A bodega de Seu Pedro

O amigo e memorialista Marcelo Augusto nos brinda com mais uma página de suas recordações sobre a Macaíba de ontem que ainda vive na memória de quem ama esta terra:

“A bodega de seu Pedro Américo, na rua Frei Miguelinho com a rua Severino Galdino, nos remete a um passado glorioso, mágico, onde tudo estava dentro da honestidade, da amizade e da honradez.

Tive a grande honra de conhecer seu Pedro. Um homem distinto, de educação britânica, sereno e de amigos verdadeiros.

Era casado com dona Aparecida e pai de Maria e Antônio, meus amigos de infância, e dono da bodega que abastecia muitos lares macaibenses, pois era um tempo em que ainda não se falava em supermercados; havia apenas as bodegas, as feiras e um mercado no centro da cidade.

O prédio demonstra a depreciação natural do tempo, mas ainda nos inspira a contar as histórias dessa cidade que é de todos nós e de cada um.

Aliás, a história de seu Pedro é patrimônio da história do nosso comércio, quando ainda se falava em cuia, quarta e se comprava óleo de soja num copo de geleia.

Quem tiver a mesma idade que eu, lembrará; e que os mais novos possam refletir sobre o quão importante é conhecer nossa história.”

Texto e foto: Marcelo Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima