![]()
Neste 13 de maio, fiéis ao redor do mundo celebram o Dia de Nossa Senhora de Fátima, data que marca a primeira aparição da Virgem Maria a três crianças pastoras na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, no ano de 1917. A ocasião é lembrada com missas, procissões e orações, especialmente no Santuário de Fátima, que se tornou um dos maiores centros de peregrinação mariana do mundo.
Segundo os relatos históricos e religiosos, a Virgem Maria apareceu a Lúcia dos Santos, de 10 anos, e seus primos Francisco e Jacinta Marto, de 9 e 7 anos, respectivamente. As aparições se repetiram nos dias 13 de cada mês, entre maio e outubro daquele ano, trazendo mensagens de paz, penitência e oração, com destaque para a recitação diária do terço.
Durante essas manifestações, Nossa Senhora revelou três segredos, posteriormente conhecidos como os “Segredos de Fátima”, que envolveram visões do inferno, a previsão do fim da Primeira Guerra Mundial, o surgimento de uma nova guerra (Segunda Guerra Mundial) e perseguições à Igreja.
A fé dos três pastorinhos impressionou os fiéis e foi reconhecida pelo Vaticano. Jacinta e Francisco foram canonizados em 2017, e o processo de beatificação de Lúcia está em andamento. A devoção a Nossa Senhora de Fátima continua a atrair milhões de devotos que veem em sua mensagem um chamado à conversão e à esperança.

