Pesquisadores da UFC desenvolvem enxerto com pele de tilápia para tratar lesões oculares em cães

Técnica brasileira usa pele de tilápia em lesões de córnea de cães

Cientistas do Núcleo de Produção e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) criaram um enxerto inovador à base de pele de tilápia-do-nilo, destinado ao tratamento de úlceras e lesões graves de córnea em cães. A técnica, que já recuperou mais de 400 animais, utiliza uma membrana rica em colágeno como curativo no pós-operatório.

A matriz dérmica acelular, como é tecnicamente chamada, atua como um suporte para regeneração celular, protegendo a córnea lesionada enquanto libera colágeno de forma gradual e é absorvida pelo organismo. O material é especialmente promissor para cães braquicefálicos — como pugs, buldogues e shih-tzus —, que, por suas características anatômicas, estão mais sujeitos a danos na região ocular.

Em entrevista à Pesquisa Fapesp, a médica-veterinária Mirza Melo, coordenadora do estudo, explicou que a fabricação do biotecido envolve um processo laboratorial complexo, no qual são removidas as escamas e células da pele da tilápia, deixando apenas a estrutura colágena. Apesar disso, o custo de produção é consideravelmente menor em comparação com outras membranas biológicas importadas, feitas de tecidos bovinos ou suínos.

Um estudo clínico com 60 cães mostrou que o tempo de cicatrização e recuperação com o enxerto de tilápia foi mais rápido do que com outras técnicas. O sucesso da abordagem já inspira novas pesquisas, incluindo possíveis aplicações em humanos e em cirurgias cranianas.

Rodrigo Becco, doutorando em medicina translacional pela UFC, destacou à Fapesp que a matriz dérmica da tilápia apresenta propriedades semelhantes às da dura-máter — a meninge que reveste o cérebro —, sendo altamente maleável, eficaz como barreira mecânica e sem provocar inflamações. O próximo passo é obter a liberação do Comitê de Ética da universidade para iniciar os testes em humanos.

A descoberta foi destaque no programa CNN Good News, voltado a iniciativas que promovem um futuro mais positivo. A atração é exibida todas as sextas-feiras, às 20h, no canal da CNN Pop no YouTube, em parceria com o projeto de adoção animal Adote ViCa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima