22 de novembro de 2024

Igreja Católica

Padre Nunes deixa a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida

Seu carisma, habilidade na comunicação e acolhimento, domínio do evangelho e dom para a música o fazem um dos padres mais populares da Igreja Católica no Rio Grande do Norte. Padre Nunes é uma unanimidade!

Por decisão do episcopado, que promoveu um grande remanejamento de sacerdotes na região metropolitana, Padre Nunes deixou a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, conhecida pelas grandes celebrações com oração de cura e libertação, e também a comunidade católica de São Judas Tadeu, no conjunto Jiqui.

Foram 33 anos dedicados ao pastoreio dessas comunidades.

Padre Nunes segue para a Paróquia de São João Batista, também em Natal. Segundo o próprio, feliz em ter cumprido um papel importante para a formação religiosa de milhares de fiéis, em obedecer a hierarquia da igreja e trilhar os caminhos traçados por Deus.

Obrigado e parabéns, Padre Nunes!

Educação

Matrículas da rede de ensino de Macaíba começam no dia 26 de novembro

A Secretaria Municipal de Educação inicia no próximo dia 26 de novembro as matrículas para o ano letivo 2025. As renovações e novas matrículas serão realizadas na secretaria das escolas, conforme calendário seguindo as etapas de ensino.

As renovações das matrículas para estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista, transtornos funcionais específicos e altas habilidades (superdotação) acontecem de 26 a 29 de novembro, e as novas matrículas no período de 02 a 06 de dezembro. A educação infantil, creche e pré-escola (níveis 2, 3, 4 e 5) realiza as renovações das matrículas de 09 a 15 de dezembro e matriculas no período de 16 a 20 do mesmo mês.

Já o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) realiza a renovação de matrículas de 23 a 30 de dezembro e a matrícula de novos alunos entre os dias 02 e 10 de janeiro de 2025. Por fim, o ensino fundamental – EJA (período 1, 2 ,3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) matricula e renova as matriculas de 13 a 17 de janeiro de 2025.

A matrícula antecipada ocorre para possibilitar às escolas a organização dos recursos necessários à acessibilidade física, linguística e pedagógica. O plano de atendimento individualizado, laudo ou parecer que indique a necessidade educacional tem a apresentação imprescindível no ato da matrícula, para que a escola conheça as necessidades do estudante antes que se inicie as aulas.

Vale lembrar que as matriculas e renovações serão efetuadas pelos pais ou responsáveis na unidade de ensino onde a criança estuda ou deseja estudar, no horário de expediente da escola. Para alunos novatos, os responsáveis devem apresentar cópias do RG, CPF, NIS do (a) estudante, comprovante de residência, declaração de transferência ou histórico escolar, cartão do SUS e documento que informe a condição de Necessidades Educacionais Especiais – NEE (quando estudante da educação especial). Para alunos veteranos, é necessário apresentar a documentação apenas em caso de necessidade de atualização.

Foto: Luan Alves

 

Homenagem

Câmara de Macaíba celebra o Dia da Consciência Negra

Pelo quarto ano consecutivo a Câmara Municipal de Macaíba realiza Sessão Solene em homenagem a influência afro na cultura local. O evento aconteceu nesta quarta, 21, e foi especial, já que em 2024 o nosso país celebra pela primeira vez o Dia Nacional da Consciência Negra.

Em meio a danças, batuques e reverência aos que fizeram História, vereadores e convidados fizeram um balanço dos avanços conquistados pela população negra macaibense e discutiram caminhos importantes em vários âmbitos, como o acesso a educação, saúde de qualidade; preservação cultural material e imaterial; geração de oportunidades de emprego e renda e outros temas.

Destaque para a participação da comunidade quilombola Capoeiras e para a representação do Terreiro de Dedé Macambira, pelas religiões de matriz africana.

Como acontece todos os anos, a proposição da Sessão Solene foi da vereadora Érika Emídio, que também é autora da Lei Municipal que determina o ensino da História de Macaíba em todos as unidades escolares, incluindo o protagonismo dos negros na construção da identidade macaibense.  

Foto: Márcio Lucas

Rolar para cima