22 de outubro de 2025

Cidadania

Justiça na Praça e Prefeitura nas Comunidades oferecem serviços à população nesta quinta, dia 23

Os programas Justiça na Praça do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e Prefeitura nas Comunidades acontecem na próxima quinta-feira (23/10), na Avenida Mônica Dantas, das 8h às 17h, em Macaíba. Serão ofertados diversos serviços de saúde, assistência social, empreendedorismo e utilidade pública em geral. Ambos integram a programação relativa aos 148 anos de Emancipação Política.

Um dos maiores destaques do dia será o casamento comunitário, com 30 casais que irão formalizar a sua união perante a sociedade, tendo todas as despesas com o processo garantidas pela esfera pública. Também haverá atendimento médico, odontológico, psicossocial e jurídico, confecção de CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor, ajuizamento de ações, atualização da caderneta de vacinação infantil e juvenil, oficina de pintura e dobradura, cadastro para tarifa social da Cosern e troca de material reciclável por desconto na conta, distribuição de mudas e, ainda, vacinação de cães e gatos. Tudo isso concentrado em um só espaço.

Esse programa do Poder Judiciário oferece uma série de serviços de forma gratuita, aproximando-os da população em geral, facilitando assim o acesso e a efetiva prestação jurisdicional. O Justiça na Praça é desenvolvido pelo Núcleo de Ações Socioambientais (NAPS), tendo como objetivo oferecer à coletividade o maior número de serviços de justiça estadual e de diversas outras instituições públicas municipais e estaduais.

Por sua vez, Prefeitura nas Comunidades é uma iniciativa da gestão municipal, realizada pela primeira vez no mês de julho. O propósito é aproximar os serviços disponibilizados diariamente pelas diversas pastas da Prefeitura dos populares das comunidades urbanas e rurais, principalmente aqueles que trabalham durante os dias úteis da semana e não têm como acessar esses atendimentos.

 

Igreja Católica

Dia de São João Paulo II, o Papa que transformou fé em ponte para o mundo

Karol Józef Wojtyła nasceu em 1920, na pequena cidade de Wadowice, na Polônia, em meio a tempos difíceis que moldaram seu espírito resiliente e profundamente humano. A perda precoce da mãe, do irmão e do pai marcou sua infância e juventude. Quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia, em 1939, o jovem estudante viu seus sonhos interrompidos com o fechamento da Universidade Jaguelônica. Para sobreviver, trabalhou em uma pedreira e em uma fábrica química, escapando da deportação e amadurecendo a fé que o levaria, ainda em plena guerra, ao seminário clandestino de Cracóvia.

Ordenado sacerdote em 1946, Wojtyła dedicou-se à formação intelectual e espiritual do clero e dos jovens universitários, tornando-se um dos mais influentes teólogos de sua geração. Sua ascensão na Igreja foi marcada pela serenidade e pela firmeza de um pastor comprometido com o diálogo e a dignidade humana. Nomeado arcebispo de Cracóvia em 1964 e criado cardeal três anos depois, teve papel decisivo no Concílio Vaticano II, especialmente na redação da Constituição Gaudium et Spes, que reafirmou o papel da Igreja diante dos desafios do mundo moderno.

Em 16 de outubro de 1978, o mundo testemunhou um marco histórico: Karol Wojtyła foi eleito Papa, tornando-se o primeiro pontífice polonês e o primeiro não italiano em mais de quatro séculos. João Paulo II inaugurou um pontificado vibrante e missionário, percorrendo 129 países e falando em 11 idiomas, em um esforço incansável para aproximar povos, religiões e culturas. Criou as Jornadas Mundiais da Juventude, promulgou o Catecismo da Igreja Católica e publicou encíclicas de grande impacto social, como Laborem Exercens e Centesimus Annus. Mesmo após o atentado que quase lhe tirou a vida, em 1981, respondeu ao ódio com o perdão, visitando o agressor na prisão, gesto que marcou para sempre sua imagem de líder espiritual e humanista.

João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005, aos 84 anos, no Vaticano, após quase 27 anos de pontificado. Sua morte comoveu o mundo, e milhões de fiéis se reuniram na Praça São Pedro para se despedir daquele que havia transformado o papado em um símbolo global de esperança. Beatificado em 2011 e canonizado em 2014, João Paulo II permanece como um dos maiores protagonistas da história contemporânea da Igreja. Seu legado é o de um homem que fez da fé um instrumento de diálogo, da dor um caminho de amor e da liderança um serviço à humanidade.

Defesa dos Animais

Prefeitura de Macaíba inicia processo para implantação do serviço de castração de cães e gatos

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo importante na promoção do bem-estar animal e da saúde pública. Foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM nº 1807) a pesquisa mercadológica para contratação de empresas especializadas em castração cirúrgica de cães e gatos, que irão atender às demandas do Centro de Controle de Endemias.

A iniciativa tem como objetivo implantar, de forma permanente, o serviço de castração no município, contribuindo para o controle populacional de animais e para evitar o abandono e melhorar a qualidade de vida dos pets e da população.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sâmara Figueiredo, o processo marca o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas ao cuidado animal. “Estamos iniciando um processo licitatório para contratar empresas especializadas em castração cirúrgica de cães e gatos. Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão com o bem-estar animal e a saúde pública, promovendo o controle populacional e garantindo qualidade de vida para toda a população, de forma acessível e eficiente”, disse a gestora da saúde municipal.

Sâmara enfatizou ainda que com essa implantação, “Macaíba dá mais um passo rumo a uma cidade mais saudável, responsável e humanizada, fortalecendo o trabalho do Centro de Controle de Endemias e ampliando as ações de prevenção e cuidado com os animais”, finalizou.

Foto: Edeilson Morais

Rolar para cima