8 de julho de 2025

História

Natal: A Cidade Alta arqueja, mas não se entrega

Do alto dos 18 andares do imponente, mas decadente Edifício Ducal Palace, assistiram o fim de uma era. Inaugurado em 1976, aquele era um espaço de requinte e badalação. Em frente, o abandono da Praça Kennedy não conta sua História; a de que foi construída em homenagem aos acordos que o ex-governador Aluízio Alves manteve com o então presidente americano. O busto ostentado do político já é réplica. O original foi substituído pela Prefeitura depois de uma tentativa de furto.

Por trás da antiga Matriz, a também antiga Praça da Alegria, desde 1888 é Praça Padre João Maria, tributo ao Vigário de Natal.

Para além da ótima localização geográfica, o Centro de Natal merece sobreviver. É berço e guardião de muitas páginas da nossa História. É uma questão urbanística, econômica e de muito respeito.

Antiga fachada da Loja Maçônica 21 de Março, na Cidade Alta

 

 

 

 

 

Educação

Secretaria de Educação de Macaíba promove Seminário de Boas Práticas Pró-Alfa RN

Na tarde desta segunda-feira (07/07), a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Macaíba promoveu o Seminário de Boas Práticas Pró-Alfa RN, que consiste em um programa de formação continuada em alfabetização para profissionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, que lidam com alunos do 1º ao 5º ano. Foram contabilizadas cerca de 350 inscrições.

“A importância desse seminário consiste, primeiramente, na sua capacidade de reunir educadores do âmbito da alfabetização, promovendo um ambiente colaborativo. Tem como objetivo compartilhar as boas práticas desenvolvidas nas unidades escolares durante o percurso formativo do Pró-Alfa RN.”, explicou Andrezza Simões, coordenadora de Formação Permanente da SME. O terceiro e atual módulo do Pró-Alfa foi iniciado no mês de março do corrente ano.

A programação desse seminário está no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), sendo direcionada para gestores escolares e equipe técnica, coordenadores pedagógicos e professores dos anos iniciais da etapa do ensino fundamental, com apresentações de relatos de experiências exitosas em sala de aula.

A mesa das autoridades foi composta pelo prefeito Emídio Júnior; vereadora Érika Emídio (presidente da Câmara Municipal); secretário municipal de Educação, Ademar Silva Júnior; secretária adjunta, Ilka Galvão; coordenador geral do Setor Pedagógico, Telvano Lima; articuladora Estadual da Renalfa e representante da Undime RN, Simone Cortez; articulador estadual da SEEC/RN 1ª Direc : Antonio Rosembergue; articuladora municipal do Renalfa-CNCA, Aldenira Teixeira; articuladoras regionais do Renalfa-CNCA, Ana Lúcia Nóbrega, Manuela Izidio e Noélia Queiroz; e articuladores municipais do território: Régia Silvestre (Natal), Adriana Cândido (São Gonçalo do Amarante) e Joaquim Mafaldo (Extremoz).

Foto: Edeilson Morais

Rolar para cima