22 de março de 2024

Macaíba

O cavalo da oposição passou!

Depois das duas bordoadas projetadas pelas primeiras pesquisas eleitorais anunciadas, a oposição macaibense perdeu o chão, parece natimorta, desapareceu antes de aparecer.

Emídio saiu na frente em várias frentes, não só nas sondagens. Está apresentando uma base política presente nas redes sociais, principalmente.

Se não cair na soberba do “já ganhou”, já ganhou!

Macaíba

Governo do Estado e Prefeitura de Macaíba se unem para concretizar o sonho da ZPE

Na manhã desta sexta-feira (22) aconteceu no auditório da Governadoria uma audiência que discutiu a recriação da ZPE de Macaíba. Idealizada há 34 anos, a Zona de Processamento de Exportação do município foi oficializada há 14 anos, mas como nunca saiu do papel, a Lei de sua criação perdeu seu efeito. Agora, vários entes se unem para reativá-la, com as garantias dos órgãos públicos à implantação de toda infraestrutura necessária para sua instalação.

A Governadora Fátima Bezerra garantiu aos presentes que dará prioridade à pauta no Consórcio Nordeste, que reúne todos os governadores da região. A Prefeitura de Macaíba foi representada pelo secretário municipal Edivaldo Emídio, que ressaltou a necessidade fundamental da união de esforços para a concretização da ZPE.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaíba, Presidente da ZPE, Auri Simplício, explicou que será necessário um investimento de até R$ 70 milhões para a nova ZPE. Segundo Simplício, a prefeitura busca parcerias público-privadas e emendas parlamentares para a infraestrutura necessária – drenagem, pavimentação, iluminação e energia para a área.

Também participaram da reunião, o deputado federal do Piauí, Florentino Neto, Presidente da Frente Parlamentar das ZPEs; Fernando Mineiro, deputado que também compõe a Frente; Roberto Serquiz, Presidente da FIERN; Aldemir Freire, diretor de Planejamento do Banco do Nordeste; Luis Antônio Lacerda, vice-presidente da Fecomercio e presidente do SindComércio; Isaias Revoredo, Presidente da CDL-Macaíba; empresário Venício Gama; Mário Viveiros, Presidente da Associação Brasileira de ZPEs; representantes de vários estados do norte-nordeste e secretários de Estado. O mandato do deputado estadual Kléber Rodrigues também esteve representado.

A ZPE de Macaíba tem 162 hectares e capacidade para cerca de 40 indústrias, é a primeira ZPE privada do país. O local fica situado nas proximidades da BR-304, também conhecida como Reta Tabajara.

As Zonas de Processamento de Exportação são o instrumento global pelas quais países garantem que seus impostos não serão “exportados”. O sucesso industrial da China nas últimas décadas, por exemplo, se deve a centenas de ZPEs.

Rolar para cima