era outra e as possibilidades de meios muito menores. Alguns eram comandados por locutores ao vivo, que passeavam à bordo com o discurso na ponta da língua, microfone flanelado na mão e um calor profissional; outros recorriam às fitas k-7 com mensagens gravadas com melhor produção, algo ultramoderno para aqueles tempos, mas que impediam a personalização da mensagem. Locuções ao vivo permitiam que as mensagens fossem dirigidas diretamente a quem passava, às figuras conhecidas da cidade, aos comerciantes…

Hoje muita coisa mudou! Não se vê mais bocas de ferro, que irradiavam longe e levavam qualquer voz ao outro lado da cidade, eram resistentes, entretanto não garantia tanta qualidade de sonorização. Os equipamentos são digitais, alto-falantes de última geração e mensagens gravadas que chegam ao operador do carro por nuvem, via internet. Mas a essência do meio continua a mesma! O carro de som continua presente onde sempre esteve, nas ruas de Macaíba, acordando os macaibenses, incomodando alguns, mas funcionando, sendo eficiente e fiel aos seus objetivos elementares.

Tudo isso a dizer para destacar também os macaibenses que se aventuram para manter vivo este meio. Dias atrás a @revistacoite tratou dos locutores e nesta postagem completa a homenagem.


O memorialista Marcelo Augusto nos relata que os mais antigos não esquecem a Pipoqueira de seu Galego, praticamente o primeiro carro de som de Macaíba, lá pelos idos dos anos 70, que era operado por Otávio, irmão do maestro Genivaldo. Otávio, o saudoso Ferreira Lima, também foi locutor da 87 FM Macaíba no início dos anos 2000, era marido da também saudosa dona Zefinha da Prefeitura.

Depois as comunicações públicas eram feitas pelo serviço de som da APC associação Pax Club, com o locutor Dioclécio do Barro Vermelho. Assunto que vai merecer uma postagem à parte.

Nos anos 80, Luiz Antônio chega e monta seu carro de som, uma Kombi com duas caixas Staner e duas bocas de ferro.

Depois, Fransimar Ferreira, o Mazinho, monta uma Veraneio como carro de som, a que ilustra esta postagem, e contrata o saudoso locutor Heriberto, que também teve seu próprio carro de som.

Referências justas a João Maria da Casa Velha, Francolin e a Tião do Rojão.

Mais tarde, Dudu inova com propagandas comerciais e ao vivo em frente às casas comerciais, sempre com irreverência e usando um carro de som montado por ele mesmo, todo paramentado.

Hoje o mercado é ocupado e liderado com competência técnica por Giba Som e JB comunicações, ao lado de Dudu, que ainda faz bem feito e com muita experiência.

Parabéns a todos esses guerreiros, empreendedores e mestres da comunicação verdadeiramente de massa, que, por todo esse talento, sempre irá funcionar, manter Macaíba viva, falante, integrada.

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