O forró pode se tornar Patrimônio da Humanidade

Até o dia 14 de setembro acontece o 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, na cidade de Lille, integrando a Temporada Brasil-França 2025, em celebração aos 200 anos das relações bilaterais entre os dois países. Além da programação artística, o festival marca um passo importante para a candidatura do forró como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, com a entrega simbólica do dossiê elaborada pelo Iphan.

O Rio Grande do Norte está representado no festival pelos artistas Deusa do Forró, Cláudio Araújo e Jarbas do Acordeon, que se apresentam no domingo (14), às 20h. Os dois últimos, que também são coordenadores do Fórum Estadual de Forró de Raiz, reforçam a presença potiguar na defesa das tradições do gênero. Ainda no mesmo dia, das 12h às 13h30, Cláudio Araújo conduzirá a palestra “Ensino Coletivo e o Universo do Forró: A prática das Orquestras Sanfônicas no Rio Grande do Norte”, destacando a experiência das sanfônicas criadas no estado entre 2008 e 2010.

Os três artistas já haviam subido juntos ao palco em Natal, no último dia 31 de julho, durante o projeto “Pôr do Sol na Rampa”, realizado pela Fundação José Augusto e a Secretaria de Estado da Cultura. A apresentação gratuita foi uma prévia para o público potiguar conhecer os representantes locais que levarão o forró de raiz para a França. Com carreiras consolidadas e atuação destacada na preservação da cultura nordestina, eles simbolizam a força da tradição musical do RN no cenário internacional.

O Festival Internacional do Forró de Raiz conta com a parceria do Consórcio Nordeste, da Secretaria de Cultura da Paraíba, da Associação Cultural Balaio Nordeste e da associação francesa Lille3000. A programação inclui shows, oficinas, palestras e debates, reunindo pesquisadores, artistas e instituições culturais. Para além da música, o encontro promove o intercâmbio cultural e fortalece a luta pelo reconhecimento do forró como patrimônio mundial, ampliando sua visibilidade e reafirmando sua importância como expressão da identidade brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima