Gestores e coordenadores da rede municipal de Ensino de Macaíba participaram da Rota da Liberdade, roteiro histórico e cultural desde o Solar Ferreiro Torto até a comunidade quilombola de Capoeiras, na manhã dessa sexta-feira (25). A atividade faz parte da programação em comemoração aos 147 anos da cidade e foi realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) com apoio da Educação. O objetivo foi apresentar aos educadores parte da história e o potencial turístico de Macaíba.
O grupo visitou o Solar Ferreiro Torto, o Baobá de Jundiaí, a Capela de Canabrava e a comunidade quilombola de Capoeiras. “Hoje nós estamos fazendo a rota liberdade. Um momento de trazer os professores para conhecerem um pouco mais da história de Macaíba. Daqui a gente parte até à comunidade de Capoeiras, fazendo uma relação sobre a importância do negro na história de Macaíba e pensando numa proposta para um futuro roteiro turístico na cidade”, explicou o Secretário Municipal de Cultura, Sérgio Nascimento.
Em Capoeiras, os professores foram recebidos pela presidente da associação de moradores, Maria Barbosa. Ela apresentou a Agroindústria de Beneficiamento de Mandioca e o cruzeiro da comunidade. “A cruz é um sinal de liberdade, é um sinal de vitória para o povo de Capoeiras”, disse ela.