
Na sessão legislativa da última terça-feira, 02 de setembro, a presidenta da Câmara Municipal de Macaíba, Érika Emídio, apresentou proposições com foco em áreas essenciais para o desenvolvimento social: saúde mental, infraestrutura rural e educação. A primeira e mais impactante proposta da parlamentar foi a solicitação para que a Prefeitura garanta a presença de psicólogos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A medida é de extrema importância, pois a saúde mental é uma pauta urgente, muitas vezes negligenciada. Oferecer atendimento psicológico em nível de atenção básica facilita o acesso da população a serviços de apoio, ajuda na prevenção e tratamento de transtornos e contribui para a redução do estigma. A iniciativa mostra um olhar sensível para o bem-estar emocional e psicológico da comunidade.
Além da saúde mental, a presidenta Érika Emídio demonstrou preocupação com as condições de locomoção da população rural. A vereadora solicitou à administração municipal a manutenção de todas as estradas vicinais. A conservação dessas vias é vital para a população das comunidades e distritos, pois assegura o escoamento da produção agrícola, facilita o transporte de estudantes e garante o acesso a serviços básicos. Estradas em boas condições são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, promovendo segurança e reduzindo o tempo de deslocamento. A proposição, portanto, atende a uma demanda prática e fundamental para uma parcela significativa da população.
Ainda durante a sessão, a vereadora apresentou proposição para que a secretaria municipal de Educação oferte aulões gratuitos para os estudantes que se preparam para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano. A iniciativa é uma valiosa oportunidade para os jovens que não têm condições de arcar com os custos de cursos preparatórios, ajudando a nivelar a oportunidade de acesso ao ensino superior. Os aulões, com revisões de conteúdo e dicas para a prova, podem fazer a diferença na nota final dos candidatos, abrindo portas para um futuro promissor.

