21 de julho de 2025

Macaíba

Morte de paciente atendida em Macaiba não teve relação com procedimento odontológico, aponta Inquérito Policial

A morte de uma paciente de 34 anos, ocorrida em 26 de maio após atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Campestre, em Macaíba, não teve relação com o procedimento realizado. A conclusão é do inquérito policial conduzido pela 20ª Delegacia de Polícia de Macaíba, sob responsabilidade do delegado Tiago Praxedes. O relatório final, já encaminhado ao Poder Judiciário, descartou qualquer vínculo entre o atendimento prestado e o óbito.

Com base em laudo necroscópico do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) e nos depoimentos do esposo da paciente e dos profissionais envolvidos, a investigação apontou que a causa da morte foi uma hemorragia cerebral espontânea decorrente da ruptura de um aneurisma. Segundo o delegado, não foram encontrados indícios de imperícia, imprudência ou negligência por parte da equipe de saúde da UBS.

O laudo técnico detalha que a paciente sofreu uma hemorragia subaracnoide maciça, causada pela ruptura de um aneurisma localizado na região do polígono de Willis. Também foram observados hematomas compatíveis com as manobras de reanimação realizadas na tentativa de salvamento. O exame toxicológico detectou a presença de lidocaína, anestésico comum em procedimentos odontológicos, sem indicar overdose ou qualquer relação com o quadro que levou à morte.

A autoridade policial requisitou um laudo complementar para esclarecer se haveria algum vínculo entre o atendimento odontológico e a hemorragia cerebral. O parecer técnico afastou essa hipótese, reiterando que não há elementos que sustentem relação causal direta entre o procedimento e o óbito.

A paciente passou mal por volta das 8h30, durante o atendimento na UBS localizada no bairro Bela Macaíba. Após os primeiros socorros prestados na unidade, incluindo massagem cardíaca, foi transferida para a UPA de Parnamirim, onde morreu por volta das 18h do mesmo dia.

Foto: Edeilson Morais

Municípios

Saúde de Macaíba tem projetos para UBS e kits de equipamentos selecionados no novo PAC

O Município de Macaíba foi contemplado através do Novo PAC Saúde 2025 com uma unidade básica de saúde (UBS), seis combos de equipamentos para modernizar e melhorar as UBS’s e um kit telessaúde, com equipamentos multimídia para estruturação de sala para teleconsulta. O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira, reflete o comprometimento da gestão do prefeito Emídio Júnior e da secretária de Saúde, Sâmara Figueiredo, por meio da apresentação dos projetos selecionados.

O prefeito Emídio Júnior enfatizou que dentre os 800 municípios brasileiros contemplados para receber uma nova Unidade de Saúde, no PAC Saúde 2025, Macaíba está no meio deles. “Vamos receber uma nova unidade básica de saúde, seis kits para equipar nossas UBS e um kit de teleconsulta. É importante dizer que vamos concretizar todos os passos para esses benefícios chegarem a nossa população”, afirmou.

A secretária de Saúde , Sâmara Figueiredo, informou que a nova UBS será de porte II, ou seja terá duas equipes. “Essa nova UBS vai ser implantada no Bairro de Bela Macaíba, e irá substituir um prédio alugado”, informou.

De acordo com a secretária de Saúde, cada combo que será recebido contém 16 equipamentos definidos pelo programa, para garantir a estrutura necessária para a qualificação dos serviços da Atenção Primária que são: Câmara fria exclusiva para vacinas; Retinógrafo portátil; Espirômetro digital; Dermatoscópio; Eletrocardiógrafo Eletrocautério (bisturi elétrico); Desfibrilador externo automático; Doppler Vascular; Laser para fisioterapia; Ultrassom para fisioterapia; Balança portátil até 200kg; TENS e FENS; Dinamômetro; Cadeira de rodas; Fotóforo; Tábua de propriocepção.

Foto: Maxson Savelle

Rolar para cima