
O jovem enxadrista potiguar Pedro Lucas já está a caminho de Barranquilla, na Colômbia, onde representará o Brasil na Olimpíada Mundial Juvenil de Xadrez Sub-16, que começa amanhã e segue até o dia 23. Ele é o único nordestino da delegação, formada por quatro atletas: dois do Paraná, um de São Paulo e ele, natural de Natal, no Rio Grande do Norte. A presença de Pedro é motivo de orgulho para a região e reforça a importância de incentivar talentos esportivos desde cedo.
A trajetória de Pedro no xadrez começou aos 9 anos, motivado pelo incentivo da família. Em pouco tempo, dominou os movimentos e passou a se destacar em competições. Treinado pelo Mestre Internacional Máximo Iack, o potiguar acumulou títulos expressivos, entre eles campeonatos estaduais sub-12, o ouro nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, o vice-campeonato brasileiro em sua categoria e a participação nos Jogos Escolares Brasileiros. Sua evolução no esporte reflete dedicação, disciplina e amor pelo tabuleiro.
Estudante do 8º ano no Colégio das Neves, Pedro conquistou neste ano o título de campeão da categoria Sub-15 Absoluto no Aberto do Brasil – XIV Torneio Bobby Fischer, realizado em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 21 e 23 de março. O torneio, parte do Circuito Nacional de Xadrez, reuniu grandes nomes da modalidade e evidenciou a inteligência, a concentração e a estratégia do jovem enxadrista, que levou mais um troféu para sua escola e para o Rio Grande do Norte.
O xadrez, além de ser um esporte que exige raciocínio rápido e pensamento estratégico, contribui para a formação intelectual e emocional de seus praticantes. A história de Pedro Lucas mostra que talento aliado a treino e perseverança pode levar jovens atletas a competir em nível mundial. Que sua participação na Colômbia seja mais um passo rumo a novas vitórias e que seu exemplo inspire outros jovens a seguirem movendo peças e superando desafios, dentro e fora dos tabuleiros.

