25 de março de 2024

Macaíba

Macaibense: 120 anos do governo Tavares de Lyra

Nesta segunda, 25, lembramos os 120 anos da posse do macaibense Augusto Tavares de Lyra como Governador do Estado.

É preciso celebrar a História e respeitar quem a escreve, prestigiando cada página, cada feito.

Macaíba tem muito de quem se orgulhar e a classe política jovem das terras de Coité precisa mirar em exemplos como o de Tavares de Lyra, que também foi Ministro e teve seu nome inscrito no livro do Mérito Nacional. O Presidente Getúlio Vargas afirmou que era uma relíquia histórica do nosso país, pela soma de encargos que teve sob sua responsabilidade, nos quais honrou a vida pública nacional.

Nasceu em 25 de dezembro de 1872, filho do coronel Filho de Feliciano Pereira de Lyra Tavares e Maria Rosalina de Albuquerque Vasconcelos. Construiu importante carreira política sempre voltando-se às necessidades do Rio Grande do Norte.

Realizou seus estudos em Macaíba, Natal e em Recife ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito de Recife em 1888.

Em 1915, fez o doutorado em Direito pela Faculdade do Rio de Janeiro.

Político militante, ocupou os mais elevados cargos e funções públicas: deputado estadual, deputado federal, governador do Rio Grande do Norte de 25/3/04 a 05/11/06; ministro da Justiça no governo de Afonso Pena; ministro da Viação e Obras Públicas e, interinamente, ministro da Fazenda no governo de Venceslau Brás. Ocupou mais uma vez o Ministério da Justiça e Negócios Interiores, dessa vez como interino, e foi ainda, a partir de 1919, ministro e Presidente do Tribunal de Contas da União, por onde se aposentou (1941). Foi mediador de conflitos no Rio Grande do Sul durante a revolução gaúcha (1923); autor de vários livros e professor em diversas Universidades; sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Faltando poucos dias para completar 86 anos, o macaibense Tavares Lyra morreu em 22 de dezembro de 1958, no Rio de Janeiro.

Blog

Entre a bajulação e a informação

O mestre das palavras Cassiano Arruda Câmara lembrou ao Gato Preto que domingo, o de Ramos, também foi Dia do Direito à Verdade. Com a devida vênia do veterano, misturo sua nota com outra, da mesma edição em que a Tribuna do Norte celebrou seus 74 anos de impressos.

Em sua Cena Urbana, o professor Vicente Serejo ensinou que “se o governo e a oposição reclamam da imprensa, é um ótimo sinal. Jornalismo é informação; marketing é louvação. Jornalismo é aliado da sociedade; marketing é aliado do poder.”

Macaíba

Prefeitura de Macaíba promove espetáculo para lembrar a paixão de Cristo

Para relembrar a vida, a Paixão, a morte e, principalmente, celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, a Prefeitura de Macaíba realiza, pelo segundo ano consecutivo, o espetáculo da Paixão de Cristo, protagonizado nesta edição por diversos grupos de teatro locais, dentre os quais, Companhia Teatral Nascidos da Cultura, Filhos da Arte e o Grupo de Teatro de Cajazeiras.

A primeira apresentação acontecerá na noite desta quarta-feira (27/03), na Praça José Amorim (Praça da Igreja Matriz), começando por volta das 20h. A segunda apresentação ocorrerá em plena Sexta-Feira da Paixão (29/03), em frente à capela do distrito de Cajazeiras, também a partir das 20h.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento, aproximadamente 100 pessoas estão envolvidas na produção e no elenco da peça. Grande maioria do elenco é composta por jovens atores macaibenses, tanto da zona urbana quanto da zona rural.

Parabéns à gestão municipal por incentivar a preservação da tradição cristã, envolvendo jovens nesta produção. Para além de uma manifestação de fé e atividade de integração social, é também um investimento na formação de uma cultura de paz, tão necessária em dias de hoje.

Rolar para cima