Saúde

Macaíba inicia inserção do Implanon na rede municipal de saúde

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã da quarta-feira (21), a inserção do implante contraceptivo subdérmico (Implanon) em 25 pacientes do município, com idades entre 14 e 49 anos. As usuárias foram selecionadas pelas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, com eficácia de até três anos, inserido sob a pele do braço e reconhecido pela alta efetividade.

Durante a ação, também foi realizada a certificação de mais dez profissionais da rede municipal de saúde, sendo seis enfermeiros das Unidades de Saúde de Tapará, As Marias, Loteamento Esperança, José Coelho, Cana Brava e Mangabeira, além de quatro médicos das unidades de Traíras, Bela Macaíba, Campinas e Campo da Santa Cruz, todos habilitados para a inserção do dispositivo por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

Anteriormente, o município já havia capacitado quatro profissionais da Atenção Básica, três enfermeiras e uma médica, das Unidades de Saúde de Morada da Fé, Potengi e Lagoa dos Cavalos, ampliando a oferta do método na rede municipal.

Entre as pacientes atendidas está Larissa Vital da Silva, de 18 anos, selecionada para a utilização do método por apresentar ovários policísticos e anemia decorrente de sangramento menstrual intenso. “Estou tranquila, foi tudo bem explicado. Conviver com ovário policístico não é fácil, mas hoje me senti acolhida. O Implanon foi indicado para me ajudar a cuidar da minha saúde e do meu futuro”, relatou.

O município de Macaíba recebeu do Ministério da Saúde 293 unidades do implante subdérmico e está entre os dez primeiros municípios do Rio Grande do Norte selecionados para receber o dispositivo, cujo custo unitário varia entre R$ 2 mil e R$ 4 mil.

A oferta do Implanon ocorrerá de forma gradativa, conforme avaliação clínica e indicação profissional. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as interessadas procurem sua Unidade Básica de Saúde de referência para obter informações e realizar a avaliação necessária.

Secom PMM

Foto: Rodrigo Galvão