
A programação do Agosto da Cultura chega ao fim nesta sexta-feira, 22 de agosto, Dia do Folclore, com uma grande celebração na Praça Paulo Holanda Paz. Desde a quarta-feira, 20, a cidade vem respirando cultura com apresentações de Boi de Reis, Carimbó, capoeira, exposição de artesanato e teatro, que encantaram caravanas estudantis de escolas públicas e privadas, além dos alunos da APAE. Crianças e adolescentes vibraram com os movimentos, as cores e a energia dos artistas que se apresentaram.
Na tarde de quarta-feira, o evento seguiu com mais manifestações da cultura macaibense, incluindo a participação de povos tradicionais, como a comunidade cigana. Um dos momentos marcantes foi a performance da Associação Cultural do Bom Pastor, que trouxe o Boi de Reis para o centro da cena. O mestre do grupo destacou a importância de valorizar os grupos folclóricos: “Isso é muito importante para os grupos, como os de Boi de Reis, participar da Semana do Folclore. Quero dizer que o prefeito e a Secretaria de Cultura de Macaíba estão de parabéns pela organização e por valorizar os grupos raízes. A gente fica muito feliz, porque nem todos trazem a cultura Boi de Reis para fazer cultura, só trazem os grandes shows e esquecem os pequenos grupos folclóricos.”
Presente na abertura da programação, o prefeito Emídio Jr. ressaltou o papel do evento em evidenciar as tradições locais. Segundo ele, às vésperas do Dia do Folclore, é essencial que o município mostre ao público a riqueza de sua produção cultural. “Avançamos bastante na cultura, assim como em outros setores, e precisamos mostrar esse novo patamar da nossa produção artística”, afirmou.
Ontem, quinta-feira, 21, a Casa de Cultura Popular Nair de Andrade Mesquita recebeu a abertura da exposição “Novo Antigo”, que ficará disponível para visitação durante 15 dias, de segunda a sexta, das 8h às 15h.
Hoje, a partir das 14h, a Praça Paulo Holanda Paz se transforma novamente em palco para uma mostra cultural e audiovisual com artistas contemplados pela Lei Paulo Gustavo, além de exposição de artes plásticas, apresentações de povos de terreiro, dança, teatro e música. O encerramento será em ritmo de forró com o quarteto Kabas da Peste. Toda a programação é gratuita e aberta à população.
A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio do Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo, reunindo diferentes expressões artísticas em um grande tributo às tradições culturais.
Foto: Edeilson Morais – Secom-PMM

