4 de julho de 2025

São João de Macaíba

Público lota a Mônica Dantas na abertura do São João do Povo no polo Centro

Nesta quinta-feira (03/07), primeira noite dos grandes shows do São do Povo 2025 em Macaíba, o público lotou a Avenida Mônica Dantas, cenário do evento, confirmando mais uma vez a tradição da via como um dos principais pontos de comemoração de festas na região da Grande Natal. A abertura foi realizada pelo quarteto de Macaíba, Kabas da Peste, que subiram ao palco principal pela primeira vez, trazendo grandes clássicos do forró pé de serra.

A segunda atração, a mais esperada da noite, foi a Banda Grafith, com mais de 35 anos de estrada e considerada reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte. A multidão que lotou a avenida balançou e agitou com os sucessos da baladas internacionais interpretados pela banda, assim como as swingueiras e as tendências musicais do momento que impulsionam trends nas redes sociais.

Um dos destaques foi o cantor Júnior Grafith, aniversariante do dia, que recebeu das mãos do prefeito Emídio Júnior e da dançarina Sabrina uma tela pintada pelo artista macaibense Wellington Potiguar.

Para fechar a noite, a terceira apresentação no palco foi protagonizada pelo cantor Thales Play, que trouxe muitos hits do forró e do piseiro da atualidade, colocando muita gente para dançar.

O São João do Povo prossegue com sua programação na noite de hoje. Nesta sexta-feira (04/07), sobem ao palco Brasas do Forró, Cavaleiros do Forró e JP Forrozado. Por fim, no sábado (05/07), acontecem shows de Batista Lima, Cláudio Ney e Juliana, e Reinaldo Netto, fechando as festividades deste ano.

Foto: Edeilson Morais

Efemérides

Há 176 anos nascia Ruy Barbosa: O brilhante defensor da Liberdade

Nesta quinta-feira, 4 de julho, o Brasil relembra fatos marcantes que ajudaram a moldar sua identidade cultural, política e social. Uma das efemérides mais importantes é o nascimento de Ruy Barbosa, em 1849. Jurista, político e diplomata baiano, ele teve papel decisivo na consolidação da República e é lembrado por sua defesa incansável dos direitos civis e da liberdade de expressão. Seu legado é celebrado hoje em instituições de ensino, palestras e eventos que ressaltam a importância da ética na política e no direito.

Outro marco desta data é a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística, precursor do atual IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Fundado durante o governo de Getúlio Vargas, o órgão se tornou referência na produção de dados que embasam políticas públicas e estudos sociais. Em tempos de desinformação, a lembrança dessa instituição reforça a relevância da estatística oficial como ferramenta para a construção de um país mais justo e eficiente.

Além disso, 4 de julho marca o Dia do Operador de Telemarketing, uma profissão muitas vezes invisibilizada, mas essencial na engrenagem do mercado de consumo brasileiro. Diversas campanhas de valorização da categoria são realizadas nesta data, buscando conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por esses profissionais. Em tempos de automação, a valorização do trabalho humano ganha ainda mais urgência.

Rolar para cima