Com o objetivo de fortalecer o apoio aos pequenos negócios e promover a importância do empreendedorismo nas políticas públicas, o Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) lançou nesta terça-feira (30), a Cartilha do Candidato Parceiro do Pequeno Negócio. O evento de lançamento aconteceu na sede do Sebrae/RN em Natal, e reuniu representantes dos partidos políticos com candidatos às eleições, bem como os membros das instituições associadas ao pleito eleitoral, além de representantes do setor empresarial e da imprensa.
A cartilha aborda diversos temas de propostas para campanha e plano de governo, incluindo gestão municipal, sustentabilidade, compras governamentais, cooperativismo e crédito, empreendedorismo feminino e diversidade, empreendedorismo na escola e inclusão socioprodutiva. Essas propostas práticas podem ser incorporadas nas campanhas e nos planos de governo, apresentando o candidato como um aliado das micro e pequenas empresas.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, essa iniciativa busca fortalecer ainda mais a contribuição da instituição na formulação de políticas públicas mais eficazes e alinhadas com as necessidades dos pequenos negócios no Brasil.
Com a Cartilha do Candidato Parceiro do Pequeno Negócio, o Sebrae reafirma seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do país, destacando a importância de políticas públicas inclusivas e eficazes para o sucesso dos pequenos negócios.
Entre os principais pontos abordados na cartilha, destacam-se a desburocratização, com propostas que visam simplificar processos e reduzir a carga burocrática que muitas vezes dificulta a operação dos pequenos negócios, e o acesso ao crédito, com medidas para facilitar o acesso dos empreendedores a linhas de crédito com condições favoráveis.
O Sebrae tem um compromisso inegociável, de propiciar um ambiente de negócios cada vez mais saudável e seguro para todos que empreendem”, afirmou o diretor.
Participaram do evento de lançamento, o presidente do conselho deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso; o diretor superintendente, Zeca Melo; deputado estadual Kléber Rodrigues, presidente da Frente parlamentar das Micro e Pequenas Empresas da AL-RN; Marcelo Toscano, diretor de Operações, e Cátia Lopes, gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae-RN; Marcello Rocha, juiz de Direito de TRE-RN; Maurício Aguiar, coordenador de Relações Públicas e Institucionais do TCE-RN; Ricardo Valério, representante da secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão; além de representantes de instituições Bancárias, Conselhos e Federações.