16 de janeiro de 2025

Saúde

DF usa até cerveja na guerra contra a dengue

A Secretaria de Saúde planeja espalhar 4 mil novas armadilhas, feitas com água e levedo de cerveja, para capturar ovos do mosquito da dengue pelo Distrito Federal. Atualmente, 2 mil arapucas, conhecidas como ovitrampas, estão montadas no DF.

As ovitrampas precisam ser colocadas nos domicílios, pois precisam estar em um local atrativo para o mosquito os seus ovos. E o ambiente preferencial Aedes aegypti é dentro das residências e nos arredores.

A tecnologia já está presente em 18 regiões administrativas e ajuda no direcionamento das ações de saúde. Pois locais com o maior número de ovos recolhidos indicam o risco de infestação e a necessidade de ações de controle.

Segundo a Secretaria de Saúde, as ovitrampas são compostas por um pote preto com água e levedo de cerveja. Também contam com um pequeno pedaço de placa de fibra de madeira, conhecida como paleta.

No DF, as armadilhas podem ser instaladas a cada 100, 200 ou 300 metros, dependendo do tamanho da população. Além das casas, podem ser colocadas em estabelecimentos comerciais.

O DF também conta atualmente com 4.000 estações disseminadoras de larvicida (EDLs). Este tipo de armadilha também precisa ser instalado dentro dos domicílios.

O método consiste em um pote com água contendo um pano interior impregnado com partículas do inseticida piriproxifeno (PPF). O larvicida não representa riscos a humanos ou animais de estimação.

Ao pousarem no recipiente para colocar seus ovos, os mosquitos acabam contaminados pela substância. Quando buscam outros locais para continuar a desova, disseminam as partículas do PPF na água dos criadouros, impedindo que as larvas se desenvolvam.

Além das armadilhas, a pasta investiu em outras estratégias para conter a dengue. Como o emprego de mosquitos wolbitos, os insetos infectados com uma bactéria capaz de parar a reprodução de vírus causadores de dengue, zika, chikungunya e febre amarela dentro deles, impedindo a transmissão das doenças aos humanos.

Depois, esses mosquitos, são liberados na natureza para que se reproduzam com os insetos locais, estabelecendo, aos poucos, uma nova população totalmente infectada com a bactéria e incapaz de transmitir os vírus. Esse método de combate à dengue leva o nome da bactéria utilizada, a wolbachia.

No entanto, caso ações de prevenção não sejam adotadas, há risco de uma nova explosão de casos. Uma questão extremamente preocupante é o descarte irregular de lixo. O DF tem atualmente 200 pontos de grande despejo de entulho, com risco de reprodução do mosquito.

Carnaval de Macaíba

Rafa e Pipo, MC WS e Pagode do Coxa estão no Carnaval de Macaíba 2025

Mais uma vez, o Carnaval de Macaíba promete ser um dos maiores da região metropolitana de Natal, trazendo atrações locais, regionais e nacionais, como Rafa e Pipo, Pagode do Coxa, MC WS e Lucas Boquinha. O ano de 2025 é o terceiro seguido em que a Prefeitura promove a festa, que passou mais de duas décadas sem ter as comemorações apoiadas pelo Poder Público Municipal. A programação oficial foi anunciada na noite desta quinta-feira (16/01) durante uma live nas redes sociais do prefeito Emídio Jr. e as presenças de algumas das atrações confirmadas.

Tudo começa no domingo (23/02), com o “Carnaval das Crianças” no Museu Solar Ferreiro Torto, a partir das 15h30, onde haverá a apresentação da Orquestra Frevo Coité e distribuição de pipoca, algodão-doce e picolé. Na quinta (27/02), começará a festa do Polo Centro, celebrando os antigos carnavais. Haverá cortejo, a partir das 19h, saindo da Rua da Cruz até a Rua Dona Emília. A atração da noite será Priscila Braw.

Na sexta (28/02), a concentração será na quadra de esportes da Lagoa das Pedras, a partir das 18h, com descida da Olímpio Maciel da Carreta Viúva Negra com MC WS até a Avenida Mônica Dantas. Na chegada, os foliões vão curtir Banda Pretta e os baianos Rafa e Pipo.

No sábado (01/03), última noite do Polo Centro, a concentração será também às 18h na Igrejinha São José (Barro Vermelho), com descida da Carreta Viúva Negra com Lucas Boquinha até a Avenida Mônica Dantas. Lá, as atrações para agitar a multidão serão: Jeff Costa, Pagode do Coxa e Gabriel de Pádua.

No domingo (02/03), será a vez do Polo Traíras. A concentração acontecerá em frente ao ginásio, a partir das 16h, com percurso da Carreta Viúva Negra até a praça central, animada por JS e o Piseiro. Na praça, acontecem os shows de Igor Karuso e Priscila Freire.

O encerramento do Carnaval de Macaíba se dará na segunda (03/03) no Polo Capoeiras, com concentração dos blocos ao meio-dia no Bar do Gilson, partindo para o Clube Espaço do Forró, onde sobem ao palco Swing dos Plays e Riquinho Fera.

Além de todas essas atrações, nos dias 14 e 21 de fevereiro (duas sextas-feiras), teremos as prévias carnavalescas no Marco Zero da cidade – Praça Augusto Severo, com atrações locais a partir das 18h.

Rolar para cima